Multipropriedade imobiliária: entenda o que é, como funciona e suas vantagens

18/08/2023min de leitura

Para quem ainda não está familiarizado com o termo, a multipropriedade imobiliária é um modelo em que o imóvel é dividido em frações de tempo, ajudando a reduzir os custos e permite que você aproveite em períodos específicos do ano. A multipropriedade pode ser uma opção muito interessante para quem está pensando em investir em imóveis. Por ser uma opção cada vez mais procurada pelos brasileiros, é comum que as pessoas busquem por leis que facilitem esse processo, permitindo o que chamamos de multipropriedade imobiliária.


A ideia dessa modalidade de investimento é ter vários donos para um mesmo empreendimento imobiliário. Pode soar um pouco estranho, mas essa modalidade ajuda a trazer muitas oportunidades de negócio. Você pode fazer o compartilhamento de imóveis de praia ou de campo, por exemplo. Além disso, essa modalidade permite que você reduza os custos e aproveite outros benefícios da moradia compartilhada. 


A multipropriedade imobiliária serve tanto para quem busca casas e apartamentos para morar quanto para quem só pensa em investir nesse mercado para locação. Por meio da multipropriedade, diferentes pessoas podem participar como donos ou sócios de um mesmo empreendimento. Portanto, é importante compreender como esse modelo opera para entender se vale à pena aproveitá-lo. 


Quer saber mais a respeito desse investimento do mercado imobiliário? A Nova Época Imóveis veio explicar tudo o que você precisa saber sobre a multipropriedade imobiliária, como ela funciona, quais as suas modalidades e se esse tipo de investimento de fato vale à pena. Para mais informações e dicas importantes sobre o mercado imobiliário não deixe de acompanhar nosso blog, temos os mais diversos conteúdos para você ficar sempre por dentro das novidades desse segmento!


O que é uma multipropriedade imobiliária?


A multipropriedade imobiliária é um modelo diferenciado de compra e usufruto de imóveis, por meio do qual diferentes pessoas podem compartilhar a propriedade de um mesmo bem, podendo ele ser uma casa, apartamento ou outra opção. Desse modo, cada comprador adquiri frações e usa o imóvel por um tempo proporcional ao capital investido. Por conta disso, essa modalidade também é conhecida como time sharing.


Consequentemente, ao invés de haver uma divisão em área, o comprador receberá frações de tempo proporcionais à quantia aplicada. Com isso, é considerado que ele tem a posse e a propriedade por períodos específicos e acordados previamente entre as partes envolvidas. Logo, podemos dizer que esse é um tipo de compartilhamento de imóveis, onde todos dividem os gastos. Essa também é uma maneira muito mais econômica de investir no mercado imobiliário, já que a compra de uma fração de exige um investimento menor.


Além do espaço poder ser usado pelos próprios donos, como em viagens de férias, por exemplo, ele ainda pode servir como um investimento. É o que acontece quando se aluga o imóvel para outras pessoas, criando uma fonte de renda passiva. Para tornar essa operação viabilizável, cada proprietário precisa assumir uma parte da responsabilidade no empreendimento, como contribuir com a compra do imóvel e com os custos de manutenção, por exemplo.


O que é um contrato de multipropriedades imobiliária?


Esse vai ser o documento que vai definir as frações de cada um dos proprietários, assim, o imóvel tem seu usufruto dividido em partes de tempo durante o ano e cada dono terá direito de usá-lo conforme acordado neste papel. Lembrando que esse contrato deve seguir o que determina a legislação. Dessa forma, é considerado válido e serve de base para gerir a relação entre os diferentes proprietários.


Como funciona o sistema de multipropriedades imobiliária?


A multipropriedade imobiliária funcionará a partir de um contrato específico, mencionado acima, que definirá como vão ser as regras de uso e a exploração do imóvel pelos seus proprietários. Esse documento deverá ser estruturado considerando o modelo time sharing ou tempo compartilhado, mencionado mais acima. Nele, cada participante poderá usar o imóvel em períodos diferentes ao longo do ano.


Por conta das suas características, essa propriedade compartilhada costuma ser mais adotada no caso de segundas residências e casas de férias. Com isso, um só imóvel pode ter até 52 donos no máximo, pois a lei determina que o uso nunca pode ser inferir há uma semana e o ano só tem 52 semanas. Em contrapartida, isso ajuda a reduzir o valor investido no imóvel, assim como a quantia que deve ser desembolsada para manutenções. 


Quais as modalidades de multipropriedade imobiliária?


Agora que já entendemos como a multipropriedade imobiliária funciona e no que consiste seu contrato, vale à pena falarmos sobre os seus diferentes tipos que incluem:

 

  • acionária ou societária;
  • imobiliária ou de complexo de lazer;
  • hoteleira.


Na primeira modalidade, é feito um investimento similar ao que costuma acontecer no mercado financeiro. Na multipropriedade acionária ou societária, é formada uma sociedade proprietária que emite ações ordinárias. Quem investe recursos se torna investidor e as ações podem ser comercializadas no futuro. 


Já na modalidade imobiliária ou de complexo de lazer, a propriedade será um imóvel com uma estrutura completa de lazer e serviços. Isso permitirá que os proprietários aproveitem o ambiente da maneira mais conveniente para eles, especialmente quando for para descanso. Por último, mas não menos importante, a modalidade hoteleira tem o turismo como foco. 


Nesse último caso, o imóvel é compartilhado entre os proprietários segundo o tempo proporcional em contrato e pode ser alugado. Nesse tipo de multipropriedade, a divisão dos lucros acontecerá de acordo com o que for estabelecido previamente em contrato. 


Vale à pena participar de uma multipropriedade imobiliária?


A decisão de participar de um negócio desses dependerá de vários fatores, sendo alguns deles suas necessidades de uso do imóvel, seu orçamento e sua disposição para lidar com as complexidades desse modelo compartilhado de negócio. Se você está procurando por uma opção acessível para ter acesso a uma propriedade de alto valor aquisitivo e não se importam em compartilhar o imóvel com outros proprietários, então, sim, vale muito à pena.


Isso porque através desse modelo de investimento imobiliário você pode ter acesso a um bem de alto padrão por um custo menor do que no caso da compra integral do imóvel. Porém, se você está procurando por uma propriedade exclusiva para seu uso pessoal e não quer compartilhá-la com outras pessoas, essa não vai ser a melhor das opções para sua realidade. Nesse caso, você pode se sentir frustrado com as restrições de uso do imóvel e com outros pontos trazidos pelo contrato de multipropriedade. 


Como investir com segurança na multipropriedade imobiliária?


Para fazer um investimento seguro nesse tipo de modalidade do mercado de imóveis, é importante seguir algumas dicas:

 

  • pesquise sobre a empresa que construiu o empreendimento;
  • verifique sua reputação;
  • converse com outros proprietários e verifique se existem problemas;
  • leia o contrato detalhadamente e encaminhe para um advogado de confiança;
  • confira como a gestão da propriedade compartilhada é realizada;
  • visite o imóvel para ter certeza de que ele corresponde ao que foi anunciado.


Como podemos observar, a multipropriedade imobiliária é um tipo de investimento que tem suas vantagens e suas desvantagens, assim como todos os outros. A Nova Época Imóveis espera que você tenha compreendido melhor do assunto. Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para não perder nossos lançamentos e ficar sempre ligado nos nossos imóveis disponíveis! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":