Atuamos no município do RJ

Guia prático de como limpar móveis de madeira: dicas fáceis de como tirar manchas e arranhões

09/09/2024min de leitura

Possuir móveis de madeira é sinônimo de constante administração de pequenos acidentes, por isso, é fundamental saber lidar com possíveis riscos e manchas. Afinal, imagine que você se descuidou e, sem querer, aquele seu móvel de madeira preferido acabou riscado? Caso isso aconteça, não precisa se desesperar! Sempre existe um jeitinho de deixar o móvel com aparência de novo.

Quem possui móveis de madeira deve tomar alguns cuidados para evitar manchas e arranhões, mas, caso eles apareçam, existem algumas dicas de como remover arranhões desses tipos de móveis usando diferentes técnicas para preservá-los o máximo possível. Pensando nisso, a Nova Época Imóveis preparou este conteúdo com dicas simples e preciosas que vão te ajudar caso você precise lidar com manchas ou riscos em móveis de madeira.

Quer conhecer mais dicas de decoração, limpeza, organização e sobre o mercado de imóveis? Então não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais conteúdos interessantes! No caso de dúvidas, fale com um dos nossos corretores e conheça os imóveis que temos disponíveis em www.novaepoca.com.br!

Como lidar com arranhões em móveis de madeira?

Você sabia que um móvel de madeira pode ser restaurado de diversas maneiras? Tudo vai depender do tipo de dano causado. Isso porque marcas do tempo podem ser corrigidas com certa frequência, enquanto arranhões mais graves podem exigir a aplicação de produtos específicos e o uso de técnicas mais avançadas. Aqui vamos falar sobre como lidar com diferentes tipos de arranhões:

Arranhões superficiais

Arranhões superficiais são bem comuns em móveis de madeira, causados pelo contato com outros objetos e até mesmo pela influência do ambiente. Nessas situações, o uso de produtos como lustra-móveis, vernizes e panos macios pode reduzir a visibilidade desse tipo de marca. No entanto, essas são técnicas caseiras que nem sempre resolvem o problema completamente.

Na prática, a melhor dica para remover arranhões de móveis de madeira é compreender sua origem e gravidade. Móveis de MDF são mais frágeis que os de madeira maciça, por exemplo, o que pode exigir o uso de produtos específicos e até mesmo a substituição da peça, dependendo do dano.

Arranhões profundos

Móveis de madeira são conhecidos por sua fragilidade, por isso, podem ficar marcados por um golpe de uma cadeira ou pela simples queda de um objeto duro. Para remover a marca, é importante agir rapidamente. Quanto mais rápida a ação, maiores são as chances de sucesso.

Comece retirando o polimento ou o verniz da área onde está a marca. Em seguida, utilize uma boneca, que nada mais é do que uma pequena bola de algodão ou pano dentro de outro pano macio. Amarre um nó para que fique firme e fácil de manipular.

Passo a passo para remover arranhões de móveis de madeira

Móveis planejados podem exigir cuidados extras, já que são fixos. Em muitos casos, optar por um serviço especializado pode evitar que o estrago aumente, garantindo a preservação do móvel, especialmente em relação ao contato com produtos químicos. Agora, vamos dar algumas dicas de como remover manchas ou arranhões de móveis de madeira sem prejudicá-los.

Remova arranhões de móveis de madeira aplicando água quente

Para isso, prepare um recipiente com água fervente. Molhe a boneca na água e aplique-a sobre a área riscada. Tenha cuidado para que o líquido não escorra para outras partes do móvel, pois isso pode acabar manchando áreas que estão perfeitas. Após o processo, será necessária a aplicação de uma camada extra de verniz.

É importante não deixar a água esfriar durante o procedimento e aplicá-la até que a marca desapareça. O calor da água tende a amolecer o verniz, o que ajuda a suavizar o riscado. Essa é uma das técnicas mais seguras para remover arranhões de móveis de madeira. Em seguida, deixe secar por pelo menos 12 horas e lixe com uma lixa fina para nivelar a região afetada com o restante da madeira.

Finalize o processo aplicando o acabamento adequado, respeitando a cor do verniz ou aproveitando para repintar a área com uma camada fina de tinta, se necessário.

Remova arranhões de móveis de madeira com cera

Outra maneira de remover arranhões superficiais de móveis de madeira é usar cera. Esfregue o local com alguns dentes de alho até preencher a marca. Depois, deixe secar, retire o excesso com um pano e aplique a cera. Uma boa alternativa para disfarçar esses arranhões ou pequenos defeitos na superfície dos móveis é preencher as fendas com cera de abelha.

Posteriormente, passe um pano para dar o lustro necessário. Em móveis de nogueira, uma dica é esfregar um pedaço de noz-moscada no arranhão.

Remova arranhões de móveis de madeira usando um kit restaurador

Para quem prefere uma solução mais prática, existem kits reparadores no mercado, como o Sayerlack. Eles incluem uma caneta que corrige fissuras e pequenos riscos, com opções de cores para combinar com o seu móvel e garantir um acabamento perfeito. Usar esse tipo de kit é uma das melhores formas de remover arranhões de madeira envernizada.

Esses kits oferecem um reparo pontual, com menos risco de causar danos adicionais ao móvel. No caso de buracos mais profundos, a cera pode ser derretida e aplicada sobre eles.

Como restaurar móveis de madeira com outros materiais?

A técnica usada para remover riscos de móveis de madeira deve ser específica para esse tipo de material, já que a madeira é naturalmente porosa e pode absorver óleos, água e outros líquidos. Por isso, saber como remover essas marcas de móveis de madeira compostos por outros materiais é fundamental para garantir uma restauração segura e eficiente.

Por exemplo, no caso de uma bancada de mármore e madeira, uma dica importante é proteger o mármore durante o processo de restauração da madeira. Use materiais impermeáveis ou plásticos para evitar o contato de ceras, produtos de restauração e água quente com o mármore.

Após a restauração da madeira, limpe as áreas ao redor com um pano levemente úmido e uma gota de detergente neutro.

A Nova Época espera que você tenha gostado das nossas dicas e que elas ajudem caso você precise lidar com arranhões ou manchas em móveis de madeira. Não deixe de nos acompanhar para mais dicas!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":