Juros remuneratórios: entenda o que são e sua diferença para os juros de mora

30/01/2023min de leitura

A Nova Época Imóveis já falou aqui sobre os juros de mora, mas você conhece ou já ouviu falar dos juros remuneratórios? Eles consistem no saldo que uma instituição financeira fornece como forma de compensação. Esse tipo de juros é aplicado no mercado, sendo o principal componente do lucro bruto de operações relacionadas a empréstimos e financiamentos. 


Os juros remuneratórios são aplicados na maior parte dos contratos financeiros e são um tipo de juros que possuem legislação específica. Sendo assim, dependendo da taxa cobrada, pode ser enquadrado pela justiça como abusivo. Por isso, é essencial ficar atento e conhecer os direitos e deveres em relação a esse tipo de juros.


Para te ajudar a entender melhor o assunto e se prevenir de possíveis dores de cabeça, a Nova Época Imóveis preparou esse conteúdo para falar um pouco mais sobre os juros remuneratórios, como eles operam e suas diferenças com os juros de mora. Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato com um dos nossos corretores e para mais conteúdos como não deixe de conferir nosso blog!

 

O que são juros remuneratórios?


Juros remuneratórios consistem no saldo que uma instituição financeira fornece como forma de compensação. Ou seja, são os juros devidos pela remuneração de capital emprestado, pagos com a finalidade de remunerar o empréstimo, por determinado tempo, de uma quantia de uma pessoa jurídica ou física para outra.


Também conhecidos como juros compensatórios, esses juros também podem ser aplicados em empréstimos menos comuns, como o empréstimo compulsório, que é um tipo de imposto cobrado pelo governo em casos especiais, como catástrofes naturais. Porém, é um imposto devolvido com acréscimo de juros. Os juros pagos nessa modalidade de empréstimo também são juros remuneratórios. 


Quais os limites permitidos para cobrança de juros remuneratórios?


É determinado pelo Banco Central uma taxa mensal de mercado que bancos e organizações financeiras podem cobrar nos juros remuneratórios. Caso o valor extrapole o valor estipulado, ela é considerada abusiva. As taxas de juros remuneratórios também precisam ser estabelecidas no momento da contratação do empréstimo ou do financiamento, pois o cliente precisa analisar as condições para saber se aceitam ou não.


Além disso, é importante destacarmos que a pouco tempo atrás uma cobrança de juros anuais acima de 12% era considerada abusiva, segundo a Lei Usura. Porém, esse limite foi retirado com o passar do tempo e agora é permitida uma cobrança mais flexível para os juros remuneratórios. 


O Banco Central disponibiliza os últimos relatórios feitos para saber se a cobrança excede o limite, caso você tenha algumas dúvidas sobre o valor. E lembre-se, ao fazer um contrato financeiro com alguma organização financeira, é essencial ficar atento aos juros remuneratórios que podem estar presentes no acordo. 


Por que se atentar a esses limites? 


Conforme comentamos acima, a cobrança das taxas de juros podem ser abusivas, por isso, é fundamental ficar atento aos limites impostos pela instituição credora. Conhecendo o determinado pelo Banco Central, é possível fazer uma melhor e mais detalhada análise do contrato acordado e qualquer cobrança indevida pode ser reivindicada antes mesmo da sua assinatura.


Se o limite estabelecido não for atingido, é possível que as parcelas cheguem mais elevadas. Isso vai acabar afetando sua situação financeira e talvez você não consiga pagar dentro do prazo, o que não é satisfatório para quem deseja manter as finanças em dia e realizar as metas pessoais. Com isso, ao receber os documentos para fechar o negócio, é preciso analisar os juros que você terá que pagar pelo valor que está sendo solicitado para, então, tomar a decisão mais assertiva. 


São as instituições financeiras que estabelecem os percentuais cobrados em cada operação. Essas taxas podem mudar de uma empresa para a outra, porém, nenhuma pode extrapolar os limites estabelecidos pelo Banco Central, usado como referência para fazer o cálculo das taxas e dos juros. Para definir essas taxas, os bancos consideram vários fatores, como prazo da operação, volume, risco e taxa Selic.


Com isso, é feita uma análise do mercado para, então, se estabelecer os juros inseridos em determinado valor. Logo, podemos observar que, para fazer a escolha certa, é fundamental pesquisar por uma companhia que consegue oferecer as melhores oportunidades para você.


Qual a diferença entre juros remuneratórios e de mora? 


Para quem se pergunta, existem, sim, importantes diferenças entre juros remuneratórios e juros de mora. Isso se deve, principalmente, porque ambos os juros são cobrados em situações diferentes. Os juros de mora ou moratórios são cobrados em situação de atrasos durante o pagamento de empréstimos, ou seja,  são muito recorrentes quando o cliente não consegue pagar as parcelas em dia.


Já os juros remuneratórios estão relacionados com transações que o cliente solicita um empréstimo por determinado tempo em uma empresa credora. Eles estão associados aos juros cobrados nos financiamentos ou empréstimos, enquanto os juros moratórios estão mais relacionados ao pagamento em atraso deles. 


Além disso, é importante lembrarmos que quanto mais tempo o cliente precisar ficar com uma conta em aberto após seu vencimento, mais taxas terá que pagar. Por isso, ao fechar um contrato financeiro, é fundamental ficar atentos às taxas de juros que estão sendo cobradas, assim, você estará ciente e não efetuará suas finanças ao final do mês. 


Quais os benefícios de conhecer os juros remuneratórios? 


Conhecendo  os juros remuneratórios, é possível traçar estratégias mais eficientes de investimentos e gastos, pois você vai saber quanto pagar em um determinado empréstimo ou financiamento. Uma conversa com o credor te informará do valor que deverá ser pago mensalmente, o que é interessante para criar um planejamento financeiro e para evitar golpes. 


Como podemos perceber, é importante estarmos atentos à taxa de juros remuneratórios que está sendo cobrada ao celebrar contratos bancários, além de não deixar de verificar, ainda, a taxa de juros de mora cobrada no caso do atraso de pagamentos de parcelas. 


A Nova Época Imóveis espera ter ajudado e compreender no que consiste os juros remuneratórios, mas em caso de dúvidas não hesite em entrar em contato conosco! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":