Guia completo para morar no Centro do Rio de Janeiro

24/01/2022min de leitura

O Centro do Rio de Janeiro é um bairro localizado na Zona Central da cidade que, apesar de possuir muitos edifícios residenciais, tem o comércio e o turismo predominantes no seu entorno. É o bairro que abriga a maior concentração de edifícios financeiros e escritórios na cidade, possuindo desde prédios históricos até arranha-céus mais modernos. Nele você encontra a mistura perfeita de nostalgia e modernidade. 


Morar no Centro do Rio é sinônimo de estar no coração da Cidade Maravilhosa, afinal, foi nessa região que a cidade presenciou alguns dos seus principais momentos históricos. Além disso, é lá que se encontram as maiores referências arquitetônicas e culturais da capital carioca, como o Theatro Municipal do Rio, a Catedral Metropolitana, O Paço Imperial, entre outros. 


Ficou curioso para saber como é morar no Centro da cidade? Você sempre quis morar nesse bairro e só precisa de um empurrãozinho para tomar coragem? Então esse post é para você! A Nova Época Imóveis reuniu algumas informações e fez um guia completo de como é morar no Centro do Rio, além de apontar algumas vantagens de escolher essa região. Lembre-se: nossos profissionais estão à disposição para te ajudar durante todo o processo de compra do seu novo imóvel. Fale conosco!


Como é morar no Centro do Rio


Como dissemos acima, o Centro é um bairro que mistura história com modernidade e, mesmo conhecido por ser tradicional, o desenvolvimento dessa região foi fortemente impulsionado alguns anos antes dos Jogos Olímpicos sediados na cidade, em 2016. A estimativa de gasto com obras na revitalização dessa área é de R$5 bilhões, o que tornou o bairro mais seguro e mais moderno para se viver, com muitos apartamentos voltados para o público jovem. 


Sabemos que viver na região central das grandes cidades é sempre algo desejado, já que ela é, literalmente, o centro de tudo. Por isso, essas áreas costumam ser abastecidas de opções de transporte, de comércio e de serviços. Além disso, como complemento, é nessa área da cidade onde fica o Aeroporto Santos Dumont. A região do Centro foi muito importante na época em que a cidade era a antiga capital do Brasil, por isso está carregada de história e locais históricos, como o já mencionado Theatro Municipal. 


Para muitas pessoas, morar no Centro também significa morar mais perto do trabalho, o que diminui consideravelmente o tempo gasto nos deslocamentos do dia a dia. Já para os universitários, morar nessa região também pode ser uma mão na roda por ficar perto da faculdade, afinal, é nessa parte da cidade que ficam algumas instituições, como IBMEC, Mackenzie, UniverCidade, ESPM e vários institutos da UFRJ. 


Características mais marcantes do Centro carioca


Como dissemos acima, o Centro tem transporte público abundante e forte presença de empresas, por isso está sempre agitado. Porém, se você não é do tipo de pessoa que gosta muito de agito, basta uma caminhada para chegar no Aterro do Flamengo, o que é um ótimo exercício ao ar livre. É um bairro com uma localização privilegiada. Aqui vamos listar algumas das vantagens dessa região.


1. Fácil mobilidade


Uma das principais vantagens de morar no bairro do Centro é que para se locomover dessa região para o resto da cidade não faltam opções. Além dos 3 quilômetros de ciclofaixas, várias linhas de ônibus circulam por ali, 4 estações de metrô passam por essa região (Central, Cinelândia, Carioca e Uruguaiana), tem muitas paradas de VLT e um terminal de balsa. Você pode escolher como vai se locomover para o trabalho, o que ajuda a tornar a rotina mais dinâmica. 


2. Cultura, gastronomia e lazer ricos


Outra vantagem de morar no Centro do Rio é que não faltam coisas para fazer na região. Um passeio pelo Porto Maravilha te leva até o Cais do Valongo, um sítio arqueológico que possui o que resta de um dos principais portos da América Latina. Para quem curte museu, essa região também é ótima, pois é nela onde se localizam o MAR (Museu de Arte do Rio), o Museu do Amanhã e o Museu Nacional de Belas Artes. 


Além disso, o Centro Cultural Banco do Brasil, que recebe diversas exposições ao longo do ano e é deslumbrante, também se localiza nessa região. É nesse bairro que você também encontra o Cinema Odeon, o Sambódromo e a Cidade do Samba. O AquaRio, maior aquário da América do Sul, é outro lugar perfeito para um passeio em família que se encontra nessa região. A Escadaria Selarón, um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, também embeleza o Centro com seus degraus coloridos. 


A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro é outro ponto que vale a pena a visita. Construção arquitetônica bem moderna, em formato de metade de uma pirâmide, ela foi construída em 1979 e é a visita perfeita para quem gostaria de voltar ao passado. Para se deslumbrar com outro tipo de arquitetura histórica, o ponto perfeito para visitar é o Real Gabinete Português de Leitura. 


Já no quesito gastronomia, você encontra no Centro alguns clássicos da história carioca que estão de pé desde 1880, como o Amarelinho da Cinelândia, a Confeitaria Colombo, o Bar do Luiz, o Casa Paladino, o Restaurante do Rio Minho e o Bar das Quengas. Para conhecer a essência do Rio você precisa conhecer esses clássicos. O Rio Scenarium é outro restaurante que possui três andares com comida caprichada e rodas de samba.


E para esticar seu programa e ainda curtir a noite carioca, basta andar um pouco mais que você já está na Lapa, parte mais boêmia da cidade. É nela onde ficam os famosos Arcos da Lapa, outro ponto turístico mundialmente famoso. 


 3. Boa segurança


Como dissemos anteriormente, as obras de revitalização dessa região da cidade ajudaram não somente a trazer um pouco mais de modernidade ao bairro, mas garantiu uma melhor segurança para o local. Atualmente, o Centro também conta com várias bases da Operação Segurança Presente, que reforça o policiamento em vários locais do Rio. 


Gostou desse post? Se você está pensando em se mudar e quer conhecer mais sobre alguns bairros do Rio, visite nosso blog e veja nossas dicas e recomendações! Para tirar dúvidas e saber mais sobre nossos imóveis, entre em contato com um dos nossos profissionais. Estamos aqui para te ajudar durante todo o processo de compra e venda da sua casa! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":