Morar sozinho ou com amigos: conheça as vantagens e desvantagens

25/01/2024min de leitura

Já falamos aqui no blog algumas vezes sobre a grande conquista que é sair da casa dos pais e quando essa mudança é para morar com amigos, pode ser melhor ainda. Mas será mesmo que vale à pena? Para que essa decisão não se torne complicada no dia a dia e acabe por comprometer a sua qualidade de vida, além da amizade, é interessante conhecer os prós e contras de dividir um imóvel com amigos. 


A ideia de morar com amigos pode surgir por diversos motivos, seja para dividir as despesas e deixar o custo de vida mais leve ou apenas pela necessidade de ter uma companhia no dia a dia. Esta pode ser uma experiência única, que precisa decidida com muita calma. Por isso, se você está passando pela fase da vida onde esse dilema se faz presente e a dúvida entre morar com alguém ou sozinho está tirando seu sono, nós trouxemos alguns prós e contras que vão te ajudar a encontrar a melhor opção.


É importante pontuarmos que, antes de esta decisão ser tomada, é fundamental avaliar suas necessidades principais, pois, dependendo de cada realidade, este contexto pode mudar. Isso quer dizer que as ideias que compartilharemos aqui não são regras definitivas e podem mudar conforme cada caso. Uma dica valiosa para o momento de avaliar a melhor opção para você é procurar conversar com quem já passou por esta experiência. 


Pensar como seria sair da casa dos pais para morar com amigos ou sozinho passa pela cabeça de todo jovem adulto que está se estabilizando no mercado e deseja começar a andar com seus próprios pés. E a primeira palavra que costuma vir na cabeça quando as pessoas pensam nisso é diversão. Porém, assim como tudo na vida, morar com os amigos não é sempre um mar de rosas. Isso porque as pessoas têm hábitos, vivências e criações diferentes, o que é normal.


Quer saber mais sobre as vantagens e desvantagens de escolher dividir um imóvel com amigos? Então continue por aqui, pois a Nova Época Imóveis preparou esse post para te ajudar a entender se, dentro das suas necessidades e preferências, esta é uma boa decisão. Para mais conteúdos sobre o mercado imobiliário, dicas para compra, venda de imóveis e muito mais, não deixe de nos acompanhar aqui no nosso blog e em nossas redes sociais


Quais as vantagens de morar com amigos?


De fato, a amizade é um dos laços mais importantes que podemos construir ao longo da nossa vida, afinal, nossos amigos são as pessoas que escolhemos para manter por perto, sem pressão ou outros interesses. Mas e quando se trata de morar com amigos? Será que realmente vale à pena ou sempre acaba mal? 


Calma que daremos bons motivos que vão te ajudar a tomar essa decisão e entender se esse estilo de moradia se encaixa no seu perfil. Para começar, apontaremos aqui as principais vantagens de escolher morar com amigos:


Companhia a todo momento


Uma das melhores vantagens de escolher dividir um imóvel com um ou mais amigos é que sempre terá alguém por perto para te ajudar ou até mesmo só para conversar. Caso essa outra pessoa seja uma amizade próxima, melhor ainda, afinal, a intimidade nesses momentos é uma excelente aliada para deixar tudo mais confortável!


Poder dividir os momentos mais corriqueiros da sua vida, como tomar café da manhã, preparar as refeições, assistir a filmes e séries, conversar, entre outras atividades mais comuns do dia a dia, é um dos principais benefícios em adotar esse perfil de moradia.


Divisão de todas as despesas


Outra grande vantagem de escolher compartilhar um imóvel é a divisão de todas as despesas mensais, afinal, com o custo de vida e o preço de itens básicos como alimentação, energia elétrica, internet, moradia, entre outros, cada vez mais alto, ter outra pessoa ou outras pessoas para ajudar a pagar os gastos mensais também é um benefício a ser considerado.


Por exemplo, uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas mostrou que oito em cada dez pessoas que moram sozinhas, que representa 79%, não se planejam financeiramente para viver dessa forma, enquanto 34% acham que este perfil de vida contribui para que elas extrapolem seu orçamento mensal. Essa pesquisa ainda divulgou que a justificativa de metade desses moradores (49%) é o fato de não terem ninguém para dividir as contas.


