Mudança de cidade: dicas de como se planejar para não esquecer nada

10/11/2022min de leitura

Sabemos que mudanças não são fáceis, mas mudar de cidade pode ser um desafio ainda maior, pois essa decisão tem um grande impacto em diversos aspectos da nossa vida. Tudo precisa ser muito bem preparado para esse momento cheio de dúvidas e expectativas. Seja para trabalhar, para estudar ou simplesmente para mudar de ares, é essencial se preparar para a mudança, evitando assim futuros problemas e preocupações.


Mas afinal, como se preparar para que esse momento não cause tantas preocupações? Não podemos negar que essa é uma alteração drástica, mas, apesar disso, para enfrentar esse momento com mais otimismo, facilidade e menos estresse, basta se planejar e se organizar para todas as etapas que envolvem uma mudança de cidade. Uma simples organização pode tornar essa fase da vida mais calma e sem grandes dificuldades.


Por isso, se você está planejando mudar de cidade, a Nova Época Imóveis veio te ajudar a tornar esse processo mais tranquilo e seguro! Aqui vamos listar algumas dicas para te ajudar a se organizar e planejar para esse momento e essa mudança radical na sua vida. E se você está pensando em se mudar, visite nosso site e entre em contato com um dos nossos corretores, estamos sempre à disposição para tornar esse processo mais seguro para você!


Quando é a hora de mudar de cidade?


Antes de partirmos para as dicas de como se planejar para mudar de cidade, é importante primeiro entendermos quando de fato é a hora de mudar os ares. Alguns sinais podem nos ajudar a identificar a hora certa para isso, como a inquietação, ansiedade e o sentimento de não pertencimento. Essa necessidade de fuga pode ocorrer por diversos motivos: econômicos, familiares, profissionais ou de relacionamento.


Outro fator que pode indicar que é o momento de trocar de cidade é a saúde, física e mental. Se você perceber que vive estressado, se irrita facilmente e sente que sua saúde está sendo comprometida pelo ambiente, pode ser o momento certo de buscar por um novo lugar para chamar de lar. Ter novas oportunidades profissionais em um local diferente ou a possibilidade de criar laços são outros exemplos que podem trazer a segurança para você tomar essa importante decisão. 


O que é necessário para mudar de cidade?


1. Verifique sua situação financeira


Qualquer mudança requer certo controle financeiro e uma boa reserva para eventuais gastos, especialmente uma grande mudança como essa, que significa ir para um local novo e estranho sem ninguém conhecido por perto. Para tornar esse processo mais tranquilo, primeiro você deve ter em mente que serão necessárias muitas providências que demandam um bom orçamento. Entre elas, está a transportadora e outros gastos que aparecem quando nos mudamos.


Para esse momento, é importante que você coloque todas as despesas na ponta do lápis, fazendo as contas pensando sempre em dar certa folga, pois algumas despesas são difíceis de se prever. você também deve contar com o custo de vida local que, caso mais alto, vai fazer diferença no seu bolso.


2. Visite a cidade antes da mudança


Antes de viajar com toda a sua vida para outra cidade, uma boa dica é que você conheça bem o lugar onde você futuramente vai morar. Isso pode ajudar bastante, inclusive, com o fator financeiro, como falamos acima. Nesse sentido, uma visita é sempre a melhor opção, afinal, nada melhor do que ver com seus próprios olhos o lugar que vai ser seu próximo lar. 


Com isso, você ainda pode recolher alguns dados importantes, como o custo de vida da cidade, o que vai tornar mais fácil a escolha do bairro que vai oferecer a melhor infraestrutura para você e sua família, com boas ofertas de transporte, escolas, lazer, entre outros. 


3. Planeje a sua chegada


Planejar a chegada à nova cidade não se resume somente a contratar um caminhão de mudança e tudo está resolvido. É imprescindível que você verifique se alguns serviços já estão habilitados e, caso possível, contratar alguns deles na última visita, como TV a cabo, internet, luz, entre outros. Uma dica importante é anotar tudo para que você não esqueça nada durante a última visita antes da mudança.


4. Se informe sobre o transporte de animais domésticos


Caso você tenha um pet, seja ele cão ou gato, por exemplo, ele também faz parte da família e você não vai querer deixá-lo. Por isso, é importante que você procure se informar sobre como será o transporte, já que existem algumas regras para viagens com animais, mesmo que elas sejam feitas de carro. 


Outra medida importante nesse momento é entrar em contato com o veterinário do seu bichinho para saber as providências em relação a enjoos e outros problemas que podem ocorrer durante a viagem. 


5. Se planeje com antecedência

O planejamento é uma das questões chave a ser levada em consideração quando você vai se mudar de cidade. Isso porque o planejamento e a organização nos ajudarão a dar um direcionamento para nossas ações. Além do mais, é possível tomar uma decisão mais certeira sobre permanecer onde está ou de fato realizar a mudança. Caso chegue à conclusão de que a mudança é a melhor opção, você terá mais segurança para escolher seu futuro destino. 


6. Organize sua vida na nova cidade


Essa é uma questão que vai abranger muitos tópicos, pois na mudança de cidade diversos aspectos devem ser levados em consideração. Primeiro, é importante estudar o custo de vida na nova cidade, fazendo uma avaliação do custo de vida da cidade onde você deseja morar. Além disso, procure analisar a infraestrutura da cidade nova, como dito mais acima, verificando se o bairro é seguro e se tudo o que você precisa no dia a dia está acessível. 


É importante, ainda, que você explore o mercado de trabalho. Caso você esteja mudando de cidade por conta do trabalho, é fundamental analisar o mercado para ter certeza de que conseguirá um emprego na cidade nova. Além disso, a mudança é um bom momento para descartar o necessário, o que vai facilitar o trabalho da mudança. 


7. Contrate uma empresa confiável


Por último, mas não menos importante, na hora de contratar a empresa que vai fazer sua mudança, é importante lembrar de pedir indicações de pessoas conhecidas. É essencial que a empresa seja confiável e tenha boas recomendações, pois ela vai transportar seus móveis e outros pertences importantes. 


Mudar de cidade é um processo trabalhoso, mas não é tão complicado como as pessoas imaginam quando você tem o planejamento e a organização do seu lado! A Nova Época Imóveis espera ter te ajudado a entender o que fazer para tornar essa experiência a melhor possível! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":