Marketing de indicação: saiba como funciona essa prática para corretores

29/12/2022min de leitura

É fato que para as empresas que desejam se diferenciar e se destacar no mercado é fundamental investir em boas estratégias de marketing. Mas isso não vale apenas no âmbito digital, é importante que a empresa analise onde faz mais sentido aplicar verba, a partir do segmento em que atua, assegurando mais oportunidades de crescimento e lucratividade. Uma forma sutil, mas eficiente, de fazer isso é através do marketing de indicação.


O segmento de imóveis é conhecido por ser um dos mais competitivos e relevantes da nossa economia, o que faz com que empresas e profissionais do ramo consigam ter ótimos resultados quando usam de boas e mais assertivas estratégias. Por isso, se você trabalha com o mercado imobiliário, é fundamental entender como funciona o marketing de indicação para imobiliárias. 


Quem nunca comprou um produto após receber a indicação de um amigo sobre ele? Pode ser pela qualidade, pelo preço ou pelo atendimento dos vendedores, mas independentemente do caso tem a ver com o marketing de indicação, provavelmente uma das ferramentas mais eficazes de vendas. É graças ao marketing de indicação que os influenciadores digitais fazem tanto sucesso, pois é um tipo de propaganda que gera uma venda além do produto ou serviço vendido.


Quer saber mais sobre essa estratégia, como ela funciona e as vantagens de usá-la nos seus negócios imobiliários? A Nova Época Imóveis preparou esse conteúdo com tudo o que você precisa saber para traças as melhores estratégias e ser referenciado pelos seus clientes. Para mais informações ou em caso de dúvidas não hesite em falar com um dos nossos corretores e para mais informações sobre o mercado imobiliário não deixe de conferir nosso blog!


O que é marketing de indicação?


O marketing de indicação nada mais é do que o famoso “boca a boca” e é a principal forma de propaganda para muitos segmentos de vendas. Se trata da referência dada de um cliente para o outro sobre um produto ou serviço, que pode ser uma indicação boca a boca, uma marcação em um post nas redes sociais da marca ou um review sobre o produto com publicação na internet. 


Diferente do que muitos pensam, esta estratégia precisa sim de investimento, mas em outras partes do processo, para que o resultado valha à pena. Atualmente, já é possível comprar um produto ou serviço pela internet com mais facilidade, principalmente considerando que as grandes empresas têm oferecido benefícios muito vantajosos para quem realiza compras online ou baixa seus aplicativos. 


No entanto, a internet trouxe uma nova prática relevante no comportamento do consumidor na hora da compra: a pesquisa da organização por trás daquela venda. Uma pesquisa apontou que 92% das pessoas confia em indicação, principalmente de pessoas conhecidas. Quando a indicação vem de um familiar ou amigo, o consumidor se torna pelo menos quatro vezes mais propenso a comprar um produto. Por isso, é fundamental dominar o campo do marketing de indicação, pois trará mais sucesso para suas vendas.


Quais os pilares do marketing de indicação?


Para usar dessa estratégia, é importante primeiro conhecer seus pilares. O primeiro ponto é a formação de um programa específico para isso, onde serão determinadas regras, recompensas e assim por diante. Com isso montado, é hora de definir os canais, ou meios de comunicação, que você vai usar para se comunicar com esse programa para os seus clientes. 


Feito tudo isso, o terceiro elemento é o momento da execução, ou seja, a hora certa na qual você vai entrar em contato para oferecer serviços ou pedir indicação de algum conhecido, por exemplo. Uma dica para isso é fazer esse contato logo após encerrar uma negociação proveitosa. Por último, temos a recompensa. Ela deve ser alinhada com o setor financeiro e pode ser um desconto em algum serviço ou algum mimo, por exemplo.


A escolha da recompensa vai depender do quanto essa indicação pode te trazer de retorno e de como está seu caixa, claro. Uma observação importante é que, no caso de descontos maiores e de ofertas de serviços gratuitos, a recompensa só pode valer se a indicação fechar o negócio.


Como montar um programa de marketing de indicação?


Um dos maiores diferenciais dessa estratégia é que ela não precisa de um investimento direto. Para que ela funcione, outras ações, que dependem de financiamento, são necessárias, como a experiência do cliente, por exemplo. Isso porque um cliente que se sente bem atendido e assistido facilmente vai recomendar seu negócio a um amigo ou parente, além de falar bem dele nas redes sociais. 


Para te ajudar a aplicar esse recurso na sua empresa, reunimos algumas dicas:


1. Invista em experiência do cliente


Essa é uma necessidade que envolve todo o mercado independente do segmento e as organizações estão cada vez mais conscientes sobre a relevância da opinião dos consumidores e da importância que eles dão para quem lhes dá ouvidos. Por isso, esse tipo de ferramenta é indispensável na hora de colher furtos do recurso das indicações. 


A área da experiência do cliente, mais conhecida como Customer Experience, é uma das que mais crescem e exigem a profissionalização atualmente. Isso só demonstra a grande oportunidade que é investir neste setor, proporcionando o aperfeiçoamento e a inovação necessários para qualquer negócio.


2. Produza conteúdos de qualidade nas redes sociais


Outra grande parceira do marketing de indicação é o marketing de conteúdo. Os corretores de imóveis podem criar um perfil profissional nas principais redes sociais e usá-las para compartilhar conteúdo de qualidade. Esse conteúdo pode ser um blog da imobiliária, caso faça parte da sua estratégia, ou somente a divulgação de notícias relevantes relacionadas ao mercado, ou à profissão. 


Esse é um tipo de ação que comprova ao cliente que o profissional é engajado e atualizado sobre o setor onde atua, procurando se manter sempre informado e preocupado em levar sempre informações importantes para quem faz negócios com ele. O mais ideal aqui é construir uma estratégia de conteúdo e segui-la, respeitando horários e definindo prazos. 


3. Incentive sua promoção com ajuda de clientes


Muitas vezes os clientes fazem isso naturalmente, mas também não custa nada pedir. Quando se oferece um bom serviço e experiência, o corretor se sente mais à vontade para sugerir a indicação. Se essa abertura não existir, ainda é possível oferecer um bônus ou desconto ao cliente que levar um amigo ou familiar até a empresa, por exemplo.


Isso pode funcionar, ainda, como um benefício para a imobiliária realizar parcerias com outras empresas de diferentes segmentos, como arquitetura, design de interiores, entre outros. Dessa forma, as duas empresas podem se beneficiar do processo e ampliar a carteira de clientes. 


4. Faça bom uso da CRM


Nossa última, mas não menos importante, dica é: não seja o tipo de profissional que, após fechar o negócio, esquece o cliente. Lembre-se que o pós-venda é tão importante e relevante quanto qualquer outra fase da venda. Afinal, quem não gosta de se sentir lembrado e querido? Podemos te afirmar, com certeza, que seu cliente preza por isso!


Por isso, não deixe de estar presente e usar o CRM a seu favor. Por exemplo, após fechar um contrato, se a comissão permitir, envie um presente de boas-vindas ao proprietário! Ele está completando um ano no imóvel novo? Mande um mimo simbólico para ele saber que você está sempre ali para o que precisar! Não precisa ser nada exagerado, o objetivo aqui é somente se mostrar presente, sem ser inconveniente, e fortalecer esse relacionamento a longo prazo. 


Gostou do nosso post? Entendeu a importância da estratégia de marketing de indicação para o sucesso da sua carreira? Para mais dicas sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog, estamos cheios de conteúdos por lá! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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