Mitos que você precisa saber na hora de decorar seu imóvel

25/08/2020min de leitura

Nós já fizemos vários posts sobre o que fazer na hora de decorar seu imóvel novo e sobre como esse é um dos momentos mais esperados nesse processo. Porém, é preciso ter muita atenção e cuidado nesse momento. Não se deixe levar pelas opiniões alheias para evitar cometer erros que podem gerar frustrações futuras.

Assim como na hora de reformar ou fazer obras, existem muitos mistos que são vistos como verdade na hora de fazer a decoração de um imóvel. É comum, nesse processo, ter muitas pessoas dando opiniões e falando o que é melhor ou não fazer, porém, não se deixe levar por elas. Faça sua própria pesquisa e saiba diferenciar a verdade do mito.

Não comece essa parte do processo achando que vale tudo, como muitos dizem. Você deve saber o que combina e o que não combina não só com seu perfil, mas também com o tamanho e a disposição dos cômodos do imóvel. Fique atento ao que vão te falar durante esse processo e procure absorver somente o que é válido para a sua casa e para a decoração geral que você fará.

A Nova Época trouxe alguns mitos que precisam ser desmistificados para te ajudar a tomar as melhores decisões na hora de decorar seu empreendimento, pois ficar por dentro e saber o que é mito e o que é verdade é importante para evitar tomar decisões que podem levar a frustrações. Não deixe de visitar nosso site e conferir nossas ofertas. Além disso, nossos associados estão sempre à disposição para tirar dúvidas.

1.Não se pode misturar texturas e estampas

Esse é o primeiro mito que vamos falar, pois evitar misturar estampas e texturas não necessariamente vai criar um espaço harmônico. É normal que a decoração seja pensada no mix de materiais, estampas, cores e texturas que vão dar um toque da sua personalidade e de vida ao ambiente.

Por isso, podemos concluir que não é problema misturar texturas e estampas ou itens diferentes, mas você deve sempre escolher objetos que conversem entre si e que deem harmonia ao lugar, para que não vire uma bagunça que pode até mesmo desprover o ambiente de personalidade.

2. Evite estampas e cores

Como já dito acima, as estampas e as cores não são esse grande problema que muitos veem. Ao contrário do que muitos pensam, o uso delas não vai necessariamente deixar o ambiente carregado ou brega. Basta você saber usar esse recurso nos ambientes certos e na dosagem certa.

Usar de cores e estampas pode ajudar a deixar o espaço mais bonito e original, além de acrescentar um pedaço da sua personalidade nele, o tornando mais acolhedor. Fique atento às combinações possíveis para ter mais opções e para não errar na hora de decorar.

3. Quanto mais lâmpada melhor

Esse é um dos mitos que mais devem ser levados em consideração, pois encher a sua casa de luz e lâmpadas não vai necessariamente deixa-la mais bonita. Você deve tomar cuidado na hora de enfeitar o ambiente com luminárias, pois o objetivo não é uma decoração de natal, mas sim uma decoração bem ornamentada com a quantidade de lâmpadas certas para deixar o espaço parecendo organizado e bem decorado.

Claro que o uso de lâmpadas faz diferença, mas elas devem ser escolhidas com cautela e moderação. Usar projetos de spot e abajures são as opções mais indicadas de decoração, mas prezar pela iluminação natural deve ser seu foco. Quando usar a artificial, escolha pontos estratégicos para garantir um ambiente mais confortável.

4. Não pode usar pisos de madeira na cozinha

Claro que é comum evitar usar materiais feitos e madeira em ambientes que podem ser mais úmidos por conta do risco de apodrecimento ou de estragar mais rápido. Porém, é mito que é proibido decorar a cozinha com esse material. A madeira pode ser colocada em qualquer cômodo que você quiser, inclusive na cozinha.

Mas caso decida colocar esse material na cozinha é importante que você fique atento, pois você precisara ter um cuidado e atenção dobrados. Isso não impede que o material seja instalado nesse cômodo, só exige certo cuidado. Investir em produtos que podem ajudar na durabilidade do piso nesse ambiente é uma opção a se considerar.

5. Você consegue alterar o tamanho de um cômodo

Esse é um mito perigoso, pois muitas pessoas acreditam que podem mudar o tamanho do cômodo através da decoração. Não se deixe enganar, pois conseguir fazer o ambiente parecer maior é diferente de conseguir mudar o tamanho dele. Essa confusão pode gerar frustrações, por isso, tenha certeza de que não será possível aumentar o lugar.

Ao usar menos móveis na hora da decoração, é possível ajudar o ambiente a parecer mais livre e com uma melhor circulação. Além disso, as cores claras também fazem com que a percepção do espaço aumente.

6. Você não precisa da ajuda de decoradores ou arquitetos

Assim como na hora da reforma ou da obra, muitos acreditam que não usar a mão de obra profissional para fazer a decoração ajuda na hora de economizar. Porém, assim como na outra situação, decorar um imóvel sozinho pode sair caro. Claro que não é obrigatório contratar profissionais para esse processo nem para todos os projetos que você pretende fazer, mas é o mais indicado.

O trabalho desses profissionais vai garantir uma decoração mais harmônica, agradável e bonita, além de, em alguns casos, ser até mais econômico do que se você mesmo projetar ou fizer a decoração. Você pode conversar com o profissional e ambos podem chegar a um consenso para usar materiais mais em conta, sem perder a qualidade. É importante encontrar um orçamento de projeto que caiba no seu bolso e esse profissional pode te ajudar nisso.

7. Não é possível decorar sem reforma

Não acredite nisso! É possível sim mudar de forma considerável a decoração do seu imóvel sem precisar de qualquer tipo de reforma. Converse com um profissional dessa área e pergunte se a reforma vai ser necessária ou não, porém, dependendo do que você quer mudar, ela será dispensável.

Além disso, atualmente é possível encontrar várias dicas na internet para te ajudar a dar uma repaginada prática no seu imóvel.

Alguns desses mitos são muito conhecidos e podem te confundir, pois muitos acham que eles são verdade. A Nova Época espera ter esclarecido e desmistificado essas questões, pois isso pode te ajudar na hora de decorar seu espaço.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":