O que caracteriza um empreendimento sustentável?

30/12/2020min de leitura

Já falamos aqui sobre osImóveis Sustentáveis e seus benefícios, mas você sabe quais características tornam um imóvel ou empreendimento sustentável? Para que você, ao procurar um novo imóvel, saiba distinguir entre um sustentável e um não sustentável é preciso conhecer as características que tornam esse empreendimento ecofriendly.

Como já dito no post sobre Imóveis Sustentáveis, a preocupação do consumidor com o meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis dentro de casa são necessidades indiscutíveis que se tornam cada vez mais visíveis na sociedade. Por conta disso, um olhar mais atento a este assunto vem se incorporando nas mais diversas esferas da sociedade e claro que no setor imobiliário isso não poderia ser diferente.

As vantagens dos empreendimentos sustentáveis vão além de somente ajudar o meio ambiente. Eles unem o cuidado com o meio ambiente, garantindo o melhor uso dos recursos naturais desde sua construção até o momento da entrega, à garantia do bem-estar para seus moradores e é por isso que eles vêm chamando cada vez mais atenção do público.

Para entrar em 2021 com um conhecimento à mais e para te ajudar a saber diferenciar um empreendimento ecofriendly de um que não seja, a Nova Época fez esse post com algumas das principais características que esse tipo de imóvel deve apresentar, assim, você pode ter a tranquilidade de estar investindo no imóvel certo. E não deixe de visitar nosso site! Vá conferir nossas ofertas e em caso de dúvidas basta entrar em contato com um dos nossos associados.

O que caracteriza um empreendimento sustentável?

1. Área Verde

A primeira característica que deve ser observada em um empreendimento que está sendo vendido como sustentável é se ele apresenta ambientes arborizados. Eles estão cada vez mais presentes nos empreendimentos e são muito benéficos, pois além de contribuírem para o bem-estar dos moradores ainda ajudam o clima da região em geral.

Embora aconteça de nem todo empreendimento ter um amplo espaço para abrigar áreas arborizadas, aqueles que contam com pequenos jardins, plantas e canteiros nos espaços coletivos já trazem grandes benefícios para o local e ainda podem contribuir para que os moradores tenham momentos necessários de contato com a natureza, o que pode ajudar a desacelerar em meio à rotina tão corrida da cidade.

2. Sistema de drenagem de águas pluviais

Outra característica bem marcante que você só encontra em empreendimentos sustentáveis é o sistema de drenagem de águas pluviais, ou seja, da chuva. Esse sistema consiste no tratamento de águas pluviais e já é a realidade em grande parte desse tipo de empreendimento, já que seus benefícios estão diretamente ligados à economia financeira.

Para que este tratamento seja realizado, o projeto deve estar preparado para drenar a água das chuvas desde o início da construção do empreendimento, já que as estruturas e instalações para tal envolvem um cuidadoso projeto para que sua solução possa suportar oscilações do regime de chuva ao longo de todos os meses do ano.

3. Eficiência energética

Um dos fatores chave para identificar a sustentabilidade em um empreendimento é a economia de energia, pois é isso que garante que todas as medidas necessárias para economizar sejam tomadas não somente durante as obras, mas também após a entrega do imóvel.

A eficiência energética é alcançada em um empreendimento quando o mesmo apresenta práticas que visam o uso inteligente deste recurso. Algumas delas são:

  • Adoção de energia sustentável;
  • Criação de ambientes iluminados que são menos dependentes de eletricidade;
  • Conscientização dos moradores para que todos pratiquem a economia de energia também nos espaços individuais;
  • Priorização dos espaços coletivos para concretizar o uso de energia em cada vez menos ambientes.

4. Programa de compartilhamento de bicicletas

Por último, mas não menos importante, outra característica que define se o empreendimento é sustentável é o programa de compartilhamento de bicicletas. Sendo o controle de poluição um dos pilares mais importantes da sustentabilidade, é possível notar que a quantidade de veículos em circulação nas principais metrópoles do país é um dos fatores determinantes para o agravamento deste problema.

O uso de bicicletas como meio de transporte, no lugar de carros, é uma opção que pode ajudar a solucionar o problema e que vem crescendo e sendo cada vez mais incentivado nas grandes cidades. Apesar de a mobilidade urbana não ter uma ligação direta com a construção civil, os empreendimentos sustentáveis vêm contribuindo com essa solução ao incluir em sua estrutura estacionamentos para bicicletas e programas internos de compartilhamento de bicicletas. Com isso, tanto visitantes quanto moradores são mais incentivados a usá-las para se locomover.

Os imóveis sustentáveis são muito mais do que somente uma tendência, eles são a escolha de um estilo de vida diferente, mais econômico e amigável ao meio ambiente, e estão ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento no mercado imobiliário.

Agora que você conhece todas as características que tornam um empreendimento sustentável, a Nova Época espera te ajudar a identificá-los, principalmente se você procura por um estilo de vida diferente e pensa em investir em um imóvel sustentável.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":