IA e o mercado imobiliário: entenda como a inteligência artificial transforma leads em lucros

27/02/2024min de leitura

O mundo está em constante evolução, assim como o setor imobiliário, tornando a tradicional compra e venda de imóveis, uma vez dependente de inúmeros agentes e processos manuais, mais automatizado e inovador. Isso porque o consumidor tem uma expectativa cada vez maior de receber uma experiência digital sob medida, com recomendações personalizadas de produtos, além de meios de pagamentos diversificados e integrados, baseados em dados que ele sabe que são coletados em suas interações com as marcas.


Logo, para atender aos anseios de um público-alvo cada vez mais bem-informado e exigente, o mercado imobiliário tem cada vez mais endereçado suas questões sobre a experiência de consumo para soluções baseadas em inteligência artificial. Essas soluções visam criar um ambiente mais intuitivo e unificado, voltado para as necessidades específicas de cada consumidor, ou seja, uma personalização total na comunicação com o cliente, ao oferecer produtos e serviços mais relevantes e criar campanhas mais eficientes.


Podemos observar que a inteligência artificial está cada vez mais mudando como as empresas fazem marketing e isso tem um impacto direto nos custos e no lucro. Quer entender melhor como a IA está transformando o marketing imobiliário e como ela pode ajudar a aumentar suas vendas, transformando leads em lucro? Então continue por aqui, pois a Nova Época Imóveis preparou esse conteúdo especialmente para falar sobre isso! 


Como o mercado imobiliário pode usar da IA para aumentar sua lucratividade?


1. Mais agilidade e precisão


Em um mercado cada vez mais saturado como é o do setor de imóveis, ser ágil e preciso são qualidades essenciais. Um lead médio visita várias imobiliárias antes de decidir com qual fechará negócio, explorando dezenas de listagens e fazendo várias visitas físicas antes de decidir. Nesse cenário, atrasos na resposta e falta de acompanhamento podem ser falhas que custam caro, afinal, ninguém quer esperar horas por uma resposta inicial quando as opções estão apenas a um clique de distância, certo?


2. Experiência sob medida


Agora falaremos sobre as soluções potencializadas pela IA que avaliam e qualificam leads com uma precisão meticulosa, considerando dezenas de variáveis. Aqui não se trata apenas de gerar leads, mas de focar também naqueles que têm uma alta probabilidade de conversão com o objetivo principal de maximizar cada investimento e atingir uma eficiência sem precedentes no mercado. 


3. Maior autonomia para o corretor


Com a IA, os corretores podem contar com um assistente virtual que não apenas lida com o volume inicial de consultas, mas que também os ajuda a entender de maneira rápida as intenções e necessidades dos clientes, além de estar sempre disponível. Isso significa que eles têm mais tempo para se concentrar no que realmente importa, fechar negócios e, principalmente, cultivar relacionamentos de longo prazo com os leads. 


4. Recomendações mais precisas


Outra forma que a IA ajuda as empresas do setor imobiliário a aumentar as vendas é através do marketing direcionado. Isso porque a IA pode ajudar as empresas a segmentar seu público-alvo com base em interesses, comportamento e localização. Esta segmentação direcionada ajuda as empresas a alcançarem o público certo com o conteúdo certo. Dessa forma, os clientes recebem um conteúdo relevante para eles, aumentando as chances de conversão e melhorando a experiência do cliente.


5. Valor agregado para as imobiliárias


Os benefícios da IA usada no setor imobiliário não se limitam apenas aos corretores. As imobiliárias que adotam essas tecnologias atraem profissionais de alto desempenho, que estão ansiosos para fazer parte de um ambiente inovador. Além disso, uma gestão eficaz dos canais de leads torna-se uma possibilidade concreta, permitindo também alocações de orçamento mais justificadas e resultados ainda mais promissores. 


6. Redução de custos operacionais 


Com o avanço da IA, é possível automatizar várias tarefas e reduzir drasticamente esses custos operacionais. Isso porque o uso de IA no marketing ainda pode levar a uma maior demanda de serviços e a um crescimento significativo no retorno de investimentos, pois a inteligência artificial pode ajudar a otimizar o tempo de execução de padrões e tendências, melhorando os resultados das campanhas de marketing. 


7. Melhoria da eficiência dos processos internos no marketing


Graças à IA, é possível melhorar a otimização dos processos internos do marketing e, consequentemente, obter melhores resultados em um período mais curto. A metodologia ágil permite a criação e a implementação de soluções inovadoras de marketing de forma rápida e flexível, com menos tempo de execução e menos riscos. Usando algoritmos avançados e IA, é possível fornecer recomendações mais precisas que ajudam a direcionar campanhas de marketing para o público-alvo. 


Como podemos perceber, a inteligência artificial está mais transformando completamente os processos de marketing, logo, é cada vez mais comum encontrar empresas que estão economizando tempo e dinheiro. Isso ajuda a aumentar seus faturamentos graças ao uso da IA nos processos de marketing.


Gostou do nosso post? Não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais para conhecer mais tendências do mercado imobiliário, além dos imóveis que temos disponíveis no nosso catálogo. Acesse: www.novaepoca.com.br e confira!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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