Microapartamento: saiba mais sobre essa tendência imobiliária em ascensão

16/08/2023min de leitura

Quem acompanha o blog da Nova Época Imóveis está cansado de saber que o mercado imobiliário é um setor que está em constante mudança, sempre se adaptando para suprir as necessidades da população. Uma dessas novas tendências, que apresenta vantagens para as pessoas que procuram economizar e, ao mesmo tempo, desejam continuar vivendo com conforto e bem-estar, é o microapartamento.


Os microapartamentos são uma tendência recente que não devem perder força tão cedo, pois são cada vez mais procurados nas grandes cidades e metrópoles. Isso porque a diminuição do tamanho dos apartamentos não significa necessariamente perda de qualidade de vida e acaba sendo a realidade de muitas pessoas que desejam mais praticidade e minimalismo na rotina. Além disso, esse tipo de imóvel oferece uma série de vantagens para o morador através das áreas comuns do condomínio. 


Resultado de mudanças culturais e sociodemográficas, ecológicas e urbanísticas, o microapartamento é um imóvel que atrai muito bem quem busca por independência, praticidade, bom custo-benefício e boa localização. Quer saber mais sobre esse novo tipo de imóvel residencial ou entender como traçar o perfil dos clientes que preferem viver nesse tipo de moradia, que costuma girar em torno de 30 m² de área? Então chegou ao lugar certo.


A Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, esteja você interessado em comprar ou alugar um imóvel desse tipo, investir nele ou vendê-lo. Aqui vamos explicar porque esse tipo de imóvel residencial tem sido cada vez mais procurado, além de onde encontrar imóveis desse tipo. Para mais conteúdos e dicas importantes do mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog!


Afinal, o que é microapartamento?


Microapartamento é um tipo de apartamento bem compacto, podendo variar entre 10 m² e 40 m², geralmente sem divisórias de cômodos. Porém, não precisa ficar espantado, pois essa economia de espaço não significa que o ambiente é mal planejado, já que as unidades são bem modernas e equipadas. Nesse contexto, é comum que o banheiro e a cozinha tenham mobílias planejadas para uso.


Já no caso de quem se preocupa com lazer e outras atividades diversas, como lavar roupa, é possível aproveitar dessas comodidades nas áreas comuns do condomínio. Isso porque piscina, lavanderia, coworking, áreas gourmet e academia são algumas das áreas disponíveis para os moradores usufruírem quando desejarem, dependendo das características do condomínio escolhido. 


Essas facilidades ajudam a deixar o dia a dia dos moradores menos corrido, além de suprirem as necessidades que poderiam ser prejudicadas de alguma forma ao morar em um apartamento menor. Em alguns condomínios mais modernos ainda é possível encontrar lojas e mercados. Logo, existem muitas estratégias adotadas atualmente nesses tipos de empreendimentos para facilitar a vida dos moradores de microapartamentos, como espaços equipados e localização com boa infraestrutura.


Entenda porque a procura desse tipo de imóvel tem aumentado


Agora que conseguimos compreender o que constitui os microapartamentos, é importante entender porque eles são tão procurados atualmente. E primeiro lugar, podemos dizer que essa alternativa é atrativa por ser mais barata que as outras opções de imóveis. Por conta do seu tamanho, é possível encontrar valores que se encaixam em diferentes orçamentos no mercado. 


Com isso, os microapartamentos podem servir para pessoas que querem morar sozinhas, com privacidade e baixo orçamento, por exemplo. Isso porque, nessa situação, não vai ser necessário dividir o imóvel para reduzir os custos recorrentes dividindo-os com um colega. Isso acontece principalmente em grandes cidades e metrópoles, como Rio de Janeiro e São Paulo, onde o custo de vida pode ser alto em algumas regiões. 


Muitas vezes, os indivíduos que moram nas grandes cidades passam a maior parte do tempo fora de casa e não precisam de espaços muito amplos. Ou até ficando bastante em casa, algumas rotinas não exigem muitos cômodos, pois um espaço menor já é suficiente para viver bem e confortavelmente. Além disso, os microapartamentos costumam ficar localizados em áreas com boa infraestrutura, como perto de instituições de ensino, ambientes de lazer e oportunidades de trabalho. Isso ajuda a tornar o cotidiano mais tranquilo e confortável.


