Imóveis Comerciais: Dicas de Como Escolher o Local Ideal para seu Negócio em 2025
A escolha do ponto comercial ideal vai ser um passo importante e decisivo para quem deseja empreender ou investir no mercado imobiliário corporativo. Nesse contexto, como escolher o ponto comercial é uma pergunta muito importante para companhias em projeto de expansão. Afinal, essa escolha pode ajudar muito no crescimento das lojas. Logo, a diferença entre alcançar ou não resultados positivos pode vir da seleção do ponto comercial onde o negócio vai funcionar.
Seja para instalar um escritório, um consultório ou um espaço de atendimento, a escolha do local vai impactar diretamente no desempenho do negócio e na valorização do imóvel a longo prazo. Com isso, caso a localização do ponto comercial apresentar aspectos negativos, isso certamente pode comprometer o andamento dos negócios. Por isso, é importante e vantajoso pensar em mudar o empreendimento para um lugar mais estratégico, mesmo que para isso tenha que se fazer um investimento a mais em infraestrutura e propaganda.
Para garantir uma escolha estratégica, é importante avaliar alguns aspectos-chave, como localização, infraestrutura, layout e segurança. Pensando em te ajudar a entender como escolher o ponto comercial ideal para seu negócio, a Nova Época Imóveis trouxe as principais dicas para encontrar a sala comercial ideal! Se você está pensando em abrir ou expandir um negócio, não deixe de conferir os imóveis comerciais que nossa imobiliária tem disponíveis no nosso site e fale com um dos nossos corretores para mais informações!
Afinal, o que é ponto comercial e qual a sua importância?
Ponto comercial é o local fixo onde a empresa desempenha suas atividades comerciais, que podem ser lojas, quiosques, guichês, entre outros. Trata-se de mais do que apenas a localização de um empreendimento, é o reconhecimento do público pelo espaço onde o comércio está inserido. É no ponto comercial onde os clientes têm acesso ao que a companhia vende ou oferece. Ou seja, é o espaço onde os consumidores vão para comprar o que precisam.
Por isso, saber como escolher o ponto comercial é tão importante, afinal, é ele que vai ajudar a construir a imagem da sua empresa no mercado. Além disso, um bom ponto comercial pode transformar sua empresa em referência no mercado, em termos de localização e, paralelamente, de produtos ou serviços oferecidos.
Como escolher o local ideal para seu negócio?
Conforme comentamos mais acima, a localização pode ter um impacto direto e significativo no sucesso do negócio. Por isso, antes de decidir onde será o ponto comercial, é importante que o empreendedor fique atento a algumas questões, que incluem acessibilidade, número de concorrentes próximos e condições de estacionamento. Logo, algumas perguntas devem ser respondidas na hora dessa escolha:
- A localização do ponto é acessível para os clientes?
- Qual o fluxo de pedestres no local?
- O público-alvo tem acesso garantido à loja?
- Estacionamento é necessário?
- A área em questão concentra mais atividades comerciais e/ou concorrentes?
- O local favorece a venda por impulso? Ou seja, mesmo sem intenção de compra, os clientes se sentem estimulados a comprar só de ver o produto?
Dicas de como escolher o ponto comercial ideal para seu negócio
Um dos primeiros passos para quem está abrindo ou expandindo um negócio é encontrar uma localização comercial boa. Porém, é importante dar atenção a alguns detalhes nessa etapa do processo, para garantir o sucesso da compra e evitar problemas no futuro. Aqui vamos listar algumas dicas que vão te ajudar a escolher o ponto de venda ideal para sua empresa:
Conheça seu público-alvo
Nossa primeira dica é um dos primeiros passos na criação ou expansão de qualquer empresa e a mais importante nesse processo. Afinal, o maior objetivo da empresa é movimentar o negócio, atraindo clientes para impulsionar as vendas e aumentar a lucratividade. Por isso, é essencial saber escolher pontos estratégicos em regiões próximas ao seu público-alvo.
É essencial para o sucesso do seu negócio estar onde o cliente está para conseguir vender e ser reconhecido no mercado.
Tenha certeza de que o local está visível para o público
Para que o cliente consiga encontrar sua loja ou saber de uma promoção especial lançada se ele não consegue enxergar sua vitrine? Para muitos, a visibilidade pode parecer irrelevante, mas ela vai fazer toda a diferença no dia a dia e é essencial levar isso em consideração na hora de avaliar a viabilidade do seu ponto comercial.
