Lavanderia compartilhada: aprenda a usar da melhor maneira

05/04/2024min de leitura

Você já ouviu falar dnceito de lavanderia compartilhada? Muito comum em condomínios, mas também encontrada em estabelecimentos comerciais, esse tipo de lavanderia está se tornando uma tendência por oferecer praticidade aos moradores. Além disso, ela traz outras vantagens que tornam o empreendimento, quando localizado em condomo coínios, mais atrativo para venda ou locação.


Para quem ainda não conhece esse tipo de lavanderia, vamos explicar. Para quem mora em apartamentos, casas ou condomínios fechados e não tem muito espaço disponível, lavar roupas pode ser um desafio. A lavanderia é frequentemente uma parte da casa que ocupa muito espaço e muitas pessoas não sabem como organizá-la. Neste contexto, a lavanderia compartilhada é uma excelente solução para espaços reduzidos em condomínios.


Para manter a lavanderia compartilhada em bom estado, é importante que os usuários saibam como usá-la e os cuidados necessários. Ficou curioso para saber mais sobre lavanderias compartilhadas? Continue lendo, pois a Nova Época Imóveis vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Não deixe de nos seguir aqui no blog e nas nossas redes sociais para mais conteúdos sobre as tendências do mercado imobiliário.


O que é uma lavanderia compartilhada?


Geralmente instalada nas áreas comuns de condomínios ou casas, a lavanderia compartilhada tem ganhado espaço e está presente em diversos tipos de empreendimentos. É um serviço de lavagem de roupas disponível para todos os residentes do local. Atualmente, apartamentos mais compactos não possuem lavanderias super equipadas.


Além disso, é uma excelente opção para economizar tempo e recursos na hora de lavar roupas, já que oferece máquinas modernas e eficientes que suportam grandes volumes de roupas ao mesmo tempo. Outra vantagem é que o morador não precisa comprar lavadoras e secadoras, caso não queira, pois pode usar o espaço e equipamento compartilhados pelo condomínio, liberando espaço no imóvel.


Como funciona uma lavanderia compartilhada?


Com uma proposta de inovação e sustentabilidade, a lavanderia compartilhada pode ser utilizada pelos condôminos, que devem pagar uma taxa por uso ou uma taxa previamente estabelecida e aprovada em reunião condominial. Essas taxas cobrem os custos de lavagem e secagem.


Ao colocar as roupas na lavadora, o morador deve aguardar o término de cada ciclo, seja de lavagem ou secagem, para retirar as peças. Dependendo do sistema da lavanderia, o morador pode acompanhar todo o processo por aplicativo. Em lavanderias de alta performance, uma lavagem geralmente leva cerca de 35 minutos e a secagem, 45 minutos. No entanto, este é apenas um dos vários modelos disponíveis.


A seguir, vamos falar mais sobre os modelos mais utilizados no Brasil e que podem ser escolhidos para o seu condomínio.


Quais são os modelos de lavanderia compartilhada?


Cada condomínio pode optar pelo sistema que melhor atenda às necessidades dos moradores. No Brasil, os três principais sistemas de lavanderia coletiva são:


Pay per use (pagamento por uso)

 

Nesse caso, o condomínio cede o espaço para uma empresa que oferece o serviço. Isso geralmente tem um custo baixo para o condomínio, pois a manutenção e o sistema são de responsabilidade da empresa contratada. No entanto, este sistema não gera receita para o condomínio.

 

Compra

 

Através da compra, a administração do condomínio investe em equipamentos próprios. Assim, todo o lucro gerado pelos equipamentos pode ser revertido para o condomínio.

 

Locação

 

A locação é uma opção intermediária, pois não requer um alto investimento inicial. A manutenção está incluída no valor da locação e o lucro fica para o condomínio. Esta opção é ideal para locais com grande fluxo de uso.


Vantagens de ter uma lavanderia compartilhada no condomínio

 

  • Economia de espaço: A construção de uma lavanderia compartilhada elimina a necessidade de instalar sistemas de tubulação para lavanderias individuais em cada unidade, otimizando o espaço.
  • Economia de água: Os equipamentos modernos reduzem o consumo de água por ciclo, diminuindo a necessidade de lavagens para obter resultados eficientes.
  • Economia de energia: Máquinas de lavar domésticas são responsáveis por um dos maiores consumos de energia nos lares brasileiros. Com a lavanderia compartilhada, o condomínio pode controlar esses gastos em um único local.
  • Inovação: A lavanderia compartilhada traz um toque moderno e atrativo para o condomínio, valorizando o imóvel no mercado.
  • Manutenção facilitada: Quando bem planejadas e construídas, as lavanderias compartilhadas raramente apresentam problemas técnicos, facilitando a manutenção.
  • Sustentabilidade: A lavanderia compartilhada promove a redução do consumo de água e energia, tornando-se uma opção sustentável para condomínios preocupados com a ecologia.
  • Eficiência: Os equipamentos profissionais garantem maior eficiência e qualidade na lavagem e higienização das roupas.


Como podemos observar, procurar um imóvel em um condomínio com lavanderia compartilhada pode ser uma excelente opção para quem busca um espaço mais compacto e funcional.


A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado do post e compreendido como uma lavanderia compartilhada funciona! Não deixe de nos acompanhar aqui e nas nossas redes sociais para mais conteúdos sobre o mercado de imóveis, além de nos visitar em www.novaepoca.com.br para conhecer os imóveis que temos disponíveis!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":