Atuamos no município do RJ

Içamento de móveis: entenda como funciona esse tipo de transporte e quais cuidados são necessários

08/01/2025min de leitura

Você já ouviu falar no içamento de móveis? Trata-se de um procedimento necessário para a instalação de objetos de grande porte dentro de imóveis. Como sabemos, a mudança para um novo lar requer um planejamento detalhado, uma vez que é preciso considerar a decoração, a pintura, a ida até o imóvel e o transporte de móveis importantes. Dependendo dos casos, esse último ponto pode ser mais complicado, por isso o içamento de móveis é a solução ideal.

Quando móveis, eletrodomésticos ou itens de decoração não passam pela porta do imóvel, a opção mais viável é recorrer ao içamento pela janela ou varanda. Logo, o içamento de móveis é uma prática adotada, na maioria dos casos, para retirar objetos de maior porte de apartamentos. No entanto, nem sempre será necessário. Por isso, ao planejar a mudança, é importante pesquisar tudo o que é necessário antes de mais nada.

Pensando em esclarecer o assunto, a Nova Época Imóveis preparou este conteúdo para explicar o que é o içamento de móveis, como funciona esse procedimento e quando ele é necessário, além de dar dicas de como fazê-lo sem causar danos à sua mobília ou à edificação onde se localiza o imóvel. Não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais informações sobre o mercado de imóveis e suas diferentes transações!

O que é o içamento de móveis?

O içamento de móveis é uma prática de levantamento de objetos de grande porte do solo até o andar desejado e costuma ser feito pela parte externa da construção, para que seja colocado no imóvel pela janela. Esse procedimento costuma acontecer em construções verticais, como prédios e sobrados. Essa opção geralmente é adotada quando o móvel não passa pela porta, escada ou elevador, o que exige a realização desse procedimento complexo e demanda serviço especializado.

Esse serviço costuma ser feito com equipamentos específicos que usam cabos de aço ou cordas bem resistentes, além de manipulação hidráulica. Também é possível usar equipamentos elétricos, como plataformas elevatórias e guinchos. Nesse caso, o içamento é mais seguro, porém o serviço sai mais caro. Ainda assim, exige profissionais qualificados para evitar colocar os moradores em risco.

Em muitos casos, esse procedimento é usado para transportar sofás, pianos, camas, geladeiras, entre outras mobílias maiores. Logo, esse serviço exige cuidados com os objetos transportados e com o próprio imóvel. Antes de mais nada, também é necessário verificar as regras do condomínio para, então, começar a planejar e executar o içamento.

Como funciona o içamento de móveis?

O içamento de móveis é feito a partir de técnicas manuais ou equipamentos elétricos, sendo preciso fazer uma boa amarração dos objetos e isolar a área envolvida no processo. Além disso, os profissionais envolvidos devem usar Equipamentos de Proteção Individual. Com toda essa parte pronta, costuma-se usar uma minigrua com contrapesos para erguer os móveis em questão.

Além disso, é imprescindível tomar alguns cuidados durante esse processo. Por exemplo, o procedimento deve ser realizado somente com o tempo bom. Ou seja, em dias chuvosos, de tempestade ou ventania, é necessário reprogramar o serviço.

Quando é necessário fazer o içamento de móveis?

Como podemos observar até aqui, o içamento de móveis é necessário quando eles não passam pelo vão da escada, nem cabem no elevador ou passam pela porta do imóvel. Logo, esse serviço precisa ser adotado sempre que o item só pode ser colocado no apartamento ou casa através da porta da sacada ou da janela.

No geral, essa é uma medida que se faz necessária quando existe uma limitação física no transporte de grandes objetos. Outra situação válida para esse procedimento é a movimentação de produtos mais delicados. Se enquadram nessa categoria, por exemplo, o vidro e o mármore. Com isso, é indicado para evitar que o objeto acabe batendo nas quinas e sendo danificado.

Quais cuidados tomar na hora de fazer o içamento de móveis?

Agora que já compreendemos o que é o içamento de móveis e quando é recomendado fazê-lo, é importante discutirmos alguns cuidados que precisam ser tomados na hora de fazer esse tipo de transporte. Vamos listar os principais para que você possa se preparar para esse procedimento.

Escolha a melhor empresa para o trabalho

A mudança pode ser um processo custoso, porém, ser econômico nesse momento não deve ser o principal aspecto na hora de escolher uma empresa de içamento de móveis. O orçamento pode fazer a diferença, assim você pode avaliar qual é o serviço que mais combina com seus gastos. No entanto, é importante verificar se a empresa que interessa apresenta:

  • Apólice de seguro para possíveis danos aos móveis;
  • Equipamentos adequados para a equipe de profissionais;
  • Materiais, como a máquina de içamento de móveis, em bom estado;
  • Registro de Responsabilidade Técnica, documento que comprova a habilitação dos profissionais;
  • Equipe competente que conta com engenheiros registrados no CREA.

Verifique as regras do condomínio

Em casos de imóveis localizados em condomínios privados, é comum existirem regras relacionadas ao içamento de móveis. Geralmente, elas estão relacionadas à determinação de horários para que o procedimento aconteça, à apresentação de documentos e até mesmo ao auxílio do Corpo de Bombeiros no processo.

Além disso, o Corpo de Bombeiros deverá autorizar o procedimento para que ele aconteça. Por isso, é importante que você passe o contato da administração do condomínio para a empresa contratada. Dessa maneira, elas podem conversar diretamente e organizar a melhor maneira de executar os serviços em questão.

Especifique todos os detalhes dos móveis

No momento da contratação da empresa para o içamento dos móveis, é imprescindível passar todas as informações relacionadas aos itens. Nesse caso, a maior descrição possível pode facilitar a execução dos serviços e resolver sua mudança de uma maneira muito mais rápida e prática. Você pode, ainda, enviar algumas fotos do prédio ou dos próprios móveis para a empresa ter uma ideia do tipo de trabalho que será realizado.

Além disso, a empresa também poderá entender se aquela peça a ser transportada precisa de algum tipo de cuidado especial, como proteção extra, por exemplo.

Retire as grades de janelas e varandas

Conforme dissemos mais acima, é mais comum que o içamento de móveis aconteça pelas janelas e varandas. Logo, quando uma delas possui grades ou redes de proteção para pets e crianças, será necessário removê-las para evitar danos. Esse procedimento deve ser o mais cuidadoso possível e realizado por um especialista.

Como preparar os móveis para o içamento?

A preparação dos móveis para o içamento inclui o uso de mantas, plástico e papelão, uma vez que são materiais que vão revestir não somente o próprio objeto levantado, como também os pisos, peitoris de janelas, paredes e outros itens próximos à entrada. Outras medidas também podem ser adotadas, caso a peça em questão seja mais frágil.

Tampos de vidro ou mármore, por exemplo, costumam ser embalados de maneira mais específica. Ainda existem móveis que recebem caixas de madeira construídas pela própria equipe do serviço. Todos esses cuidados acabam encarecendo o procedimento, porém garantem a qualidade do serviço. É importante conhecer essas dicas para içar móveis e não ter o objeto danificado durante esse processo.

A Nova Época espera que você tenha compreendido do que se trata o processo de içamento de móveis, quando ele é mais recomendado e como pode ser uma ótima alternativa na sua mudança, caso você tenha móveis de grande porte que precisem ser colocados no novo imóvel com cuidado.

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":