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Minuta de contrato: entenda o que é, sua importância e o que deve conter

12/08/2024min de leitura

Você já ouviu falar na expressão "minuta de contrato"? Para quem está pensando em realizar negócios na compra ou venda de imóveis, é fundamental estar familiarizado com os termos que podem estar envolvidos nesses processos. A minuta de contrato nada mais é do que um esboço de um contrato final que serve para registrar as condições e as cláusulas acordadas entre as partes envolvidas em um negócio, antes que o documento definitivo seja assinado.

Muito utilizada em diversos processos, a minuta pode ser aplicada a outros tipos de contrato, como os de prestação de serviços, sociedade e trabalho. Isso permite que as partes envolvidas leiam as cláusulas contratuais com antecedência, negociem e ajustem os termos do acordo, evitando conflitos futuros e garantindo que todos estejam de acordo com o que foi definido.

Outro motivo para a existência da minuta, principalmente para empresas que realizam contratos com terceiros, é evitar cláusulas abusivas, garantindo a segurança financeira e fiscal de todos os envolvidos, visualizando com antecedência seus direitos e responsabilidades. Quer entender melhor como funciona a minuta de contrato? Então continue por aqui, pois a Nova Época Imóveispreparou este conteúdo com tudo o que você precisa saber! Não deixe de nos acompanhar aqui no blog para mais informações sobre o mercado de imóveis.

Afinal, do que se trata a minuta de contrato?

Conforme dissemos acima, a minuta é uma prévia do contrato, como se fosse um rascunho do documento usado na compra, venda, troca e aluguel de imóveis, na aquisição de serviços, entre outros. Ela é uma versão completa, mas ainda passível de alterações, do contrato. Todas as cláusulas, identificação das partes e campos para assinatura estarão prontos. Mas atenção: ela não significa que o contrato está feito ou elaborado parcialmente.

Nem todo contrato será antecedido por uma minuta. Por exemplo, contratos que envolvem valores altos, necessidade de confirmação de dados ou tipos de contratos mais complexos, como um NDA, costumam usar uma minuta para checagem do conteúdo contratual pelas partes antes de serem assinados.

Além disso, a minuta de contrato possui valor jurídico, pois expressa a vontade das partes e pode servir como prova em caso de descumprimento do contrato final. Alguns tipos de minuta incluem:

  • Minuta de contrato de compra e venda;
  • Minuta de contrato de aluguel;
  • Minuta de contrato de trabalho;
  • Minuta de contrato social.

Qual é a função da minuta de contrato?

A principal função da minuta de contrato é facilitar a comunicação entre todas as partes envolvidas e evitar conflitos que possam ocorrer no futuro. Além disso, ela também ajuda a economizar tempo e recursos, uma vez que permite que todos os envolvidos ajustem os detalhes do negócio antes de assinar o contrato definitivo.

É importante destacar ainda que a minuta oferece segurança jurídica, pois contém os direitos e deveres de cada parte, além das consequências em caso de descumprimento.

Qual é a importância desse documento?

A minuta de contrato é importante porque traz mais segurança e previsibilidade para as relações contratuais antecedidas por ela, uma vez que representa um esboço detalhado do contrato final, que será assinado pelas partes. Para explicar melhor, separamos alguns pontos que tornam o uso das minutas essencial:

Prevenção de conflitos – Ao ter todas as cláusulas do contrato definidas com clareza na minuta, as chances de conflitos entre as partes são minimizadas. Este documento possibilita que as partes envolvidas discutam e negociem os termos do contrato antes de sua assinatura, evitando surpresas desagradáveis no futuro.

Economia de tempo e recursos – A minuta ajuda a agilizar o processo de assinatura do contrato final, uma vez que todas as negociações e definições já foram feitas previamente. Isso ajuda a economizar tempo e recursos, pois não será necessário renegociar os termos do contrato ou redigir um novo documento no dia da assinatura.

Segurança jurídica – A minuta garante que todos os pontos importantes da negociação sejam documentados de maneira clara e objetiva, evitando interpretações ambíguas e futuros litígios. Com isso, ela define os direitos e as obrigações de cada parte, além das condições do negócio, formas de pagamento e penalidades em caso de descumprimento.

