O que você precisa saber antes de decidir o tamanho do seu imóvel

07/05/2021min de leitura

O tamanho ideal para o seu imóvel depende de uma série de fatores que precisam ser analisados com atenção. O espaço disponível deve se encaixar às suas necessidades e de sua família, de outro modo, pode ser inadequado e logo enfrentarão o processo de escolha novamente, ou pior, irão viver por mais tempo nesse local.

Para te ajudar, trouxemos pontos de extrema importância que deve ter total cuidado antes de investir.

-Moradores

Os moradores são a primeira etapa de sua análise. Deve saber o número de pessoas que residirá e transitará pelo imóvel enquanto morarem ali, inclusive, além dos indivíduos, seu planejamento familiar também é importante. Pretende crescer a família? Então precisará de uma casa maior para evitar desconforto.

Os animais de estimação também influenciam nesse quesito. Dependendo da espécie e do porte do seu pet, precisam mais espaço ou de ambientes específicos para suas atividades, como áreas externas e sacadas. Por esse motivo, não esqueça de analisar se futuramente adotará um animalzinho.

-Estrutura

A infraestrutura e, principalmente, a disposição dos cômodos interfere no tamanho disponível no cotidiano da sua família. Dependendo da metragem, você pode preferir salas menores, mas quartos espaçosos para que tenham ambientes privativos, uma sacada ampla com grande fluxo solar e uma região interna menor, sala e cozinha separadas ou geminadas. Esses fatores devem ser discutidos previamente e somente as decisões serão levadas até o corretor.

A decoração que deseja implementar também merece atenção. Se deseja muitos objetos e detalhes, cômodos grandes ajudam a acolher cada peça sem que a área livre seja reduzida. No entanto, quem prefere decorações minimalistas, com poucos adornos e cores iluminadas, podem ter a sensação de que o tamanho é amplo mesmo em imóveis menores.

-Estilo de vida

Seu estilo de vida e de sua família controlam as necessidades de espaço. Imagine que alguém trabalhe o dia todo, os períodos que fica em casa podem não compensar o valor gasto em um imóvel amplo. Já pessoas mais caseiras dependem de ambientes extensos para a realização de diferentes atividades, sendo viável investir em uma residência maior.

Possíveis hobbies, exercícios feitos no interior do imóvel, ou semelhantes, devem ser considerados antes mesmo de determinar quais opções conhecerá. Não vale a pena visitar imóveis que não combinam com o seu estilo de vida. O ideal é que o tempo seja gasto somente com aqueles que darão total suporte à sua forma de viver.

Qual é o tamanho ideal de apartamento para cada perfil de morador?

  • Para quartos de solteiro, 10 a 12 metros quadrados são suficientes para acomodar uma cama de solteiro, um guarda-roupa e uma escrivaninha ou rack, por exemplo.
  • Se o quarto for compartilhado por duas pessoas, o ideal é que ele possua um pouco mais de 12 metros quadrados.
  • Para o quarto de casal, 16 metros quadrados são suficientes para comportar um guarda-roupas e uma cama de casal. Além disso, também dá para colocar uma escrivaninha e outros móveis menores, como criados-mudos. 
  • Para a sala de estar, a área mínima deve ser igual ou superior a 12 metros quadrados. Já sua largura mínima deve ser de 2 metros quadrados.
  • Já para a cozinha, o tamanho mínimo é uma área de 4 m², com uma largura mínima de 1,5m. Assim, é possível transitar pelo local sem incômodos ou apertos. 

 

Outras áreas podem variar de tamanho, mas o ideal é que uma visita ao apartamento decorado do empreendimento seja feita com quem irá morar nele. Dessa forma, será possível verificar se as áreas dispostas preenchem as necessidades dos envolvidos. Por esse motivo, nós, da Nova Época Imóveis, estamos à sua disposição para escolher o imóvel perfeito para você. Entre em contato e tenha informações sobre os melhores imóveis da cidade.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":