Guia do Rio de Janeiro: saiba como é viver na Cidade Maravilhosa

31/05/2023min de leitura

A Cidade Maravilhosa é certa para quem deseja viver o imaginário cultural brasileiro no dia a dia. Você está procurando por um imóvel em um lugar com muita energia tropical e cheio de luz, cores vibrantes, praias e paisagens famosas nacional e internacionalmente? Então o Rio de Janeiro é o lugar certo para você! A cidade é vibrante e cheia de vida, com uma mistura única de história, cultura e paisagens naturais. 


Além de tudo isso, a Cidade Maravilhosa ainda conecta o mar e a montanha com 86 quilômetros de praias, além de lagoas, parques e muita vida ao ar livre para se aproveitar. E você sabia que tudo isso vai fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida? O estilo de vida dos cariocas é único, aproveitando muito a vida na rua, curtindo as atrações culturais disponíveis assim como todo o verde encontrado na cidade. 


Com seus 458 anos de pura beleza, uma população de mais de 6 milhões de habitantes e oferecendo as mais variadas possibilidades para quem quer viver suas belezas naturais, é no Rio de Janeiro que encontramos a famosa Praia de Ipanema, que se localiza entre o Leme e o Pontal, de Tim Maia, eternizada por Tom Jobim e Vinícius de Moraes. A Cidade Maravilhosa ainda recebeu o certificado de Patrimônio Mundial da Unesco pela sua Paisagem Cultural. 


Quer saber mais sobre como é viver em uma cidade tão encantadora e cercada de belezas como o Rio? Então vem com a gente que a Nova Época Imóveis preparou esse guia com tudo o que você precisa saber para morar tão próximo a espetáculos naturais brasileiros em um dos destinos turísticos mais procurados do país! E se você está pensando em se mudar para cá ou já mora aqui e está procurando por um imóvel não deixe de entrar com contato com um dos nossos profissionais, temos mais de 17 mil imóveis disponíveis em todas as zonas do Rio!


Como é morar no Rio de Janeiro?


A cidade do Rio é muito conhecida por sua vibe cosmopolita, com uma gama bem diversa de programações culturais, naturais e gastronômicas para todos os estilos de vida. Além disso, sua badalada vida noturna oferece uma pluralidade de bares e restaurantes que te levam a uma experiência gastronômica desde os lugares com estrela Michelin até aqueles com o famoso combo de caldinho de feijão e cervejinha. Como dissemos, tem para todos os gostos!


Não só isso, mas morar no Rio ainda te dá acesso a muitas infraestruturas de lazer, como shows internacionais e grandes partidas de futebol no famoso Estádio do Maracanã. A educação é outro destaque importante na cidade, contando com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, mais conhecida como UFRJ, uma das melhores universidades da América Latina. 


Para quem procura estar em contato com a natureza no dia a dia, comprar um apartamento ou uma casa no Rio de Janeiro também é um ótimo investimento. Você pode tanto comprar um apartamento com varanda e vista para os espetáculos naturais que a cidade oferece para seus moradores ou preferir uma casa com um quintal de amplo espaço para lazer, além de ser um ambiente muito confortável para a diversão dos pets. 


Esses são apenas alguns dos muitos motivos que tornam a cidade do Rio de Janeiro a escolha perfeita para quem está à procura de um lugar cercado de belezas naturais e com diversas opções de programas. 


Onde morar no Rio de Janeiro?


As opções de casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro são muitas, por isso, é fundamental considerar alguns fatores, como o nível de segurança ou a tranquilidade do bairro, por exemplo. Outros bons motivos que precisam ser considerados são o estilo de vida, o custo da região, o tempo de locomoção para outros pontos da cidade, seja para trabalho ou lazer, e a acessibilidade aos meios de transporte públicos na região. 


Aqui nós vamos falar da dinâmica de cada região da cidade, assim, você pode avaliar e escolher a que melhor se encaixa no seu estilo de vida e nas suas peculiaridades. 


Quais as diferentes zonas do Rio?


Conhecida como a segunda cidade do Brasil com o maior número de habitantes, o município do Rio de Janeiro se distribui em mais de 160 bairros divididos em quatro zonas: zona sul, zona norte, centro do Rio e zona oeste. Cada zona é dividida de acordo com seus movimentos culturais e sua própria história. Por conta do seu extenso tamanho, é importante considerar o tempo de deslocamento entre os destinos na hora de escolher em qual zona morar.


