Lifestyle: entenda o que é e como descobrir o seu

24/01/2024min de leitura

Você certamente já ouviu a expressão lifestyle, especialmente se você nos acompanha aqui no blog, mas o que de fato ela representa? Do que se trata esse termo amplamente aceito e difundido, especialmente no mercado imobiliário? Cada pessoa é reconhecida pelos seus traços de personalidade, características, valores e jeito. Logo, a maneira como consumimos, vivemos e nossos hábitos estão diretamente ligados ao nosso lifestyle.


Nesse cenário, podemos dizer que o lifestyle, ou estilo de vida, como é conhecido, é uma das decisões mais importantes da vida de qualquer um. Isso porque, primeiramente, envolve como você escolhe viver e como quer que os outros te vejam. Talvez por isso seja tão importante encontrar seu próprio estilo de vida. Ou seja, à primeira vista, o conceito de lifestyle pode ser interpretado como a relação entre pessoas e objetos ou ao tipo de consumo, porém, seu significado é um pouco mais amplo. 


Do ponto de vista da sociologia, ciência social que estuda a sociedade, os padrões das relações sociais e a cultura da cotidiana, o lifestyle é um meio de observar a maneira como o indivíduo lida com o ambiente onde está inserido, seus valores, atitudes, opiniões e padrões de comportamento. 


Mas, afinal, como identificá-lo e usá-lo para transmitir exatamente o que você deseja passar para as pessoas? Como ele interfere no local onde você mora? A Nova Época Imóveis trouxe esse post para te ajudar a entender um pouco mais sobre o estilo de vida e tudo o que envolve este tema, assim, fica mais fácil para você encontrar o seu! Não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais para mais conteúdos!


Afinal, o que é lifestyle?


Primeiramente, o lifestyle é um termo usado para descrever como você escolhe viver. Sua tradução para o português é “estilo de vida” e ele não trata somente da sua aparência ou do seu trabalho, mas também de como você passa seu tempo, onde frequenta e com o que gasta. Ou seja, é o conjunto de características, valores e personalidade que define o modo de vida de uma pessoa. 


Por conta disso, o estilo de vida pode variar muito de pessoa para pessoa, pois enquanto alguns preferem a solidão, outros prosperam na interação social. Por outro lado, alguns podem gostar de viajar e outros preferirem ficar em casa. Logo, o estilo de vida é a maneira que você escolhe para viver a sua vida. Trata-se de como você quer se sentir e quanto tempo e energia está disposto a dedicar a certas atividades.


Esse termo é muito usado para associar perfil de pessoas. Para ficar mais claro, basta pensar nas definições de lifestyle que estamos acostumados a ouvir, por exemplo, uma pessoa que preza pelo cuidado da saúde, com alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos, é comumente associada a um “estilo de vida mais saudável”, certo? 


Para quem prefere programações caseiras, morar em um condomínio com área de lazer completa pode ser perfeito para o seu estilo de vida. O principal sobre as suas escolhas é que elas façam sentido para quem você escolhe ser, não apenas somente com o que as outras pessoas pensam de você.


O que de fato define o lifestyle?


Conforme comentamos mais acima, a maneira como escolhemos viver diz muito sobre nosso lifestyle. Portanto, um tipo de lifestyle pode ser definido por um conjunto de atitudes, preferências, valores e hábitos associados a uma pessoa ou a um grupo. Por conta disso, existem diversos tipos de lifestyle subentendidos na nossa cultura e sociedade. Sociologicamente, o estilo de vida é estudado com frequência em relação a características sociais e os efeitos dos padrões de estilo de vida sobre nossa saúde emocional e física.


Segundo o Dicionário de Sociologia, de Allan G. Johnson, o termo lifestyle é definido como “um padrão que inclui todos os tipos de bens e serviços que as pessoas usam, além do gosto pela música, arte, cinema e outros produtos culturais e escolhas de atividades de lazer”. 


Como descobrir meu lifestyle?