Validade jurídica – Quando redigida por um profissional qualificado, a minuta tem validade jurídica e pode ser usada como prova em casos de litígio. Esse documento garante que os direitos das partes envolvidas estejam protegidos em disputas e processos judiciais.

Quais informações devem constar na minuta de contrato?

Como podemos observar, a minuta é um documento importante, especialmente para empresas que precisam elaborar uma documentação de compra e venda, por exemplo. Ela resguarda os direitos das partes e evita conflitos futuros ou possíveis problemas jurídicos, além de proporcionar proteção legal. Assim, ela deve conter informações como:

  • Dados das partes;
  • Obrigações do negócio;
  • Valores;
  • Formas de pagamento;
  • Condições;
  • Objeto;
  • Cláusulas de extinção do negócio;
  • Soluções para possíveis divergências.

Após redigir a minuta de contrato com base nessas informações, as partes deverão revisar e aprovar o documento. Caso haja alguma alteração ou correção a ser feita, a minuta deve ser modificada até que todas as partes estejam satisfeitas com seu conteúdo. Só então a minuta poderá ser transformada em um contrato final e assinada.

Qual a diferença entre minuta e contrato?

Conforme mencionamos acima, a minuta é vista como um rascunho do contrato definitivo, no qual os termos do acordo podem ser negociados antes da assinatura final. Ela pode ser alterada quantas vezes for necessário e garante que tudo esteja de acordo com a sua vontade e a da outra parte, evitando surpresas ou problemas futuros.

Já o contrato é o documento oficial que registra que o negócio foi fechado entre as partes, com todas as cláusulas e condições previamente definidas na minuta. Este documento tem valor jurídico e obriga as partes a cumprirem o que foi estabelecido. Além disso, nesse caso, ele só pode ser modificado com um aditivo contratual, que é um complemento ao contrato original.

Podemos dizer, portanto, que a diferença entre minuta e contrato é que a minuta é uma etapa preliminar e flexível, enquanto o contrato é uma etapa final e definitiva. A minuta tem como objetivo facilitar a negociação, enquanto o contrato serve para formalizar o negócio.

Como elaborar uma minuta de contrato?

É comum que as empresas mantenham um padrão de contrato, logo, a elaboração da minuta de contrato será feita com base em um modelo pré-definido pelo setor jurídico de cada empresa. Contudo, caso esse não seja o caso, a elaboração da minuta pode ser feita do zero. Para isso, primeiramente, é importante saber qual o tipo de contrato em questão: fornecedor, compra e venda, trabalhista, societário, entre outros. Com essa informação, busque a legislação adequada à relação contratual, para garantir conformidade ao documento.

Durante a pesquisa prévia para a elaboração do contrato, verifique se existe um modelo padrão na empresa ou recomendações jurídicas para a criação de documentos. Na hora de escrever a minuta, o primeiro ponto que deve ser registrado é a identificação das partes envolvidas, com nome, qualificação, endereço completo e dados de contato. Pode parecer simples, mas basta um número de CPF ou CNPJ errado para gerar problemas futuros.

Feita a identificação na versão de rascunho, é importante que os envolvidos verifiquem seus dados e façam as devidas correções, caso necessário. Em seguida, deve ser feita a descrição detalhada do objeto. Essa descrição prévia dá a oportunidade de realizar ajustes para que a cláusula esteja de acordo com a realidade, evitando que sejam necessárias muitas versões ou aditivos contratuais para realizar correções que poderiam ter sido resolvidas com a minuta.

É importante manter o objeto o mais descritivo possível, tomando cuidado na elaboração do texto sobre as obrigações das partes e sempre revisando junto aos envolvidos. Tanto o contratante quanto o contratado precisam ter ciência das suas obrigações antes de assinarem o documento final, pois ele tem força jurídica vinculativa e deve ser cumprido à risca.

O prazo de validade do instrumento jurídico e as informações de pagamento também devem ser registradas, assim como as consequências de não cumprir com as obrigações, como uma multa.

A Nova Época Imóveis espera que você tenha compreendido o que é a minuta e qual a sua importância em uma negociação de compra e venda de imóveis. Em caso de dúvidas ou para saber mais sobre outros aspectos desse tipo de transação, fale com um dos nossos corretores e não deixe de conferir os imóveis que temos no nosso site!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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