Higienização de tapetes: dicas práticas para você limpar seus tapetes

05/01/2023min de leitura

Aprender como higienizar e lavar tapetes é muito importante para evitar possíveis problemas respiratórios que podem ser causados pelo excesso de poeira, além de eliminar manchas e cheiro forte quando necessário. Mas afinal, como limpar tapetes? Essa é, provavelmente, uma das perguntas mais frequentes para quem limpa a casa, ou pelo menos tem uma. Isso porque o tapete é um dos elementos mais importantes em uma residência.


O tapete torna o andar pela casa muito mais agradável e gostoso, além de deixar o ambiente mais aconchegante e confortável. Apesar de todo conforto e beleza que tapetes e carpetes trazem para o ambiente, eles também reúnem uma grande quantidade de poeira. Para quem tem alergia respiratória, por exemplo, isso pode se tornar um verdadeiro pesadelo. Por isso, manter essa peça decorativa sempre limpa é importante.


A limpeza de tapetes pode ser feita de várias maneiras diferentes, no fim das contas é você quem vai decidir qual a melhor forma de fazer a higienização dessa peça com produtos de limpeza especializados ou receitas caseiras. Para te ajudar a tornar essa tarefa mais fácil e prática, a Nova Época Imóveis preparou esse conteúdo com dicas de como limpar os tapetes da sua casa. Para mais dicas de limpeza, decoração e mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog! Estamos cheios dos mais diversos conteúdos.


Tire o pó do tapete constantemente


Nossa primeira dica e, também, o primeiro passo para começar a limpeza do tapete: remova o pó acumulado. Para isso, existem duas possibilidades, vai depender do tapete que você tiver em casa. Para tapetes de pelo alto, por exemplo, o mais ideal é usar um aspirador de pó para sugar toda sujeira e os acúmulos que estão na peça, o mesmo funciona, ainda, para tapetes mais baixos. 


Você também pode remover as peças de dentro da casa e colocá-las para pegar sol em uma superfície que esteja limpa. Aproveite para dar umas batidinhas para liberar a sujeira impregnada neles. Os tapetes de sala podem ser levados para fora a cada dois ou três meses, dependendo da possibilidade de sol. Já aqueles de quarto podem ser colocados na janela toda vez que você for fazer uma limpeza geral na semana, assim, você elimina o cheiro e evita que fungos e ácaros se criem na superfície.


Se você também possui tapetes na sala de jantar, neste caso, a atenção deve ser redobrada. Cuidado com alimentos que possam cair e se acumular no tapete, especialmente naqueles de pelo alto. Procure fazer sempre uma ótima e minuciosa limpeza após receber convidados, isso vai evitar a proliferação de bichos indesejados. 


Remova as manchas com misturas caseiras


Antes de mais nada, é importante termos em mente que nem todas as manchas poderão ser removidas dos tapetes, da mesma forma como acontece com roupas e outros objetos que temos na casa. Mas falando daquelas que podem ser removidas, algumas misturas caseiras muito simples e eficazes podem ajudar com aquelas pequenas marquinhas que tanto incomodam. A primeira delas é a mistura de água + detergente neutro. Esta receita pode ser usada em todo tipo de tapetes.


Procure fazer essa e outras misturas em um recipiente para depois umedecer a área manchada que você deseja eliminar. Com uma escova macia, vá esfregando bem devagar e com movimentos leves, para evitar prejudicar a peça. Deixe agir alguns minutos e depois limpe com um pano úmido. Neste caso, não esqueça de colocar o tapete no sol para que a área molhada fique completamente seca, evitando mau cheiro e o acúmulo de ácaros!


Outra mistura muito eficiente é a de água-oxigenada + bicarbonato de sódio. Misture um pouco dos dois em um recipiente e deposite sobre a mancha, sem espalhar! Em seguida, usando um papel branco, como papel toalha, remova a mistura bem devagar. Nesse caso, o tapete também vai precisar secar bem, mas não necessariamente no sol. No caso de tapetes escuros, cuidado com a água-oxigenada, pois ela pode acabar modificando sua cor. 


Faça limpeza a seco


Você sabia que também é possível fazer limpeza a seco do tapete em casa? Muitas pessoas têm medo de usar água para limpar o tapete e com razão. Isso porque se ele não for adequadamente seco, pode acabar se tornando um local propício para proliferação de ácaros e fungos. Por isso, uma boa solução na hora da higienização é fazer a limpeza a seco. Para isso, basta misturar amido de milho + bicarbonato de sódio, sem necessidade de água.


Após misturar esses dois ingredientes na mesma proporção, aplique sobre toda a extensão do tapete. Depois é só usar o aspirador de pó para remover a mistura aplicada, que vai puxar a sujeira junto. Essa mistura pode ser usada tanto em tapetes de pelo alto quanto de pelo baixo, só não se esqueça de sugar bem depois para nada ficar acumulado. Procure também remover o tapete de dentro de casa e batê-lo do lado de fora para ter certeza de que tudo saiu.


Neutralize o mau cheiro com misturas caseiras


Infelizmente, mesmo após lavar a seco e usar as misturinhas para higienizar o tapete, o tapete ainda pode ficar com mau cheiro, especialmente se você tem animais de estimação em casa ou mora em um local úmido e a casa fica fechada por muito tempo. Para eliminar o cheiro indesejado, uma boa dica é usar uma mistura de bicarbonato de sódio + um ingrediente cheiro que você goste, como lavanda, cravo da índia, folhas secas de canela, entre outros. Só lembre que este ingrediente deve ser seco!


Com a mistura em mãos, espalhe o líquido no tapete e deixe agir por alguns minutos. Depois, usando a ajuda de um aspirador de pó, remova tudo. O tapete vai ficar cheiroso e, consequentemente, sua casa também. Nesse caso, não esqueça também de levar o tapete ao sol, principalmente os dos quartos e da sala de jantar. 


É importante destacarmos, ainda, que apesar das dicas acima serem muito úteis para a limpeza diária das peças, é essencial que todo ano você mande seus tapetes para a lavanderia ou para um serviço especializado, assim, ele pode ser devidamente limpo e oferecer uma boa segurança para todos os moradores da casa e as visitas.


A Nova Época Imóveis espera ter ajudado com essas dicas a entender quais as melhores maneiras de limpar os tapetes da sua casa. Você pode usar essas dicas para fazer a limpeza dos tapetes a cada 15 dias ou quando achar melhor.
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":