Mitos sobre comprar um imóvel

14/04/2021min de leitura

Se você está pensando em comprar um imóvel novo ou usado, provavelmente já ouviu algum desses mitos. Qual será a verdade por trás deles? Descubra no post!

Só de olhar para um imóvel você já consegue saber se o preço é abusivo ou está uma barbada”, “qualquer um pode financiar” ou então que “o tamanho do imóvel influencia diretamente no preço, quanto menor, mais barato”. Se você está pensando em sair do aluguel e comprar o seu primeiro imóvel novo ou usado, já deve ter ouvido essas “verdades” por aí, não é mesmo?

Mas, muito disso não passa de mito! E é claro que um negócio tão importante quanto a compra de um lugar para viver exige todo o cuidado! Por isso, fizemos esse post com mitos muito comuns quando o assunto é a compra de um imóvel novo ou usado.

Mitos a respeito da compra de um imóvel novo ou usado:

- Imóveis menores são mais baratos

Muitos fatores influenciam na precificação de um imóvel e a metragem do imóvel é só um deles e, às vezes, ele nem é tão decisivo assim sobre o valor final. Localização, estrutura do edifício, caso você esteja pensando em comprar apartamento, materiais utilizados nos acabamentos e possíveis processos judiciais são determinantes para se chegar a um preço justo pelo imóvel.

Portanto, vá além da primeira proposta, analise esses pontos, peça ajuda a um corretor de imóveis, existem muitos detalhes que eles captam de primeira e que são importantíssimos!

- Todo mundo pode conseguir um financiamento

Por mais que os bancos tenham taxas de financiamento atrativas e o crédito imobiliário esteja facilitado, infelizmente, o financiamento do imóvel ainda não está acessível para todos. Isso porque os bancos não garantem crédito para 100% do valor, então, é preciso ter uma reserva financeira bacana para poder dar uma entrada.

Também existe a questão da análise de crédito, é impossível negociar um imóvel sem passar por ela e é preciso que o comprador atenda às exigências do banco para liberação, entre elas, a comprovação de renda fixa.

- As parcelas são sempre decrescentes

Esse é um mito bastante comum e já foi alvo de disputas judiciais. Não é garantido que o seu financiamento irá decrescer, afinal, um financiamento não é apenas a divisão de um valor em um número de parcelas que, abatidas, chegam a zero.

Algumas outras taxas também podem influenciar no valor das parcelas, como TR, IGP-M, IPCA e INCC que são variáveis de acordo com o cenário do mercado imobiliário.

- Todo imóvel pode ser financiado

Assim como o comprador, o imóvel também precisa atender a uma série de exigências para ter o financiamento liberado. Estar com as taxas em dia e em boas condições de habitação são requisitos imprescindíveis, uma vez que o imóvel também serve como garantia de pagamento da dívida.

- Imóveis sempre valorizam

Lembra que falamos logo acima sobre a importância da localização? Uma localização atrativa hoje pode não ser tão vantajosa assim, dependendo do movimento de ocupação urbana e o PDM (Plano Diretor Municipal), que busca orientar o processo de ocupação urbana.

Quantos desses mitos sobre a compra de imóvel novo ou usado você já ouviu? Para mais conteúdos continue com a gente e confira!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":