Home equity: entenda o que é e porque vale à pena

21/07/2022min de leitura

Você já ouviu falar no termo home equity? Para quem ainda não está familiarizado com essa expressão do setor imobiliário do mercado, o home equity é uma modalidade de crédito já bem conhecida em outros países, principalmente por garantir taxas reduzidas, prazos de pagamento mais vantajosos e outros benefícios bem interessantes para o cliente. Essa modalidade ganhou mais destaque recentemente no Brasil como uma opção de crédito para a compra da casa própria, por exemplo.


Na verdade, nada mais é do que um empréstimo com vantagens mais atraentes quando comparado a outras formas de crédito imobiliário, sendo uma alternativa a mais diante da grande dificuldade que as pessoas têm encontrado na obtenção de crédito. Mas o que de fato é o home equity e quais suas vantagens quando comparado com outros empréstimos? Será que realmente vale a pena?


Se você está pensando em comprar um imóvel próprio e está procurando por opções de crédito ou se só ficou curioso para saber um pouco mais do assunto, então você está no lugar certo! A Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade de empréstimo, assim como suas principais vantagens, dessa forma, é possível analisar se realmente vale a pena na sua situação. Para mais dicas e informações sobre empréstimos ou sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog, lá você encontra tudo o que precisa saber!


O que de fato é home equity?


Nessa modalidade de empréstimo imobiliário, o imóvel é usado como garantia, ou seja, a pessoa que precisa dos recursos do crédito concorda em ceder um imóvel quitado, que já está em seu nome, à instituição financeira que concederá o crédito, tendo algumas vantagens no uso e no pagamento do empréstimo, como comentamos acima. 


Dessa maneira, o banco se torna dono da propriedade até que o saldo devedor seja quitado, dentro do prazo estabelecido. Para quem tem receio de dar um imóvel como garantia, não precisa se preocupar, pois o solicitante continuará tendo a posse do espaço, assim como também poderá mantê-lo alugado, se esse for o caso. 


Com a instituição financeira como coproprietária do imóvel somente durante o período da dívida, até que todo o empréstimo seja pago e essa copropriedade pode ser feita por meio de alienação fiduciária, por isso, pode-se dizer que o home equity é, de certa forma, uma alienação fiduciária. O total do empréstimo concedido está sempre de acordo com o valor do imóvel negociado e as financiadoras costumam limitar o empréstimo até 50% do valor do imóvel. 


O que é alienação fiduciária?


Se você também ainda não está familiarizado com o termo alienação fiduciária, não tem problema, a gente explica. É considerada alienação fiduciária quando a instituição financeira se torna dona do bem imóvel a partir do momento em que ele é oferecido com garantia até a quitação de um débito. 


Como mencionado acima, o solicitante do empréstimo ainda tem direito à posse e uso do bem, mesmo depois de entregá-lo como garantia, porém, só volta a ser considerado proprietário no momento que a dívida é liquidada. Se, por acaso, o solicitante deixar de arcar com os pagamentos das parcelas do empréstimo, ele pode acabar perdendo o direito de uso do bem referenciado. 


A alienação fiduciária possui uma lei própria, pautada nos direitos e deveres do consumidor, que devem estar presentes em contrato. Por isso, é fundamental que o consumidor leia e esteja de acordo com os termos, e até mesmo riscos, dessa prática antes de fechar qualquer acordo. 


Motivos para adotar o home equity


Conforme comentamos algumas vezes acima, o home equity possui algumas vantagens que merecem ser destacadas. A seguir vamos listar as principais:


1. Taxas de juros mais baixas


A primeira e principal vantagem do home equity na nossa lista são as taxas, bem menores do que as praticadas em outras modalidades de crédito pessoal no mercado, somente possível uma vez que o imóvel do cliente é dado como garantia de pagamento, o que possibilita que as instituições financeiras concedam créditos por juros menores, já que os riscos de inadimplência são baixos. 


Por conta do empréstimo concedido não passar de 50% do valor do imóvel colocado como garantia de pagamento, o credor nunca sairá no prejuízo, muito pelo contrário. 


2. Prazos de pagamento mais longos


Outra grande vantagem que torna essa modalidade ainda mais atraente e mais adotada no país é o prazo mais longo para a quitação do empréstimo. Essa vantagem também é garantida por conta da segurança que a instituição financeira tem com a cessão do imóvel. O prazo mínimo do contrato costuma ser de três anos e o máximo vai variar de acordo com a instituição escolhida, que pode chegar a 15 anos, enquanto em outras modalidades o prazo dura em média de 5 a 10 anos. 


Por oferecer um tempo maior, você tem um fôlego maior para organizar suas finanças e quitá-las. Esse prazo é maior porque, diferente do que muitos acreditam, a instituição não quer tomar seu imóvel, somente receber os valores do empréstimo. 


3. Valores de empréstimo maiores 


O home equity é a modalidade mais indicada para quem necessita de créditos maiores, do tamanho da sua necessidade. Além disso, o valor desse empréstimo pode ser usado para qualquer finalidade, dessa forma, você pode decidir qual é o melhor investimento para a quantia recebida sem necessidade de explicar onde o dinheiro será utilizado para o banco ou, no caso de pessoas jurídicas, prestar conta dos gastos para provar o destino dos recursos recebidos.


Ou seja, além de conseguir quitar o crédito solicitado em um prazo maior e por juros bem maiores que a média, você ainda consegue solicitar um crédito mais alto. 


4. O valor emprestado pode ser usado com qualquer finalidade


Como mencionado no item anterior, a instituição financeira não vai avaliar a finalidade do empréstimo, o cliente pode usar esse valor de acordo com sua necessidade, ou seja, após liberada a quantia na conta corrente do solicitante, o mesmo terá a liberdade de escolher a melhor forma de utilizá-lo, de acordo com sua situação, podendo quitar alguma dívida, arcar com despesas médicas, comprar um imóvel ou até mesmo abrir um negócio. 


5. O imóvel dado como garantia não precisa ser desocupado


A última, porém, não menos importante vantagem desse tipo de empréstimo é o fato do cliente poder continuar o imóvel dado como garantia de pagamento da dívida. Se você quiser alugar o espaço, por exemplo, para aumentar a renda é permitido. A instituição que concede o crédito só terá todos os direitos sobre o imóvel caso a dívida não seja quitada. 


Como podemos observar, o home equity é uma boa alternativa de crédito imobiliário, garantindo boas vantagens para os solicitantes. No momento de necessidade, não deixe de pesquisar bem e considerar todas as opções, para escolher a que melhor se encaixa na sua situação! E em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com um dos nossos corretores, eles também estão à disposição nas redes sociais
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":