Growth hacking em imobiliárias: entenda como aplicar essa técnica na prática

26/06/2023min de leitura

Você já ouviu falar do termo growth hacking, das ferramentas mais populares para crescer de forma rápida no mercado e das estratégias exclusivas para corretores? Para quem ainda não está familiarizado, este é um termo muito comum entre empreendedores, mas não tem nada a ver com o hacker tradicional que conhecemos. Essa se trata de uma estratégia que visa o crescimento (growth) encontrando passagens (hacking) novas no mercado.


Muito difundido no meio do marketing digital e exercendo um importante efeito sobre os negócios, o growth hacking se dá a partir de uma prática de marketing orientado para experimentos. Ou seja, representa um conjunto de técnicas e metodologias focadas no crescimento orgânico de uma empresa. Dentro desse contexto, essa técnica busca formas de conseguir mais visitantes, convertê-los em potenciais clientes e, em seguida, em clientes.


Ficou interessado para saber mais sobre esse assunto? Gostaria de aplicar essa técnica na sua imobiliária, mas ainda não sabe como? A Nova Época Imóveis preparou um post exclusivo com tudo o que você precisa saber sobre essa técnica, como ela funciona, como aplicá-la e quais os seus benefícios. Em caso de dúvidas ou para mais informações sobre esse e outros assuntos do mercado imobiliário não deixe de contatar um dos nossos profissionais e acompanhar nosso blog!


Afinal, o que é growth hacking?


De acordo com seu criador, o investidor e empreendedor estadunidense Sean Ellis, essa estratégia se trata de um marketing focado em testes e experimentos. Por exemplo, em um experimento científico, é necessário formular uma hipótese e testá-la em pequena escala para verificar se ela funciona. Nessa estratégia é a mesma coisa. E caso não funcione, você pode elaborar uma nova hipótese. 


No geral, uma estratégia de growth hacking é composta por 3 elementos:

 

  • Ter uma ideia de como conseguir mais visitantes em determinado grupo;
  • A criação de um serviço ou produto que combine com esse grupo;
  • Pensar em formas de atrair o maior número possível de pessoas e gastar o mínimo possível para tal.

 

Esse último ponto é o que diferencia o growth hacking de outras estratégias de crescimento, uma vez que foca mais na criação de um processo que funcione automaticamente, sempre trazendo novos clientes e de preferência custando pouco. Com as ferramentas tecnológicas do marketing digital de hoje, é possível realizar testes o tempo todo e conseguir resultados de forma mais rápida, reorientando as ações conforme a necessidade.


Como funciona o growth hacking?


A resposta para isso pode variar de acordo com o seu objetivo, pois, quanto mais claro e mensurável ele for, melhor. Por exemplo, sua meta principal pode ser desenvolver uma hipótese de como atrair mais clientes. Nesse cenário, ao destrinchar essa hipótese, criam-se experimentos para validá-la com ferramentas de automação, análise de dados e testagem.


Para isso, é imprescindível conhecer de maneira detalhada a jornada de compra do seu cliente e o funil de vendas do seu negócio, tendo ele quatro partes: visitante (topo do funil), lead (meio superior do funil), oportunidade (meio inferior do funil) e cliente (fundo do funil). Uma estratégia de growth hacking pode atuar em qualquer parte dessa jornada, mas costuma se concentrar no topo. Quanto mais gente no funil, mais gente proporcionalmente chegará no final.


Agora que falamos do funil de vendas, vamos conhecer a pirâmide do growth hacking ideal, que também é dividida em quatro partes:

 

  • Base – produto/mercado (oferecer algo que você sabe que seus clientes realmente queiram);
  • Meio inferior – growth hack (observar e testar as mudanças no que você pode atrair e reter mais pessoas);
  • Meio superior – fator viral (quando seus clientes compartilham seu conteúdo ou informações, aumentando sua base através de indicações pagas ou priorizações);
  • Topo – optimização e retenção (melhora constante do processo para melhorar também os resultados).

 

Como aplicar growth hacking no mercado imobiliário?


O primeiro passo aqui é conhecer a persona, ou seja, a figura do seu cliente ideal. É importante que ela seja bem completa, com nome, idade, profissão, cidade, gostos e desgostos, entre outras informações. Com ela já na sua cabeça, você pode pensar no problema que deseja resolver e, em seguida, fazer uma lista com várias soluções em potencial. Não esqueça de anotar tudo nesse momento.


Com isso feito, é hora de avaliar essas soluções e entender quais são as mais factíveis de se tornarem um experimento dentro do seu contexto. É importante lembrar, ainda, que para ser growth hacking, é importante que esse processo seja repetível e escalável. Isso porque não é para ser algo manual e ser feito aos poucos, essa é para ser uma solução sistêmica para crescimento em alguma área. 


Quais os benefícios do growth hacking?


Os benefícios do growth hacking são vários. Por exemplo, o aumento no número de visitantes, o crescimento mais ágil e constante, a captação de novos leads, a melhoria de branding, o menor custo de aquisição de cliente, a fidelização e mais negócios fechados são as principais vantagens de aplicar essa estratégia no mercado imobiliário. 


Por isso, vale à pena investir um tempo estudando, analisando e pensando em estratégias de growth hacking. Mas lembre-se que tempo e dinheiro são recursos limitados, por isso, procure implementar ideias que tenham melhor custo-benefício e simples para começar. Não se esqueça, ainda, de analisar os resultados com um olhar crítico. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha compreendido melhor o conceito de growth hacking e como usá-lo em benefício da sua imobiliária.
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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