Market Share: entenda o que é e como aplicar esse conceito na imobiliária

28/09/2022min de leitura

Se você acompanha nossos posts aqui no blog ou trabalha com mercado imobiliário certamente já ouviu falar do termo market share, mas você sabe o que, de fato, ele significa? Entender esse conceito é fundamental para que sua imobiliária tenha a oportunidade de obter mais participação no mercado e, consequentemente, se destacar com mais resultados nas vendas. Por isso, é muito comum que gestores e profissionais do segmento estejam interessados em saber mais sobre o tema.


Traduzido do inglês, o termo market share significa quota ou participação de mercado. O resultado do cálculo do market share é a fatia do mercado que sua empresa possui em determinado tempo. Ou seja, ele representa a participação de vendas, medida em porcentagem, que uma empresa possui de mercado dentro de sua indústria de atuação e em comparação com seus concorrentes. Por isso, essa questão é muito importante para as empresas desse segmento. 


Por ser um tema importante e como algumas pessoas podem não estar familiarizadas com ele ainda, a Nova Época Imóveis resolveu fazer esse post com todas as informações mais importantes, além de falar sobre a importância desse conceito e como ele pode ser calculado. Em caso de dúvidas entre em contato com um dos nossos profissionais e para mais informações importantes sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir os outros conteúdos que temos disponíveis aqui no blog!


O que é market share?


O market share não passa do referencial do percentual que uma empresa possui referente ao volume de vendas, ou grau de participação, em determinado nicho onde ela atua e em comparação com seus concorrentes, conforme comentamos acima. Ou seja, é a fração de mercado controlada pelo negócio. Esse indicador de mercado costuma ser muito acompanhado e serve como uma ótima base para mostrar o grau de competitividade da empresa em seu setor.


É importante analisar o market share junto com a participação da sua imobiliária no mercado, a variação do mercado e dos seus concorrentes no mesmo período com a sua empresa. Sem essa comparação fica complicado mensurar seu crescimento. Nesse contexto, é importante planejar e estabelecer metas para que sua empresa tenha tanto crescimento quanto suas concorrentes, por isso também é importante definir qual mercado você deseja atingir.


Qual a importância de entender e calcular o market share?


O conhecimento do conceito de market share é essencial por diversos motivos, afinal, a compreensão da sua participação no mercado e o panorama em que sua companhia está inserida são fundamentais para a definição de marketing. O maior interesse que os investidores e analistas têm em acompanhar a participação de mercado é saber como andam as vendas da empresa em relação aos concorrentes e ao seu setor. 


Além disso, o market share vai muito além de uma métrica somente financeira, ele alcança também aspectos comerciais, mercadológicos e logísticos. Basicamente é uma bússola do cumprimento da visão da empresa e, com isso, sua ascensão simboliza pressão sobre a concorrência, assim como sua queda indica que algo está errado na produção, propaganda ou distribuição dos seus produtos ou serviços. 


Assim como outros indicadores de performance, ou KPIs, o market share não deve ser analisado de maneira isolada, mas junto a outros referenciais, como taxa de churn, ticket médio, taxa de conversão e índice de engajamento. Ao ser bem interpretado, esse cálculo pode ser o ponto de partida para a compreensão das fraquezas, ameaças, pontos fortes ou oportunidades de crescimento do negócio. 


Quais os fatores considerados no market share?


O market share vai além do cálculo sobre o volume de vendas ou sobre o valor e seus percentuais de acordo com o período ou região. Quando aplicado de maneira mais profunda, o market share pode oferecer detalhes interessantes e importantes sobre a atuação das empresas de um segmento do mercado. Dentre os fatores considerados no market share, estão:

 

  • Atividade do cliente;
  • Índice de vendas;
  • Penetração no mercado. 


Como o market share pode ser calculado?


Como dissemos mais acima, o cálculo do market share é bem simples. Agora vamos dar um exemplo prático para ajudar na compreensão desse cálculo. Por exemplo, imagine que sua empresa vendeu 7 imóveis em um determinado período de tempo e que o número total de imóveis vendidos de todo o segmento que sua empresa atua tenha sido de 700 nesse mesmo período. 


Você sabe como saber sua participação no mercado nesse caso? Basta fazer o seguinte cálculo:


           (7 imóveis vendidos pela empresa / 700 imóveis vendidos pelo mercado) * 100 = 1%


Como já dissemos, o market share é dado em porcentagem e, no exemplo que demos acima, a participação de mercado é de 1%. Ou seja, isso significa que a cada 100 imóveis vendidos nesse segmento, pelo menos um foi comercializado pela sua empresa. 


Como aumentar o market share de maneira sustentável?


1. Investimentos assertivos em marketing


Para muitas empresas, especialmente para aquelas que ainda estão em consolidação no mercado, é necessário que as pessoas conheçam e confiem nos seus produtos ou serviços. Nesse contexto, uma das melhores estratégias para fazer isso, de forma sustentável e duradoura, é o investimento em marketing e propaganda. 


2. Preços competitivos


Essa estratégia é uma grande impulsionadora do market share, no entanto, ela não fideliza os clientes. O ideal é usá-la em conjunto com as outras estratégias aqui citadas, dessa forma, é possível que os ganhos se tornem sustentáveis a longo prazo. 


3. Inovação


Outra estratégia inteligente para se destacar diante da concorrência é trazer novidades e agir de forma diferente, mas sempre pensando nos clientes. 


A Nova Época Imóveis espera ter esclarecido o assunto, mas no caso de dúvidas ou se você quiser saber mais, entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para te ajudar com o que você precisar! Nosso objetivo é, além de realizar sonhos juntos, te ajudar a entender o mercado imobiliário para tornar sua experiência o mais segura e tranquila possível. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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