Atuamos no município do RJ

Golpes Imobiliários: dicas de como identificar e evitar fraudes em uma transação imobiliária

25/11/2024min de leitura

Atualmente, os golpes virtuais estão cada vez mais comuns, especialmente quando o assunto é investimentos de alto valor. Com isso, os golpes imobiliários se tornam cada vez mais frequentes. Para evitar essas tentativas de golpe, é possível conferir alguns documentos em canais oficiais e realizar uma pesquisa sobre a outra parte da negociação.

Por ser um campo vital da economia e um dos principais investimentos que as pessoas fazem ao longo da vida, infelizmente o mercado imobiliário também é um campo fértil para fraudes e golpes. “Golpe imobiliário” é uma expressão que costuma assustar muitos compradores, mas estar bem informado é a melhor defesa para evitar um transtorno como esse.

Quem está no processo de compra ou pensa em comprar um imóvel precisa estar sempre atento a vários pontos, como, por exemplo, a documentação, o endereço do imóvel, quem está vendendo, entre outros. Com a posse do maior número de informações possível, a chance de cair em um golpe reduz drasticamente.

Pensando nisso, a Nova Época Imóveis preparou este conteúdo para explicar o que são golpes imobiliários, quais os mais comuns, como reconhecê-los e, acima de tudo, como se proteger durante a compra de imóveis. Assim, você terá a certeza de fazer o melhor e mais seguro negócio. Não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais conteúdos importantes sobre o mercado de imóveis e suas transações!

Quais os golpes imobiliários mais comuns?

O tipo de golpe imobiliário que acontece com maior frequência vai variar de acordo com a região e o estado em que o imóvel em questão se localiza. Porém, levando em consideração todo o Brasil, podemos destacar que os mais comuns incluem:

  • Vendas de propriedades não autorizadas

Como o próprio nome sugere, o golpe da venda de propriedades não autorizadas acontece quando uma pessoa se passa por proprietário legítimo para vender imóveis que não estão sob sua posse legal ou controle. Essas pessoas costumam visar imóveis desocupados, em leilão ou à venda, com o objetivo de lucrar de forma enganosa com a transação.

Os golpistas falsificam documentos, como a escritura e contratos de venda, para passar legitimidade durante a transação. Costumam, ainda, anunciar propriedades em plataformas online ou até mesmo em anúncios físicos, atraindo potenciais compradores. Os preços muitas vezes são atrativos, o que pode gerar uma reação impulsiva de pressa na compra por parte do interessado.

Ao receber o pagamento do comprador, o golpista desaparece e deixa a vítima sem o dinheiro nem a propriedade. Infelizmente, muitas vezes, as vítimas só descobrem a fraude quando tentam registrar a propriedade em seus nomes.

  • Esquema de financiamento fraudulento

Já no esquema de financiamento fraudulento, uma pessoa oferece, muitas vezes de maneira que aparenta ser legítima, serviços de financiamento imobiliário com o objetivo de enganar outras pessoas. Nesse tipo de golpe, os indivíduos costumam usar táticas mais sofisticadas, oferecendo condições mais vantajosas, taxas baixas de juros e aprovação fácil para atrair pessoas em busca de financiamento.

Nesse caso, eles podem criar sites falsos, forjar documentos ou até mesmo usar identidades falsas para criar legitimidade. Ao entrarem em contato com os supostos prestadores de serviços financeiros, as vítimas são solicitadas a fornecer algumas informações pessoais, como números de documentos, comprovantes de renda e dados bancários. Em certos casos, as vítimas são até mesmo levadas a realizar pagamentos adiantados supostamente relacionados a garantias, taxas de juros ou processamento do financiamento.

Ao fornecerem as informações pessoais e realizarem os pagamentos, os golpistas desaparecem, deixando suas vítimas desamparadas, sem o financiamento prometido e muitas vezes sujeitas até mesmo a roubos de identidade e outros prejuízos financeiros.

Quais os sinais de alerta de um golpe imobiliário?

  1. Preços muito baixos

Caso um imóvel esteja sendo oferecido a um preço muito abaixo do mercado, esse pode ser um forte indício de um golpe imobiliário. Nesses momentos, é importante se lembrar de que, se é bom demais para ser verdade, talvez de fato seja.

  1. Falta de documentação

Outro aspecto a ser verificado durante o processo de transação imobiliária é certificar-se de que todos os documentos necessários, como registros, contratos e escrituras, estejam disponíveis e fáceis de verificar.

  1. Pressão para uma tomada rápida de decisão

É muito comum que golpistas pressionem suas vítimas para tomar decisões mais rápidas, alegando que a oferta é apenas por tempo limitado, o que é outro sinal importante de alerta.

  1. Comunicação apenas por meios não convencionais

Outro sinal de alerta na hora de comprar um imóvel é quando o vendedor do imóvel evita comunicações por escrito ou insiste em lidar apenas com dinheiro.

Dicas para se proteger de fraudes imobiliárias

Agora que você está por dentro do que categorizam golpes imobiliários e seus sinais de alerta, trouxemos algumas dicas para garantir que se proteja:

  • Pesquise o vendedor do imóvel

É imprescindível que você verifique a reputação do vendedor do imóvel em questão, procurando algumas informações online, como comentários, avaliações e reclamações. Além disso, confirme também a existência do corretor imobiliário junto aos órgãos reguladores.

  • Verifique a documentação

Durante o processo de compra de um imóvel, não deixe de verificar com cuidado toda a documentação relevante em uma transação desse tipo e, caso algo pareça suspeito, consulte um advogado imobiliário. Por isso, você deverá verificar a escritura da propriedade, a matrícula do imóvel, certidão negativa de débitos, IPTU, contrato de compra e venda, documentos de identificação, registro no CRECI, certidão de ônus reais, além da planta baixa e do alvará de construção.

  • Pesquise os preços do mercado

É imprescindível que o primeiro passo no processo de compra de um imóvel seja a realização de uma pesquisa para conhecer os preços de mercado na área que interessa. Isso vai ajudar a identificar ofertas que podem ser boas demais para ser verdade.

  • Evite realizar pagamentos antecipados

Conforme dissemos mais acima, um dos maiores indicativos de golpes imobiliários é que o vendedor insista em um pagamento antecipado. Logo, evite pagar grandes quantias sem ter certeza de que a propriedade ou o negócio são legítimos.

Com este post, esperamos que você tenha compreendido do que se tratam os golpes imobiliários, como eles funcionam, além de perceber a importância de contar com uma plataforma confiável, de uma empresa imobiliária com credibilidade, para realizar a compra ou venda de uma propriedade. Lembre-se, com a Nova Época você pode realizar todas as etapas dessas transações imobiliárias com segurança e tranquilidade! Acesse o nosso site e fale com um de nossos especialistas em www.novaepoca.com.br!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":