Morar perto de áreas verdes: entenda os benefícios

12/03/2024min de leitura

Se você acompanha a Nova Época Imóveis, certamente já nos ouviu falar sobre os benefícios de ter uma área verde por perto, especialmente onde você mora. Este é, inclusive, um fator que ajuda a valorizar e muito uma propriedade por ser importante para a melhora da qualidade de vida das pessoas. Afinal, no dia a dia corrido da cidade grande, ter um pouco de contato com a natureza torna tudo mais leve e saudável.

Segundo pesquisas, morar perto de um parque ou de uma praça ajuda a deixar as pessoas mais felizes e reduz o risco de várias doenças, como a hiperlipidemia, excesso de colesterol, por exemplo. Outros exemplos de doenças que têm menor incidência são a diabetes, que diminui 14%, e a hipertensão, 13% mais baixa. Ou seja, quem mora em bairros arborizados, costuma viver mais, com qualidade de vida e mais feliz. Pesquisadores dizem que todos esses benefícios podem refletir em um aumento de 3 anos na expectativa de vida.

Se você já procurou por imóveis, certamente já deve ter reparado que sempre está destacado quando há proximidade com praças, parques e outras áreas verdes. Quer entender melhor porquê viver perto da natureza é importante? Então continue por aqui, pois a Nova Época listou todas as vantagens que fazem a qualidade de vida das pessoas que decidem morar perto de áreas verdes melhorar tanto. Além disso, não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais para saber mais do mercado imobiliário e para conhecer os imóveis do nosso catálogo!

1. O ar é mais fresco

Ninguém gosta de casa abafada, não é? Principalmente no verão, a temperatura nas cidades grandes fica de fato insuportável, o que ocorre por conta das calçadas e dos asfaltos que retêm muito calor. Uma das maiores vantagens de morar perto de praças ou parques é que os pontos verdes não apresentam problemas com calor excessivo.

Com várias árvores perto de praças e parques, as sombras deixam o lugar mais ventilado e com ar mais fresco. Além disso, as plantas por si só ajudam a purificar o ar. Quanto mais vegetação por perto do seu imóvel, melhor e mais agradável ele será.

2. As crianças aproveitam mais

Já para quem tem filhos, sobrinhos ou afilhados, morar perto de áreas verdes acaba de ganhar outra grande vantagem. Bairros com parques e praças priorizam a natureza e costumam ter as ruas mais estruturadas para ela. Além disso, também existem as possibilidades de aproveitar ao ar livre e passear com segurança. Este é um ponto que adiciona à qualidade de vida dos moradores.

3. Pets também aproveitam mais

Achou que só as crianças podiam aproveitar das áreas verdes? Pois os papais de pet também podem tirar muita vantagem em morar perto de praças e parques, afinal, quem tem um cachorro, um gatinho ou qualquer outro pet sabe da rotina e dos cuidados que precisa ter com seu companheiro. Logo, levar seu pet para um passeio em áreas verdes, com grama e árvores, o deixará mais feliz, desestressado e fará bem para a saúde do animal.

4. Ajuda a melhorar a saúde

Viver em cidades que só se pode ver o asfalto costuma agravar consideravelmente os níveis de stress, por isso, as praças, os parques e as áreas verdes são grandes aliados para reduzir os riscos de doenças, principalmente depressão e ansiedade. Isso porque incentivam muito a prática de atividades físicas, como uma caminhada.

5. Ajuda a valorizar o imóvel

Conforme já comentamos mais acima, outro benefício em escolher comprar um imóvel perto praças, parques, vistas bonitas e de áreas verdes é que eles são considerados bem localizados, uma vez que oferecem mais qualidade de vida aos moradores. Isso tende a ser mais valorizado e faz com que as pessoas se interessem em viver nesses locais e pensem nisso quando forem comprar um imóvel. 

6. Ajuda na socialização

Podemos concordar que toda área verde é um excelente ponto de encontro, não é? Seja de passagem, fazendo uma caminhada, passeando com os pets ou só para contemplar o fim de tarde, você ainda consegue se encontrar com os vizinhos que você quase não tem contato e aproveita para trocar um bom dia, boa tarde ou boa noite. 

Além disso, as praças são o lugar ideal para fazer novos amigos, uma vez que muitas pessoas gostam de frequentar esses lugares, ou para encontrar velhos conhecidos e aproveitar momentos de convivência, diversão e lazer.

7. Proporciona diferentes tipos de lazer

Além de todas as atividades e vantagens para a saúde que as áreas verdes podem proporcionar, muitos deles também oferecem feiras gastronômicas, bares e restaurantes com culinária para agradar a todos os gostos. Especialmente nos fins de semana, sabemos que este pode ser o programa preferido de muitas famílias. 

Melhores praças da cidade do Rio de Janeiro

  • Praça General Osório – localizada em Ipanema, Zona Sul do Rio, foi inaugurada pelo Barão de Ipanema no início do loteamento da Vila em 1894 e conta com um chafariz datado de 1795. Desde1968, a praça recebe a Feira Hippie de Ipanema aos domingos;
  • Praça Nossa Senhora da Paz – considerada um logradouro público da cidade do Rio, essa praça também está localizada em Ipanema e inaugurada em 1917. Ao centro é possível ver um monumento com a estátua do Senador Pinheiro Machado;
  • Praça Comandante Xavier de Brito – localizada no bairro da Tijuca, Zona Norte da cidade, ela é conhecida por ser uma animada praça histórica com uma fonte francesa de bronze no seu centro. Também promove vários eventos;
  • Praça do Lido – localizada entre os bairros do Leme e de Copacabana, na Zona Sul do Rio, é considerada por muitos um sub-bairro, por ser interseção entre dois bairros;
  • Praça Paris – logradouro localizado na Glória, na Zona Sul da cidade, foi inaugurada em 1926 com projeto de um urbanista francês, que reproduz o traçado de um típico jardim parisiense da época. A praça foi concebida como uma joia na belle époque, e atualmente é muito procurada por desportistas e caminhantes;
  • Praça Mauá – localizada na região do Centro do Rio de Janeiro;
  • Praça Afonso Pena – também fica localizada na Tijuca.

A Nova Época Imóveis espera ter conseguido mostrar como escolher morar perto de áreas verdes pode impactar de maneira positiva na sua vida! Não deixe de conferir nossos imóveis em www.novaepoca.com.br e nos acompanhar aqui e pelas nossas redes sociais! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":