Ideias para reaproveitar móveis usados na sua decoração

21/01/2021min de leitura

Você já pensou ou está pensando em dar uma repaginada no visual do seu imóvel, mas acha que pode não caber no seu orçamento? O uso de móveis usados na decoração é algo muito comum. A escolha por esses móveis pode ser pelo seu preço mais acessível, por conta de herança ou pelo gosto de móveis antigos, mas seja qual for seu motivo, uma coisa é certa: a decoração com móveis usados ganha muito mais estilo e personalidade.

Móveis usados também podem ser inseridos na decoração mesmo que seu estilo principal não seja o mesmo do imóvel, já que muitas vezes esses tipos de móveis ajudam apenas a reforçar o estilo e a personalidade dos moradores. Além disso, tanto as propostas mais modernas, quanto as propostas mais clássicas recebem muito bem móveis antigos.

Porém, no caso do uso desse estilo de móvel, é importante ter o cuidado de deixá-lo de acordo com o estilo de decoração do imóvel. Por isso, é importante que você procure usar cores que se harmonizem com o restante do ambiente. Mas, assim como tudo na decoração, não exagere na dose, uma poltrona ou mesinha de centro são suficientes.

A Nova Época fez esse post para falar um pouco sobre as vantagens dos móveis antigos usados, além de dar algumas dicas e ideias para quem ainda possa ter dúvidas sobre como reformar um móvel. Não deixe de conferir as ofertas no nosso site e lembre-se: em caso de dúvidas nossos associados estão sempre à disposição para te ajudar.

Vantagens de usar móveis usados na decoração

Na hora de reformar seu imóvel, uma ótima ideia para sair do óbvio gastando muito pouco é reutilizar móveis usados. Uma das vantagens desse estilo de móvel é que ele se destaca naturalmente, pois são claramente diferentes de quaisquer outros itens que estão na moda atualmente ou à venda nas lojas de decoração.

Além disso, mesmo que você escolha decorar seu imóvel com móveis usados como uma mesa de jantar, por exemplo, ainda assim os ambientes da sua casa podem ser modernos, pois eles podem ser apenas peças diferentes para deixar sua decoração mais despojada e diferente. Uma boa dica caso você ainda tenha receio de usar móveis usados em cômodos modernos é procurar opções que harmonizem com toda decoração com ajuda da cor ou do material dos móveis.

Outro ponto muito positivo de escolher usar móveis usados, além do estilo, é seu preço. O custo de comprar móveis antigos usados ou de até mesmo reformá-los costuma ser bem menor do que o custo de comprar móveis novos e modernos. Se o seu caso for de um móvel de família, o custo pode ficar ainda menor, pois você só irá gastar com a reforma caso ela seja muito necessária.

Ideias para restaurar seus móveis antigos

A restauração de móveis antigos pode ser feita de duas formas: transformando a peça ou mantendo o aspecto original do móvel. Na segunda opção, os móveis usados passam por processos que ajudam a valorizar seu visual natural e suas características comuns no mercado mobiliário da época na qual foram fabricados.

Já na primeira opção de restauração de móveis antigos, o objetivo, como já foi mencionado, é mudar totalmente a aparência deles. Por conta disso, as técnicas serão diferentes e, muitas vezes, podem ser usadas para “modernizar” os móveis usados.

Para te ajudar nesse processo, trouxemos algumas ideias e dicas de como reformar móveis para transformar seu imóvel.

1. Mude a pintura

Uma das maneiras mais simples e tradicionais que você pode encontrar de como reformar móveis é a pintura. Uma ótima dica, que está muito em alta, para isso é pintar os móveis antigos como racks, aparadores e cômodas de cores vibrantes e vivas. O resultado é muito bonito e único.

Para pintar seus móveis rústicos usados, uma boa dica é limpar e lixar bem os móveis antes de usar o pincel. Com relação à escolha da tinta usada, os mais recomendados são a tinta esmalte, a spray ou alguma que seja específica para madeira. Não se esqueça, você deve pintar os móveis usados de tons que harmonizem com o resto da decoração.

2. Decoupage

Outra maneira simples e prática de fazer uma restauração em móveis antigos é a decoupage. Essa é uma técnica fácil que consiste em, basicamente, recortar papéis, adesivos ou tecidos e colá-los nos móveis que estão sendo restaurados.

Você ainda pode escolher entre usar uma mesma estampa para cobrir o móvel inteiro, fazer a decoupage em apenas uma parte do móvel ou você pode usar mais de uma, formando uma espécie de pathwork. A mistura de estampas pode ser confusa, por isso, tome cuidado e preste atenção com o que está sendo misturado no ambiente.

3. Restauração

A restauração de móveis antigos e usados é outra opção que também pode valer muito à pena. Se você optar por essa ideia, talvez seja necessário que você tenha a ajuda de profissionais especializados nesse processo, já que para restaurar você precisa apenas recuperar as características originais do móvel e não modificá-lo, como nas opções anteriores. Caso o móvel seja uma peça de família, pode valer à pena desembolsar uma grana e deixar o móvel com aspecto de novo.

4. Pátina

Outra ideia para te ajudar a restaurar um móvel usado é a pátina. Esse é um tipo de acabamento dado ao móvel para que ele fique com um aspecto mais desgastado e envelhecido. A maior vantagem da pátina é que ela se encaixa nos mais variados estilos de decoração e você consegue fazer sozinho. Além disso, qualquer tipo de mobília pode receber este efeito, que ainda pode variar nas mais diversas cores.

5. Revestimento e estofamento

Revestir o móvel é outra saída interessante para repaginar o móvel usado. Você pode revesti-lo com adesivo, do tipo papel contact, ou tecido. Além disso, esse tipo de processo também é muito barato e simples.

No caso do móvel que você tiver na sua casa ser uma poltrona, um banco com estofamento ou um sofá, é recomendado que você avalie a possibilidade de trocar o tecido do estofamento, optando por um mais atual e com uma cor que possa combinar melhor com o resto da decoração, assim, você pode atualizar o visual da peça mantendo seu design original.

6. Estêncil

Mais uma forma de reformar móveis antigos, que também envolve tinta, é o estêncil. Essa é uma maneira muito simples de estampar seu móvel e, para isso, você precisa apenas de uma tinta e um molde.

Nesse caso, você mesmo pode fazer seu próprio molde de estêncil, basta usar apenas um papel ou adesivo e um estilete ou tesoura. Você apenas precisa ter em mente o desenho que quer estampar no móvel e iniciar o processo para personalizar o móvel que você quiser.

Com essas ideias e depois de apontar as vantagens de usar móveis antigos e usados, a Nova Época espera que seja mais fácil para você adotar esse tipo de item decorativo.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":