Existem muitas maneiras de descobrir nosso próprio estilo de vida: por tentativas e erros, ouvindo com atenção quando os outros falam de si ou pensando profundamente em nós mesmos. No entanto, a melhor maneira de fazê-lo é com a ajuda de exercícios de autorreflexão. Por isso, para descobrir seu estilo de vida, é importante fazer algumas reflexões, afinal, cada pessoa tem suas próprias características, personalidades e valores. O primeiro passo aqui é procurar perceber quais os seus gostos e suas preferências. Aqui vamos listar algumas perguntas que podem te ajudar com isso:

 

  • O que você mais gosta de fazer no seu tempo livre?;
  • Você tem hobbies? Quais?;
  • Gosta de arte?;
  • Participa de algum clube ou grupo?;
  • Quais os seus hábitos? E como é sua rotina?;
  • Você tem preferência por algum assunto específico?;
  • Com qual estilo você se identifica (clássico, minimalista, moderno, sustentável, vintage, entre outros)?


Para se aprofundar ainda mais nisso, você ainda pode pensar em perguntas que se faz quando se quer conhecer as preferências de alguém, por exemplo:

 

  • Viagem – prefere ilha, montanha ou praia?;
  • Prática de exercícios/esportes – prefere corrida, esportes radicais ou academia?;
  • Lazer – prefere museu, parque, clube, cinema ou shopping?


Quais os tipos de lifestyle?


Agora que entendemos melhor o que é o estilo de vida e como definir o seu, apontaremos quais os principais tipos de lifestyle, assim, você pode conhecer cada um e, baseado nos seus gostos e preferências, pode entender qual o que mais se encaixa com você.


Estilo de vida minimalista


Costuma incluir pessoas que se sentem bem vivendo com pouco ou apenas o que é extremamente necessário. Ou seja, elas são contra excessos em vários aspectos, principalmente contra o consumo exagerado. Garantir apenas o indispensável é a palavra de ordem de uma pessoa que tem um estilo de vida mais minimalista. Essas pessoas preferem imóveis mais compactos. 


Estilo de vida sofisticado


Já essas pessoas escolhem viver o oposto das pessoas com o lifestyle citado acima, ou seja, gosta de extravagâncias, preza por exclusividades, costuma frequentar restaurantes de alta gastronomia, tem requinte e bom gosto nas suas escolhas. Por isso, essas pessoas preferem morar em apartamentos de alto padrão ou de luxo, que conferem a elas uma vida mais sofisticada, que conta com muita tecnologia. 


Estilo de vida sustentável


A marca mais presente na vida de pessoas que têm um estilo de vida sustentável são as práticas do dia a dia. Por exemplo, em casa essas pessoas costumam separar o lixo orgânico e economizar água e luz. Já no trabalho, usam o mínimo de papel possível, além de um único copo, ajudando a evitar o desperdício de copos descartáveis, entre outras coisas. Essas pessoas vão procurar por apartamentos localizados em condomínios que fazem coleta seletiva, por exemplo. 


Estilo de vida saudável


Quem adota um estilo de vida mais saudável preza por uma rotina onde possam fazer exercício, testando aspectos essenciais do seu corpo, como a resistência, a força, o condicionamento físico, a flexibilidade, entre outros. Esportes, crossfit, musculação, lutas e corridas são algumas das principais modalidades esportivas dessas pessoas. Por isso, elas prezam por morar em lugares perto de academias, praças, parques ou até mesmo da praia.


Estilo de vida holístico


Esse é um estilo de vida que tem como base terapias holísticas para tratamento ou crescimento pessoal. Logo, quem o adota entende que o corpo e a mente precisam estar alinhados e não podem ser vistos individualmente. Esse tipo de pensamento é seu guia para lidar com todos os aspectos da vida, tanto pessoal quanto profissional. 


Estilo de vida vegano


Como o nome mesmo já sugere, mais do que somente uma dieta, o veganismo está fundamentado em questões políticas que defendem, acima de tudo, a vida animal. A escolha dessas pessoas por não se alimentar deles e de seus derivados ou não consumir nenhum tipo de produto feito, ou testado em animais vai muito além da comida, guiando suas escolhas diárias.


Como podemos perceber, adotar um lifestyle pode ser de grande ajuda para cuidar do corpo e da mente. Além disso, também pode se mostrar um grande aliado na hora de escolher um imóvel para morar, afinal, sabendo e conhecendo seu estilo de vida você pode compreender melhor suas necessidades e preferências, o que torna essa escolha mais fácil.


A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado do post e se identificado com um dos estilos de vida citados aqui! Se você está procurando por um imóvel, não deixe de conferir nosso site e nossas redes sociais, temos os mais variados imóveis em diversas regiões do Rio. Vamos realizar esse sonho juntos!
 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":