Home Staging: entenda como essa estratégia de marketing ajuda a vender mais imóveis

31/03/2022min de leitura

Criada nos EUA em 1970, Home Staging é conhecida por ser uma técnica de marketing que tem como conceito, basicamente, valorizar as qualidades do imóvel, produzindo e decorando o lugar para tirar fotos para o anúncio. É quase como uma “maquiagem” que ajuda a realçar a beleza e a colocar em evidência as qualidades do imóvel, dando uma cara nova ao lugar e o tornando mais atrativo para a compra ou locação.


Sabemos que quem coloca um imóvel à venda tem dois desejos imediatos: alcançar a melhor valorização da sua casa ou do seu apartamento e agilizar ao máximo essa transação, para que o fechamento do negócio e a venda do imóvel não demore a acontecer. Nesse cenário, para te ajudar a alcançar esses objetivos mais rapidamente, encontramos o Home Staging.


Para que você possa entender um pouco melhor sobre essa estratégia de marketing imobiliário e usar dela como ajuda na hora de vender um imóvel, a Nova Época Imóveis trouxe esse post com as principais informações sobre como usar essa técnica, além de explicar o que de fato ela é. Para mais informações ou em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com um dos nossos profissionais!


O que é Home Staging?


Em uma tradução livre, Home Staging significa “encenação do imóvel” ou “maquiagem” e seu objetivo é a máxima valorização de uma casa ou apartamento, destacando as qualidades do empreendimento. Essa técnica ajuda a despersonalizar o imóvel, eliminando características marcantes que eventualmente, com o tempo de uso, foram deixadas pelos antigos moradores, mas que podem não agradar os prováveis moradores. 


Como dissemos acima, essa técnica surgiu nos anos 70 nos EUA. Na época, a corretora imobiliária Barb Schwarz notou como algumas alterações em um imóvel poderiam ajudar a potencializar um impacto positivo em possíveis compradores. Com isso, Barb usou algumas técnicas para ressaltar os pontos fortes dos imóveis, aumentando seu valor de venda e reduzindo o tempo que o imóvel permanecia disponível para compra.


Há 50 anos, esse conceito vem sendo amadurecido, melhorado e utilizado por diversos corretores de imóveis e hoje já conta com profissionais do setor especializados em tornar um imóvel visualmente mais interessante. O conceito de Home Staging basicamente consiste na limpeza e redecoração do ambiente, reorganização dos móveis e até mesmo mudança na iluminação, com o intuito de tornar o imóvel mais atrativo para seu público potencial.


Essa é uma estratégia excelente do marketing imobiliário para venda ou aluguel de imóveis, pois, além de melhorar o aspecto dos imóveis para as futuras visitas, também ajuda a produzir melhores fotos para a divulgação em sites e portais imobiliários, que também são ferramentas essenciais para estratégias de marketing desse setor. 


Como essa técnica funciona?


Para ajudar a tornar um imóvel mais atrativo, o Home Staging se baseia em três pontos principais:

 

  • Design de interiores;
  • Estratégias de marketing;
  • Conhecimento do setor imobiliário e do perfil alvo.

 

Como mencionamos mais de uma vez, o Home Staging é um serviço de marketing imobiliário, sendo assim, ele se baseia em estratégias de marketing para alavancar a venda de um imóvel. Dessa forma, é essencial que você ofereça ao potencial comprador algo que mostre como determinado imóvel atende a suas demandas e anseios.


É difícil gerar apelo ao cliente com um imóvel vazio, certo? Com o imóvel montado, ele pode ter uma melhor noção das dimensões do imóvel. Além disso, um imóvel montado torna a experiência do potencial cliente de se ver morando naquele lugar mais fácil, dando, ainda, algumas dicas de como montar o espaço. Aplicando a técnica do Home Staging, é possível tornar um ambiente vazio com paredes brancas em um lugar acolhedor que mostra o potencial que o espaço tem. 


Depois de montado o imóvel, chega a hora da foto


A técnica de Home Staging é aplicada não somente na hora das visitas aos imóveis, mas também para tirar boas fotos que ganhem os olhos de possíveis clientes, como mencionamos acima. Tirar boas fotos do imóvel é outra estratégia do marketing imobiliário que entra em cena logo após a montagem do imóvel e que é essencial para alavancar a possibilidade de venda ou locação do lugar. 


As fotos costumam ser o primeiro contato do cliente com o imóvel, por isso, devem ser feitas da melhor forma para atrair sua atenção. Além disso, por meio de fotos e vídeos também é possível criar estratégias para acentuar os pontos positivos de uma casa ou apartamento, tornando o ambiente mais bem apresentável para os clientes. 


Para isso é essencial, na hora das fotos e vídeos, investir em uma boa iluminação, como fazer as fotos no período claro do dia, para evidenciar a entrada de luz natural. Também é muito importante, nesse processo, que você procure os melhores ângulos do espaço, para que seja possível apresentar a amplitude dos ambientes. 


Quanto custa o serviço de Home Staging?


Assim como sua definição e sua importância, é essencial saber quanto custa esse serviço para que você possa se planejar em pagar um pouco a mais por uma ajuda na hora da venda do seu imóvel. Esse serviço pode ser pago por hora de trabalho do home stager, profissional conhecido por se especializar nisso, ou por meio de uma comissão que pode variar de 1% a 5% do valor do imóvel.


Porém, todo o investimento feito na repaginação da casa ou do apartamento vai levar em consideração o potencial de valorização do imóvel com as melhorias. Sendo assim, o Home Staging pode elevar em até 15% o preço de venda da propriedade. 


Agora que você conheceu a técnica de Home Staging, a Nova Época espera tornar sua experiência de venda ou locação mais fácil e tranquila. Lembre-se: em caso de dúvidas ou se você precisa de ajuda para vender ou comprar um imóvel, não deixe de entrar em contato com um dos nossos corretores! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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