Mini casas: entenda o que é este conceito e suas vantagens

12/05/2023min de leitura

Você já ouviu falar do termo tiny houses? Traduzindo do inglês, significa mini casas e se você ainda não está familiarizado com este conceito, chegou ao lugar certo! Se tornando uma tendência cada vez maior da arquitetura ultimamente, as mini casas reúnem características muito interessantes para quem tem como objetivo adotar hábitos mais sustentáveis e está cada vez mais presente no Brasil. 


Essa tendência veio para mudar a vida de milhares de pessoas, proporcionando um estilo de vida mais simples, minimalista e, como dissemos mais acima, sustentável. A ideia desse tipo de construção nasceu nos Estados Unidos. Jay Shafer, criador da ideia, construiu uma mini casa de aproximadamente 8 m² em 1999. Foi essa pequena casa que resultou na sua ideia de remover todas as partes desnecessárias de um imóvel, criando, assim, espaços mais sustentáveis.


Você já ouviu falar do termo? Quer entender mais do assunto? Então fica aqui com a gente porque a Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber para entender mais do assunto, além das vantagens de escolher uma mini casa como lar. Em caso de dúvidas ao final desse texto, não hesite em falar com um dos nossos profissionais que estão sempre à disposição para ajudar com o que for preciso. Não deixe também de conferir nosso site com mais de 17 mil opções de imóveis de todos os tipos!


O que são as tiny houses?


Para compreender o conceito das mini casas, é importante termos em mente primeiro que existe um movimento crescente de pessoas que procuram reduzir o impacto ambiental com um estilo de vida mais minimalista. Com isso, as mini casas têm como conceito um movimento social que promove o minimalismo não só nas moradias, mas também no estilo de vida, tendo como objetivo aproveitar espaços mais compactos da melhor maneira possível e prezando sempre pela sustentabilidade. 


Podemos concluir que a filosofia por trás das mini casas preza, principalmente, por uma vida mais simples, com hábitos de consumo conscientes e mais próximos da natureza. Esse estilo de moradia conseguiu seu destaque na arquitetura com suas construções mais econômicas e, consequentemente, mais ecológicas. 


Indo muito além de mini casas, o movimento das tiny houses surgiu para que mais pessoas pudessem abraçar um estilo de vida mais simples e sustentável, com melhor qualidade de vida e menos custos com moradia. Não existem regras para construir uma mini casa, porém, existem muitas dicas de como construir um imóvel desse tipo que atenda a todas as necessidades dos moradores e que sejam sustentáveis. 


Quais as vantagens de morar em uma mini casa?


Sustentabilidade


Uma das primeiras, e mais óbvias, vantagens de escolher morar em uma mini casa é a sustentabilidade. Um dos pilares do movimento das tiny houses é o consumo mais consciente e, por isso, a sustentabilidade é aplicada na construção desse tipo de imóvel. Suas obras costumam ser desenvolvidas com base na baixa produção de resíduos, no uso inteligente dos materiais e na economia de recursos.


Com isso, as mini casas são construídas em módulos. Os módulos, já prontos, ajudam a contribuir para a redução de resíduos nas obras e tornam a casa ainda mais versátil. As casas modulares têm a possibilidade de expandir a planta agilmente, sem a necessidade de grandes obras, e se adaptam muito bem a diferentes tipos de terrenos.


Qualidade de vida


Além de mais sustentável e consciente, o estilo de vida minimalista ainda incentiva uma rotina mais saudável. A funcionalidade das tiny houses ajudam a tornar a vida muito mais prática, o que garante menos tempo gasto com coisas desnecessárias no dia a dia e mais tempo livre para passar com quem você ama ou fazendo outras coisas.


As mini casas também são conhecidas por proporcionarem a sensação de aconchego com seus espaços mais compactos. É comum as pessoas acreditarem que espaços compactos são sinônimo de aperto, mas essa construção é totalmente planejada, ou seja, feita para aproveitar cada cantinho da melhor maneira possível para otimizar os ambientes.


