Kit de Ferramentas Básico para Casa: Saiba o que não pode faltar!
Ter um kit básico de ferramentas dentro de casa ajuda a tornar a vida de qualquer um mais fácil, seja caso haja a necessidade de furar uma parede, montar um móvel, fazer um DIY ou instalar aparelhos. Logo, toda casa necessita de uma caixa de ferramentas, afinal, estamos falando de uma série de reparos, projetos e instalações que podem ser realizados contando com o auxílio de soluções relativamente simples.
Você provavelmente já viu ou até mesmo tentou usar o auxílio de uma faca para apertar parafusos e, por mais que esse tipo de improviso ajude a resolver o problema na hora, a falta de algumas ferramentas específicas para trabalhos manuais pode demandar um esforço maior e até mesmo estragar a ferragem. Esse é apenas um dos vários exemplos do que pode acontecer caso falte um kit básico de ferramentas na sua casa.
Contar com esse kit de ferramentas é fundamental para facilitar sua rotina. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas do que não pode faltar de jeito nenhum nessa caixa. Pensando nisso, a Nova Época Imóveis trouxe aqui uma lista com itens básicos que não podem ficar de fora dessa caixa! Para mais conteúdos sobre o universo imobiliário e dicas, não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais!
Afinal, para que serve um kit de ferramentas?
Antes de mais nada, vamos salientar aqui a importância de poder contar com uma caixa de ferramentas para imprevistos do dia a dia, explicando para que ela vai ser utilizada. Ter um kit de ferramentas completo e adequado dentro de casa vai garantir que você esteja sempre preparado para solucionar qualquer eventualidade que possa acontecer.
Além disso, ter uma caixa de ferramentas ainda ajuda a garantir maior economia, uma vez que não vai ser necessário chamar um profissional para resolver problemas simples.
Qual a diferença entre ferramentas manuais e elétricas?
É importante, ainda, compreendermos o que diferencia os variados tipos de ferramentas que existem. As ferramentas manuais, por exemplo, são as mais básicas e as que usamos com mais frequência, como martelos, chaves de fenda, serrotes, alicates e afins. Essas ferramentas não necessitam de eletricidade para funcionar e seu desempenho vai depender exclusivamente da forma como são manuseadas.
Já ferramentas elétricas, como o próprio nome sugere, vão depender da eletricidade para funcionar e são aquelas que costumamos usar mais esporadicamente e em situações de maior complexidade, como é o exemplo das furadeiras, parafusadeiras e serras. Além disso, é importante destacarmos que esses tipos de ferramentas exigem mais atenção no manuseio, por isso, é recomendado sempre que usá-las usar equipamentos de proteção individual.
Quais as principais ferramentas que não podem faltar em casa?
Kit de chaves
Conhecidas por serem equipamentos fundamentais e que não podem faltar na caixa de ferramentas da sua casa, existem diversos modelos de chaves no mercado e cada um possui uma função diferente, servindo para coisas específicas. Esse kit deve contar com:
- Chave de fenda - mais usada para apertar e afrouxar parafusos, as chaves de fenda são essenciais na hora de montar e desmontar móveis. Essas ferramentas são conhecidas por serem muito versáteis e podem ajudar em diferentes situações. Por isso, é recomendável investir em um kit mais completo, com tamanhos e formatos diversos;
- Chave phillips - tem a mesma função das chaves de fenda, porém, serve para parafusos com fendas em formato de “X”. Para uma caixa de ferramentas básica, o mais ideal é ter uma de menor tamanho que também pode ser usada em produtos eletrônicos;
- Chave teste - tem aparência parecida com a da chave de fenda, mas suas funções são bem diferentes. A chave teste serve para verificar se existe corrente elétrica passando por fios e tomadas. Caso a corrente esteja ativa, uma luz se ascenderá no interior do cabo da chave, alertando que não é seguro mexer naquele local;
- Chave combinada - é uma junção da chave de boca com a chave de roda, uma em cada lado das extremidades. Extremamente útil para resolver problemas ou fazer instalações automotivas e hidráulicas, também é recomendado carregar esse tipo de chave dentro do porta-malas do carro;
- Chave inglesa - possui uma função parecida com a da chave de boca, porém, contém um sistema de regulagem que permite uma abertura maior do equipamento. Logo, seu uso é mais abrangente, o que permite que essa chave seja usada em qualquer objeto que tenha parafusos ou porcas.
Alicates
Talvez o alicate seja a ferramenta mais versátil que você pode ter na sua caixa, uma vez que ele serve para apertar, dobrar, torcer, puxar, cortar, desencapar fios, entre outras funções. Existem tipos específicos de alicates para determinadas funções e existe o modelo universal, que é desenvolvido para cumprir todas elas.
Martelos
Os martelos são outro exemplo de ferramenta extremamente fundamental de se ter em casa, ou seja, não pode faltar na sua caixa! Eles são muito úteis não somente para montar móveis ou pendurar quadros, mas também para remover pregos de qualquer superfície.
Furadeiras
Como o próprio nome já sugere, essa ferramenta serve para furar qualquer superfície, desde a madeira até peças de granito, com uma precisão enorme, o que ajuda a reduzir as chances de ocorrer algum erro nesse processo. As furadeiras são muito úteis para na instalados de estandes, de quadros e na montagem de móveis em geral.
Parafusadeira
Assim como a furadeira, a parafusadeira também é uma das ferramentas mais imprescindíveis na sua caixa. Funcional e prática, essa ferramenta pode ser um substituto bem menos trabalhoso para chaves de fenda e phillips, uma vez que é mais fácil se apertar ou soltar parafusos encontrados basicamente em todos os lugares da casa. Atualmente, já é possível encontrar modelos de ferramentas que unem a função da parafusadeira e da furadeira, facilitando o trabalho e otimizando espaço na caixa.
Lixadeira
Exemplo de uma das ferramentas elétricas mais desejadas quando o assunto é poupar tempo e esforço, afinal, lixar qualquer superfície à mão pode ser uma tarefa cansativa e demorada, a lixadeira ajuda a tornar esse trabalho mais rápido, prático e seguro. Para usá-la basta comprar as lixas mais indicadas para cada superfície e adaptá-las ao equipamento.
Serra manual
Já a serra manual é uma ferramenta de corte muito usada na hora de cortar madeira, canos de PVC e até mesmo algum galho de árvore que possa cair ou representar algum tipo de ameaça. Existem diversos tipos de serras manuais no mercado atualmente, mas o serrote universal é o mais indicado de se ter na caixa de ferramentas de casa.
Serra tico-tico
Por último, mas não menos importante, a serra tico-tico é uma ferramenta muito boa para realizar trabalhos com cortes de madeira, uma vez que proporcionam mais precisão e firmeza na hora de realizar um trabalho. Ao fazer cortes retos, este equipamento pode trabalhar com acabamentos curvos ou circulares, ou seja, ela se adapta muito bem a diferentes necessidades.
Gostou do nosso post? Agora que você sabe o que colocar no seu kit básico de ferramentas para casa, a Nova Época Imóveis espera que você não passe mais aperto em momentos de necessidade!
Escrito por Mariana Carvalho