Divisão das tarefas domésticas


Algumas tarefas são sempre um trabalho árduo, no entanto, extremamente necessário, afinal, quem gosta de viver em um ambiente sujo? Mas, seguindo esse raciocínio, e se tivesse uma pessoa para te ajudar com as tarefas domésticas da casa? Dividir por igual tudo o que é preciso fazer para manter um ambiente limpo e organizado entre os moradores torna tudo mais rápido!


Se todos os moradores seguirem o combinado, essa vantagem pode ser incrível e o definidor da sua decisão, afinal você não será o único responsável pela limpeza de toda a casa. Com organização, regras claras e respeito entre todos, a casa estará sempre em ordem, sem que os afazeres domésticos sobrecarreguem um ou outro. No entanto, da mesma maneira que a divisão das despesas, esta vantagem pode virar um problema caso algum morador escolher não colaborar.


Mais dinheiro no fim do mês


Ainda falando sobre a questão monetária, morar com amigos ainda vai te possibilitar ter mais dinheiro guardado no final do mês, uma vez que as despesas são divididas igualmente. Assim, você pode usar esse dinheiro que sobra para decorar seu lar, prática de esportes, educação ou segurança. É uma vantagem incrível e uma ótima maneira de sair da casa dos pais!


Muitos aprendizados


Pode parecer uma vantagem subjetiva e óbvia, porém, não é. Isso porque esta pode ser uma experiência única de aprendizado na sua vida, principalmente para quem está saindo da casa dos pais pela primeira vez. Passar por essa fase de amadurecimento ao lado de um amigo pode tornar essa fase mais fácil e especial! 


Quais as desvantagens de morar com amigos?


Agora que pontuamos as vantagens de morar com amigos, vamos falar um pouco de algumas desvantagens, afinal, nem tudo são flores, não é? Afinal, ainda existe a parte boa de viver sozinho e poder estar sozinho, em certas situações. Com isso, você pode colocar tudo na balança e avaliar os dois pesos, facilitando sua decisão. As desvantagens são:


Pouca privacidade


Como dissemos acima, morar sozinho tem suas vantagens, afinal, você pode fazer tudo no seu tempo e do seu jeito sem se preocupar em atrapalhar ninguém. Uma das desvantagens de escolher dividir o imóvel com amigos é a falta de privacidade, cenário que pode ficar ainda mais prejudicado caso você divida o quarto com um amigo. 


Nesse caso, para que você tenha seu espaço e momento, é necessário que a privacidade seja um dos assuntos entre vocês, para que todos entendam a relevância que tem para você. É ainda importante aqui que todos os moradores tenham senso, afinal, não é possível querer privacidade total em um ambiente que você está dividido. Logo, estar preparado para compartilhar algumas coisas é primordial se esta for sua escolha. 


Bagunça e desorganização


Dividir a casa com outras pessoas pode trazer alguns problemas quando se trata de organização, pois cada pessoa foi criada de uma forma. É até possível que alguns não se importem muito com a limpeza e a ordem da casa. Nesse caso, é fundamental que se reúna todos os moradores para explicar que a boa convivência exigirá uma organização do espaço.


Por isso, é muito importante dividir as tarefas de limpeza da casa e ficar atento se todos os moradores estão respeitando as regras e contribuindo para manter o espaço sempre limpo e organizado. 


Visitas indesejadas


Outro fator que pode ser considerado desvantagem em muitos casos são as visitas indesejadas, uma vez que você deve lembrar que precisará lidar com elas em algum momento, afinal, você está morando com outras pessoas. Por exemplo, é possível que você não goste do parceiro do seu colega de apartamento e mesmo assim precise lidar com sua presença, pois o outro morador também contribui com as despesas.


Brigas e desentendimentos


Com o passar do tempo, muito parecido com o processo que acontece ao conviver com membros da família, você acabará percebendo que nem tudo é comum entre vocês. Isso porque, apesar de serem muito amigos, ainda são duas pessoas diferentes, com gostos, manias e princípios que podem nem sempre ser os mesmos e, em várias situações do dia a dia, podem virar atritos. Por isso, estabelecer limites até mesmo quanto a isso pode salvar a amizade. 


Gostou do nosso post? Ele foi útil para a sua situação? A Nova Época Imóveis espera que esse post te ajude caso você esteja passando pelo dilema: morar sozinho ou dividir a casa com amigos. Não deixe de conferir os imóveis que temos disponíveis em nosso site e em nossas redes sociais, especialmente se você está procurando por um novo lugar para chamar de lar!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":