Por exemplo, quem frequenta a Zona Sul do Rio, seja para lazer ou trabalho, pode fazer parte das atividades a pé e se deslocar de metrô, que faz parte da ótima mobilidade que a região oferece, afinal, você encontra muitas saídas em diferentes ruas. Além disso, a área também possui hospitais, academias, bares, supermercados, restaurantes e shoppings à disposição. 


Para te ajudar a conhecer um pouco mais essas zonas e decidir qual a melhor escolha de bairro para você, vamos falar sobre as principais características dessas regiões e seus principais bairros. 


Zona Sul do Rio


Considerada a mais nobre região do Rio, a Zona Sul inclui os bairros de Copacabana, Leblon, Ipanema, Flamengo, Botafogo, entre outros. É nela também que podemos encontrar algumas das praias mais conhecidas da cidade. Contando com uma ótima mobilidade que permite acesso a outras regiões, o bairro de Copacabana tem o histórico calçadão muito visitado pelos turistas.


Além disso, é na Zona Sul que você encontra o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Lagoa Rodrigo de Freitas, alguns dos maiores cartões postais da cidade.


Zona Norte do Rio


Conhecida como a mais populosa da cidade, é na Zona Norte do Rio que fica localizado o famoso sambódromo, palco de um dos maiores e mais famosos carnavais do mundo. Alguns bairros dessa região, como a Tijuca, por exemplo, são os mais tradicionais e conhecidos pela ótima infraestrutura oferecida na cidade.


Já a região de Jacarepaguá conta com uma localização privilegiada, além de ser bastante arborizado e ter uma vida noturna agitada. Outro bairro muito conhecido dessa região é o Méier, considerado um lugar com bom custo-benefício e essencialmente residencial.


Zona Oeste do Rio


Conhecida por ter o maior número de bairros da cidade do Rio, a Zona Oeste é, ainda, a segunda mais populosa. Seu principal bairro é a famosa Barra da Tijuca, uma região planejada e próxima ao mar. Além disso, quem mora no bairro tem fácil acesso à Zona Sul e ao Centro da cidade através da via expressa. O bairro também conta com BRT e metrô.


Centro do Rio


Berço do samba raiz, a Zona Central da cidade é muito atrativa por seus famosos pontos turísticos, como os Arcos da Lapa que sempre aparecem em fotos de quem visita a cidade. Além deles, o centro do Rio também conta com museus importantes que contam a história da cidade e até mesmo museus mais modernos, como o Museu do Amanhã. 


Como é o transporte no Rio?


A mobilidade na Cidade Maravilhosa, como em toda grande metrópole, é feita para abranger as quatro regiões da cidade. As opções de transporte oferecidas incluem metrô, ônibus, BRT, táxis, barcas, carros de aplicativo, VLT, rodoviária e bikes espalhadas pela cidade. O VLT é inspirado nos antigos bondes da cidade e chama atenção pela sua modernidade. Já o metrô, transporte mais usado na cidade, tem três linhas e desloca a população pelas quatro zonas, chegando até a Barra.


O táxi Rio, criado pela prefeitura da cidade, oferece um aplicativo com serviço mais em conta, sendo possível ainda fazer uma simulação de preço antes de começar a corrida. Além disso, a cidade conta com dois aeroportos: o Santos Dumont, mais próximo da Zona Sul, com uma linda vista panorâmica do Pão de Açúcar, e de fácil acesso para quem faz voos nacionais. O Galeão é mais destinado a voos internacionais, além de mais econômico por ser mais longe das áreas centrais.


Por último, mas não menos importante, a cidade do Rio de Janeiro conta também com uma rodoviária que possibilita viagens com menor custo, se comparada às viagens aéreas.


Gostou do nosso guia? A Nova Época Imóveis espera que ele tenha ajudado a decidir qual o melhor bairro para você morar, de acordo com suas necessidades e estilo de vida. Se você quer saber mais sobre cada região e conhecer imóveis, fale com nossos corretores para tornarmos sua experiência mais tranquila e segura! 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":