É importante destacarmos que visibilidade é diferente de acordo com o ângulo de cada cliente, uma vez que alguns podem chegar de carro e ter uma visão da fachada, outros podem chegar a pé e ter outra. Uma estratégia recomendada é procurar por imóveis no mesmo nível da rua para evitar barreiras que poderiam esconder sua loja, além de contribuir para a acessibilidade dos consumidores.
Leve em consideração a acessibilidade
Outro fator importante é considerar a acessibilidade do ponto comercial para o público, pois a falta dela pode prejudicar a movimentação e te fazer perder boas oportunidades de venda. Nesse contexto, lembre-se de avaliar determinados pontos na hora de escolher o local onde será seu estabelecimento:
- Existência de faixas de semáforos e faixas de pedestres, caso esteja em uma rua movimentada;
- Rotas de acesso ao lugar;
- Espaço para estacionar por perto.
Uma dica importante é visitar o bairro que interessa em diferentes dias e horários para observar o movimento e entender melhor a questão da acessibilidade. Esse é um momento de muita calma, paciência e análise. Se coloque no lugar do consumidor!
Analise e entenda o fluxo de pessoas na região
Um tópico muito importante a ser avaliado na hora de escolher um ponto comercial é o fluxo de pessoas onde ele se localiza. Afinal, um comércio precisa ser visto por seus potenciais clientes no dia a dia. Logo, quanto mais pessoas circulem perto da sua loja, maiores serão as chances de encontrar potenciais clientes. Por isso, deve ser avaliado:
- O fluxo de pessoas na região;
- Os horários com maior movimentação;
- A existência de estabelecimentos que possam atrair pessoas para o bairro, como bancos, supermercados, faculdades, por exemplo.
Conheça a concorrência do seu negócio
É comum as pessoas pensarem que o melhor é ter a concorrência bem longe do ponto comercial. Contudo, nem sempre isso é verdade. Em alguns casos, escolher uma localização comercial próxima de concorrentes pode ser mais vantajoso do que você imagina. Afinal, quando o consumidor deseja comprar algo, principalmente um objeto de valor, ele vai pesquisar preços e modelos diferentes em mais de uma loja antes de tomar sua decisão.
Nesse contexto, estar próximo dos concorrentes pode te ajudar! Mas avalie bem esse quesito, com calma e atenção, levando em consideração se essa decisão vale a pena de acordo com o momento da sua empresa.
Pense no potencial de crescimento da região
O potencial de crescimento do bairro escolhido é outro fator que vai afetar diretamente seu estabelecimento e vale a pena ser estudado, para que você entenda o potencial de desenvolvimento do lugar. Caso a Prefeitura tenha planos de aumentar os pontos de transportes públicos ou construir uma faculdade no bairro, isso mudará completamente a dinâmica.
Isso porque todos esses detalhes interferem diretamente na movimentação da região e, consequentemente, na evolução do seu negócio.
Prefira locais com boa infraestrutura
Essa é outra dica indispensável, pois este é um fator de extrema importância no momento de escolher um ponto comercial. Você deverá analisar se a região oferece acesso à energia, como é a questão da iluminação, da internet, a proximidade de transportes públicos ou de pontos de estacionamento, tamanho do local, entre outros fatores.
Afinal, uma boa infraestrutura já ajuda a resolver vários desafios de uma só vez, melhorando a experiência do consumidor em geral. Claro que é importante considerar que tudo irá depender de como o seu público se comporta e o que espera. Logo, é importante escolher um local ideal para evitar ter que fazer futuras modificações.
Não se esqueça de pensar na segurança
Outro fator importante de destacarmos é a importância de escolher um local seguro, tranquilo, livre de problemas e ameaças. Um bom ponto comercial deve estar em uma região movimentada, com boa infraestrutura e que ofereça comodidade tanto para os clientes quanto para os colaboradores. Afinal, eles estarão lá todos os dias e precisam se sentir seguros.
Dessa forma, você não precisará se preocupar com assaltos e outras ocorrências perigosas que colocam em risco as pessoas ao redor e seu patrimônio.
Como vimos aqui, saber como escolher um ponto comercial é tão importante quanto saber como escolher um imóvel para morar. Por isso, tenha um planejamento estratégico, estudando todos os fatores mais importantes. Se você procura um imóvel comercial para empreender em 2025, conte com a Nova Época. Acesse nosso site e confirma nossas opções! E não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para conhecer mais esse mercado!
Escrito por Mariana Carvalho