Entenda qual o perfil de morador dos microapartamentos


Até compreendemos como funcionam os microapartamentos e sua crescente procura, mas é preciso ter em mente também que eles se encaixam melhor em determinados perfis de moradores. Quem tem uma família grande ou pretende dividir o espaço com muitas pessoas, por exemplo, não costuma se atrair muito por essa solução de moradia. Isso porque, devido ao seu tamanho, os microapartamentos costumam oferecer comodidade para uma ou, no máximo, duas pessoas. 


Portanto, esse imóvel costuma ser mais interessante para jovens estudantes que estão saindo de casa com o desejo de independência ou solteiros que estão ingressando no mercado de trabalho e não se importam com o tamanho da casa. Jovens casais sem filhos também costumam se adaptar bem ao espaço desse tipo de residência. Já no caso de pessoas com filhos, elas podem sofrer com a restrição de espaço, pois as crianças não vão ter muita área disponível para gastar energia. 


Além disso, a privacidade também acaba sendo prejudicada nesse tipo de imóvel, tendo em vista que existe um espaço menor para usufruir. Em um âmbito geral, para pessoas que desejam ter mais praticidade no dia a dia, o microapartamento é uma ótima escolha. Por ser mais compacto, é um espaço fácil de limpar, o condomínio tende a oferecer uma estrutura completa e ainda é possível pagar menos com esse tipo de moradia. 


Quais as vantagens de escolher morar em um microapartamento?


Acessibilidade


Um dos principais benefícios de escolher esse tipo de moradia é, sem dúvidas, a acessibilidade do local onde ele se localiza. O acesso facilitado ao transporte público de qualidade, como metrô, é um dos fatores mais importantes na decisão do comprador e, por isso, quanto melhor localizado, melhor o custo-benefício de um microapartamento.


Praticidade


Outro fator muito importante na hora da tomada de decisão do comprador que é uma das vantagens de escolher o microapartamento é a praticidade. Nesse caso, ela está relacionada à localização, aos espaços comuns e ao fato de o imóvel ser pequeno, o que torna essa opção habitacional simples, muito aconchegante e confortável para seus moradores. 


Otimização de espaços


Conforme comentamos alguns itens acima, esse tipo de moradia é mais voltado para pessoas solteiras ou casais mais novos, sem filhos. Esse tipo de público não vê a necessidade de imóveis grandes, caros, com localização ruim e serviços comuns escassos. Com isso, os microapartamentos, que valorizam múltiplas funções em áreas comuns, permitem otimizar os espaços internos e externos. 


Qualidade de vida


Morar perto do trabalho, evitar horários de pico no trânsito e ter locais próximos de casa para lazer, compras, práticas de esportes e confraternização ajudam a melhorar a qualidade de vida, tornando o dia a dia das pessoas menos estressante. Esse é outro benefício de escolher morar em um microapartamento. 


Valor


Por último, mas não menos importante, outro aspecto determinante na escolha desses tipos de imóveis é o valor e a redução da oferta de terrenos em capitais. Uma propriedade grande em uma localização valorizada teria um preço final bem elevado, o que acabará inviabilizando a venda para alguns públicos. Já no caso dos microapartamentos, eles tornam essas regiões mais acessíveis para essas pessoas. 


Atualmente, a concepção de luxo está muito mais ligada a ter qualidade de vida e um cotidiano menos estressante do que a morar em imóveis grandes às custas de reduzir a satisfação pessoal com outras questões no dia a dia. Isso torna esse tipo de empreendimento muito associado à vida urbana, sendo mais encontrado em grandes cidades e regiões metropolitanas. 


Logo, diversos compradores optam por espaços internos reduzidos com o benefício de estarem em uma localização mais privilegiada, tendo a oportunidade de desfrutar com comodidade os recursos externos oferecidos tanto pelo próprio condomínio quanto pela região onde o imóvel fica localizado. 


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis espera ter tirado suas dúvidas. Não deixe de conferir nossos imóveis no site e nas redes sociais
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":