Mercado imobiliário: entenda como aproveitar as melhores oportunidades

22/01/2024min de leitura

Vamos falar um pouco sobre o mercado imobiliário brasileiro no ano de 2024? O setor imobiliário se apresenta como uma oportunidade atrativa para investigadores devido a alguns fatores, como a perspectiva de queda na taxa Selic, que começou em agosto de 2023 e pode resultar em juros mais baixos, passando de 11,75% ao ano para 9% ao ano até o final desse ano. Esse cenário é muito propício para o surgimento de novos empreendimentos e reflete a solidez demonstrada pelo setor no segundo semestre de 2023.


Além disso, esse ano tem chances promissoras de recuperação da demanda reprimida entre 2020 e 2022, decorrente das incertezas da pandemia, contribuindo para o otimismo no mercado imobiliário. Depois de alguns anos, parece que o momento turbulento pelo qual a economia estava passando, com as crises e a inflação, começa a se estabilizar. Previsões de que a taxa de desemprego caia e as oportunidades no mercado imobiliário voltem a aparecer nos próximos anos. Por isso, se você pretende investir seu dinheiro, essa é a hora ideal!


Para se envolver com o mercado imobiliário e tirar maior proveito desse investimento, é importante estar preparado. Esse setor pode oferecer mais oportunidades este ano, porém, você ainda precisa saber como recebê-las da forma certa. Pensando nisso, a Nova Época Imóveis trouxe esse post para te ajudar no momento que você for investir no mercado imobiliário para ser bem-sucedido! E não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais conteúdos importantes sobre esse setor!


Dicas para aproveitar as oportunidades do mercado imobiliário


Busque investir nas áreas em desenvolvimento


De maneira geral, as regiões em fase de crescimento costumam ser os melhores lugares para buscar as oportunidades do mercado imobiliário, às vezes mais do que nas grandes metrópoles. O principal motivo para isso é que, com a melhoria da estrutura local, vem junto uma valorização consistente do preço de determinado imóvel. 


O motivo disso é que a superpopulação dos centros urbanos faz com que empresas e muitas pessoas migrem para cidades próximas, buscando um ambiente menos caótico. Para atender essa migração, as imobiliárias constroem imóveis que você pode investir. Enquanto essa tendência continuar crescendo, sempre haverá espaço para a valorização das propriedades.


Saiba compreender o melhor momento para pagar à vista


Com o momento de saída da crise se formando, isso o torna muito vantajoso. Isso porque além de haver uma garantia maior do que as propriedades vão subir de valor e que haverá demanda de aluguéis e compras futuras. Além disso, como algumas das condições econômicas de baixa ainda persistem, aqui surge outra oportunidade forte para investir em imóveis com preços razoáveis.


Aproveitar esse momento ainda fará com que você economize bastante a longo prazo, afinal, não precisará se preocupar com juros de parcelamento e reajustes. 


Lembre-se que imobiliárias possuem produtos em estoque


A melhor parte de passar pelo fim de uma crise é que tudo que não foi vendido até então, continua disponível para venda. Isso significa que não há escassez de produtos, o que aumentará o número de oportunidades do mercado imobiliário. Dependendo do local, pode até ser possível comprar um imóvel com alguma imobiliária que negocia preços mais atrativos.


Mesmo que você não consiga nada abaixo do valor de mercado, certamente o retorno do seu investimento ainda promete ser bem alto, o que faz valer à pena.


Dicas do que você deve ficar de olho esse ano


Imóveis residenciais


No atual cenário, com a queda da taxa Selic, o segmento residencial se destaca com duas perspectivas importantes, sendo o primeiro o fato de os investimentos tenderem a direcionar seus recursos para o mercado imobiliário em busca de melhores rendimentos, principalmente quando a renda fixa não oferece recursos atrativos. O relaxamento monetário representado pela queda da Selic favorece muito a demanda por ativos reais, como imóveis.


A redução de juros ainda impacta positivamente os compradores que vislumbram comprar imóveis para usufruir, ampliando suas opções ao possibilitar que faixas de renda mais baixas acessem empreendimentos que antes eram fora de alcance. Esse efeito se mostra particularmente evidente no segmento popular do mercado residencial, impulsionado pelas novas faixas do programa Minha Casa, Minha Vida. A previsão é que esse setor seja dominante em 2024, influenciando significativamente novos projetos imobiliários.


Prédios corporativos


Após o início da pandemia em 2020, muitas empresas passaram a adotar o trabalho remoto, resultando em devoluções de escritórios locados. Em 2023, houve a consolidação do retorno ao trabalho presidencial, principalmente em escritórios de alto padrão localizados em centros de negócios principais. Esses espaços já recuperaram o nível de ocupação pré-pandemia, indicando uma boa estabilidade no mercado imobiliário corporativo.


Logística


O setor de logística emergiu como uma exceção que vai se mostrar resiliente, experimentando relativa estabilidade se em comparação com outros segmentos. Embora não haja indicadores de recuperação especulados, tampouco existem sinais de estagnação. Os armazéns continuam a se expandir de maneira consistente, impulsionados por uma demanda crescente.


O momento atual ainda é marcado por uma expansão contínua das compras online, levando os principais jogadores deste setor a se adaptar às melhores práticas de gestão de estoque e a competirem para garantir entregas cada vez mais rápidas.


Shoppings e hotéis


Após enfrentarem desafios durante a pandemia, os setores de shoppings e hotéis também estão previstos para se destacarem em 2024. Ambos enfrentaram interrupções em projetos durante a crise, demandando grandes esforços para reativar empreendimentos parados e realizar novos investimentos para atender à crescente demanda.


Essa recuperação em 2023 não foi suficiente para preencher completamente esse espaço, levando a uma expectativa positiva para projetos ainda em andamento e novos empreendimentos no próximo ano. 


Gostou das nossas dicas? A Nova Época Imóveis espera que você possa aproveitá-las e fazer os investimentos certos! Se você está procurando por um imóvel para morar, não deixe de conferir nossas opções em www.novaepoca.com.br
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":