Oportunidade de criar uma construção móvel


Outra vantagem importante das mini casas é a possibilidade de criar uma construção móvel, o que é uma ótima opção para nômades digitais, ou seja, quem gosta de viajar ou ter mais liberdade no dia a dia. Em casos assim, o minimalismo vai além da moradia e pode transformar o estilo de vida, trazendo a funcionalidade para se viver bem apenas com o suficiente, sem exageros. 


Construção rápida


Como dissemos alguns itens acima, as mini casas são feitas a partir de módulos pré-fabricados e, por isso, seu tempo de obra é drasticamente menor. Para se ter uma ideia, é possível ter uma casa pronta para morar em até três meses, dependendo do modelo do imóvel. Esse tipo de construção sustentável costuma ter gastos menores com manutenção, além de terem estruturas mais versáteis para reformas ou ampliações, o que é outra vantagem.


Espaço moderno e multifuncional 


O planejamento desses modelos de imóveis é baseado na funcionalidade e praticidade no dia a dia. Por ter um espaço menor, as mini casas dão preferência para a integração dos cômodos, através de móveis funcionais, aproveitando o espaço vertical e as configurações internas com mais de uma função. 


Esse tipo de moradia ainda traz muita modernidade com soluções cada vez mais tecnológicas para conseguir um melhor aproveitamento do espaço disponível. Por conta disso, ter um bom projeto de arquitetura nesse caso é essencial para garantir a criação de um layout de fato funcional, que atenta a todas as necessidades diárias dos moradores. 


Dicas de sistemas para aplicar em mini casas
 

Conforme explicamos no primeiro tópico, as mini casas surgiram com o intuito de gerar oportunidades de vida mais simples e sustentáveis para as pessoas. Agora vamos dar algumas dicas de sistemas “ecofriendly” para aplicar em tiny houses que vão ajudar a torná-la ainda mais sustentável:


1- Ecoesgoto
 

Para quem ainda não está familiarizado com o termo, o ecoesgoto é um tratamento de resíduos integrado ao paisagismo. Ou seja, é um sistema econômico e altamente sustentável que dispensa o uso de produtos químicos. Adotando esse sistema, é possível tratar águas cinzas, tanto do chuveiro, quanto de torneiras e da máquina de lavar, ou águas negras, com patógenos, proveniente de vasos sanitários. 


Além disso, esse sistema também pode ser a solução ideal para locais onde não existe o tratamento de resíduos, como fazendas, comunidades de mini casas ou locais retirados. 


2- Telhados verdes
 

Adotar os telhados verdes pode ser a melhor opção para quem busca inserir mais sustentabilidade e design biofílico aos projetos de imóveis. Além de proporcionarem conforto acústico e térmico para as construções, tudo graças às barreiras de substrato e vegetação, os sistemas de telhado verde também podem contar com reservatórios de águas pluviais, assim, você pode reaproveitar a água das chuvas. Aqui a economia nas contas de água e de luz é garantida, outra vantagem de adotar o sistema.


3- Banheiro de meio litro
 

Sendo uma incrível inovação cujo objetivo é tornar os banheiros ainda mais econômicos, sustentáveis e ecológicos, o banheiro de meio litro é um sistema que usa uma quantidade de água muito menor para descarga do que os vasos convencionais, o que ajuda a proporcionar uma grande redução no consumo de água na casa. Sua principal vantagem é a economia imediata de 30% a 40% nas contas de água.


4- Jardim vertical
 

Considerado uma ótima solução para quem quer cultivar plantas ornamentais ou hortas em espaços mais compactos, o jardim vertical pode ser instalado tanto em áreas internas quanto externas da mini casa. Isso permite a otimização do espaço no cultivo de vegetações. Eles ajudam a trazer ainda mais verde para dentro de casa e melhoram a qualidade de vida. Você pode usar um sistema de irrigação automática usando a água do reservatório do telhado verde aqui. 


Entendeu o conceito das tiny houses? A Nova Época Imóveis espera ter esclarecido esse assunto para você, mas em caso de dúvidas saiba que você pode sempre falar com um dos nossos profissionais
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":