Holding imobiliária: entenda o que é, como funciona e suas vantagens

06/11/2023min de leitura

Você já ouviu falar no termo holding imobiliária? Para quem ainda não está familiarizado com o assunto ou quer conhecer mais sobre, chegou ao lugar certo! Nos últimos anos, holding imobiliária tem se destacado como uma estratégia inteligente e muito eficaz para investidores que desejam ingressar no mercado imobiliário de maneira eficiente e diversificada. Se trata de uma empresa que tem participação em outras empresas desse mercado, como construtoras, imobiliárias, incorporadoras, entre outras.


Essas empresas especializadas, que muitas vezes são desconhecidas do público, costumam desempenhar um papel crucial na gestão de ativos imobiliários, proporcionando várias vantagens fiscais, flexibilidade de investimento e proteção patrimonial. São responsáveis, ainda, por gerenciar as empresas citadas acima e obter lucros através dos seus investimentos. Quer entender melhor do assunto? Então fica por aqui que vamos explicar tudo!


A Nova Época Imóveis preparou esse post para explorar em detalhes o que de fato é uma holding imobiliária, como funciona sua estrutura, quais as vantagens que oferece e como os investidores podem aproveitar essa estratégia para construir e proteger seu patrimônio no setor imobiliário que está sempre em constante mudança. Para mais informações e dicas sobre o mercado de imóveis, decoração e muito mais, não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais!


O que de fato é uma holding imobiliária?


Conforme comentamos mais acima, uma holding imobiliária é como uma empresa que possui outras empresas sou propriedades, ao invés de fazer negócios diretamente. Ela é como um guardião de imóveis, pois detém sua propriedade e o controle sobre eles. Seu objetivo principal é gerar renda e valor com esses ativos, geralmente através da venda ou de aluguel, e pode trazer benefícios fiscais.


É uma forma de investir no mercado imobiliário sem precisar gerenciar individualmente cada propriedade, permitindo diversificação e eficiência na gestão de ativos imobiliários. A holding imobiliária é uma empresa que possui e, consequentemente, controla ativos imobiliários, como propriedades, terrenos, edifícios e investimentos relacionados com o mercado imobiliário. 


Ao invés de se envolver diretamente na operação de propriedades ou de desenvolvimento imobiliário, uma holding imobiliária detém participações em outras empresas ou propriedades, muitas vezes na forma de ações, títulos ou quotas, com o objetivo de gerar renda, benefícios fiscais e valorização de ativos a partir delas. Agora vamos apontar alguns pontos-chave que podem ajudar a entender como uma holding imobiliária funciona:

 

 

  • Controle e propriedade – a holding imobiliária tem propriedade e, como consequência, o controle sobre uma ou mais empresas, ou ativos desse setor, podendo incluir residenciais, comerciais, industriais ou outros;
  • Benefícios fiscais – em muitas jurisdições, as holdings imobiliárias podem se beneficiar de um tratamento fiscal mais favorável, como isenções de impostos sobre ganhos de capital ou vantagens na tributação de renda;
  • Gestão passiva – as holdings imobiliárias costumam adotar uma abordagem de gestão mais passiva, ou seja, não se envolve diretamente na operação ou na gestão cotidiana das propriedades que possuem, mas sim contratam profissionais para cuidar disso;
  • Acesso a capital – através da emissão de ações ou títulos, as holdings imobiliárias podem levantar capital no mercado de capitais com objetivo de financiar novos investimentos ou melhorias em propriedades já existentes;
  • Planejamento sucessório – as holdings imobiliárias ainda podem ser usadas como parte de estratégias de planejamento sucessório, permitindo a transmissão mais eficiente de ativos imobiliários de uma geração para outra;
  • Redução de riscos – a diversificação que uma holding imobiliária proporciona pode ajudar a diminuir a exposição a riscos específicos de mercado ou geográficos;
  • Dividendos e rendimentos – a receita gerada pelos ativos imobiliários que uma holding detém pode ser distribuída aos acionistas na forma de dividendos.


Quais os benefícios de criar uma holding imobiliária?


1. Portfólio mais diversificado


Uma das maiores vantagens de uma holding imobiliária é que ela permite que os investidores diversifiquem seus ativos imobiliários, possuindo participações em várias propriedades ou empresas que estejam relacionadas com o setor imobiliário. Isso ajudará a diminuir os riscos associados a um único investimento. 


2. Proteção patrimonial


Além da diversificação de portfólio, outra vantagem das holdings imobiliárias é que elas podem ser usadas como uma ferramenta eficaz de proteção patrimonial, ajudando a separar os ativos imobiliários de outros ativos pessoais. Essa vantagem pode ser valiosa em situações de litígio ou para proteger o patrimônio familiar.


3. Benefícios fiscais


Conforme comentamos mais acima, benefícios fiscais são outras vantagens de investir em uma holding. Isso porque, em muitas jurisdições, elas podem ser beneficiadas com um tratamento fiscal favorável, como isenções de impostos sobre ganhos de capital na tributação de renda, o que pode resultar em uma grande economia de impostos.


4. Gestão mais passiva


Investir em uma holding imobiliária costuma envolver uma gestão mais passiva dos ativos, o que é uma grande vantagem, já que os investidores não precisam se preocupar com a gestão cotidiana das propriedades. Isso inclui manutenções, aluguel ou negociações.


5. Planejamento sucessório mais fácil


Holdings imobiliárias podem ser estruturadas para facilitar a transmissão eficiente de ativos imobiliários para herdeiros, simplificando muito o processo de planejamento sucessório e minimizando encargos fiscais, outra vantagem que atrai muitas pessoas. 


6. Acesso a capital 


Através da emissão de ações ou títulos, as holdings imobiliárias conseguem levantar capital no mercado de capitais, o que permite financiar novos investimentos ou até mesmo melhorias em propriedades que já existem.


7. Consolidação de controle


Outra vantagem das holdings imobiliárias é que elas podem permitir que um investidor ou um grupo de investidores tenha controle mais efetivo sobre diversas propriedades, ou empresas que detém posse, unificando as decisões estratégicas.


8. Dividendos que proporcionam renda


Essa é uma vantagem importante! Isso porque a receita gerada pelos ativos imobiliários detidos pela holding pode ser distribuída para os acionistas na forma de dividendos, ou seja, proporciona uma fonte de renda. 


9. Maior eficiência operacional


Por último, mas não menos importante, outra vantagem é que uma holding imobiliária concentra a gestão de várias propriedades ou empresas em um único lugar, o que pode levar a economia de grande escala e eficiência operacional. 


A Nova Época Imóveis espera que nosso post tenha esclarecido esse assunto e que você tenha conseguido compreender o que é e como de fato funciona uma holding imobiliária! Para mais informações importantes sobre o mercado imobiliário, transações que podem ser feitas dentro dele, além de dicas de decoração e muitos outros conteúdos, não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":