Pensa em morar no interior? Conheça as vantagens e as desvantagens

26/09/2023min de leitura

Atualmente, com toda a correria e agitação do dia a dia, muitas pessoas estão começando a achar muito atrativo morar no interior. No entanto, a realidade é que tudo vai depender dos valores e das necessidades de cada família. De fato, muitos municípios interioranos possuem suas vantagens e suas desvantagens, por isso, é importante considerar que cada cidade é diferente, conhecendo suas particularidades para tornar mais fácil a tarefa de avaliar as escolhas e facilitar a escolha.


Estar mais conectado com a natureza, ver o sol nascer entre as montanhas, escutar o som dos pássaros e ter um quintal enfeitado de flores e plantas têm atraído muitos brasileiros, especialmente aqueles que desejam um lugar mais tranquilo e uma melhor qualidade de vida, com tempo e contato com a natureza. A cidade grande, embora possua seus atrativos, tem cada vez mais perdido alguns de seus adeptos, cansados da rotina dos grandes centros.


Mas será que as vantagens de morar no interior compensam suas desvantagens e o afastamento da vida urbana? Para falar sobre isso, a Nova Época Imóveis preparou esse post para enumerar as vantagens e as desvantagens de escolher morar mais afastado da agitação da cidade grande e mais perto da natureza. Não deixe de conferir nosso site e nossas redes sociais para ver os mais de 18 mil imóveis que temos disponíveis tanto na cidade quanto no interior!


Afinal, como é a vida morando no interior?


Morar em uma cidade do interior pode ser considerado um prêmio para muitas famílias que desejam fugir da correria e dos perigos da cidade grande. Muitos municípios distantes e pacatos geram uma sensação de calmaria nas pessoas que já viveram em lugares agitados, lotados de carros por todos os lados, mas gostaria de um pouco de paz.


Com isso, é natural que nas cidades do interior o cotidiano seja mais palpável, os comércios são conhecidos por serem mais baratos e a vizinhança é mais amigável por conta do baixo índice de violência. Além disso, por serem cidades menores, tudo fica mais perto, desde comércios a locais de lazer, basta andar um pouco para chegar ao seu destino sem grandes esforços. 


Quais as vantagens de morar no interior?


Pessoas mais simpáticas e solícitas


As interações sociais nos municípios menores costumam ser bem diferentes daquelas nas grandes cidades. Isso porque no interior é mais fácil ter contato e fazer amizades com a vizinhança e as pessoas que moram na região. Praticamente todos os moradores dessas áreas costumam ter menos pressa, por isso, é mais comum pedirem desculpas quando esbarram em seu caminho.


Outra situação muito mais natural no interior do que nas grandes cidades é receber convites para festas ou passeios para conhecer o novo local de moradia de outras pessoas. De fato, os moradores do interior são mais unidos do que os da cidade. 


Maior qualidade de vida


Conforme falamos, no interior os locais de interesse são muito mais próximos, o que evita trânsito ou longas filas nos supermercados, por exemplo. Toda essa praticidade e conforto reduzem as preocupações, o que melhora a qualidade de vida dos moradores. Além disso, essas cidades costumam apresentar excelentes opções de lazer, como praças e parques bem arborizados.


É importante ressaltarmos que nessas cidades é possível passar mais tempo com a família e os amigos, pois não se gasta muitas horas indo de um lugar para o outro. Outra questão que melhora a qualidade de vida é o ar mais limpo, devido à maior quantidade de árvores, o que ajuda a evitar doenças respiratórias e cardiovasculares provocadas pela poluição.


Menores custos de vida


O quesito financeiro é outra vantagem importante que faz muitas pessoas se mudarem para o interior, afinal, quem não quer morar bem sem gastar muito? Nas cidades do interior essa meta é facilmente atingida, pois gastos com alimentação, manutenção e lazer são menores do que nos grandes centros. Com isso, você encontra facilmente um local para morar com uma ótima infraestrutura, bem localizado e com um valor mais acessível. 


Mais segurança


Com o índice de crimes aumentando rapidamente em todo o país, muitas pessoas estão procurando locais onde essas ocorrências são mais amenas. Nas cidades do interior, os riscos de ser vítima de um arrastão ou de levar uma bala perdida, por exemplo, estão muito perto do zero. Com isso, é mais seguro andar a pé sozinho e criar filhos. 


Oportunidades no mercado de trabalho e negócios


Pode parecer que não, mas muitas empresas estão investindo em cidades mais pacatas e, com isso, já é possível perceber grandes organizações mudando para locais como esses. Mesmo que as metrópoles ainda ofereçam as melhores oportunidades de emprego, uma vez que muitas multinacionais continuam localizadas nos grandes centros, as cidades do interior oferecem oportunidades mais tranquilas, sendo uma ótima opção.


A maioria dos moradores de cidades do interior investe em negócios próprios, buscando ter sua pequena empresa, já que oferece uma rentabilidade melhor. Como o custo de vida nessas regiões é mais baixo, é possível viver com uma renda menor. 


Quais as desvantagens de escolher morar no interior?


Pouca privacidade


Uma das desvantagens de escolher morar em uma cidade do interior é que, como elas costumam ser menores e todo mundo se conhece, a privacidade pode diminuir. Isso porque muitas pessoas costumam ser curiosas e gostam de cuidar da vida alheia. Por conta disso, é importante procurar ser precavido quanto às novas amizades. Tente sempre mostrar simpatia, porém fale pouco sobre você e sua família, procurando se afastar de pessoas que falam e perguntam demais.


Falta de internet


Atualmente, a internet já se tornou fundamental na vida das pessoas, especialmente das gerações mais jovens. Porém, em cidades menores, nem sempre o provedor é de boa qualidade. Além disso, por elas serem afastadas dos grandes centros, isso pode prejudicar a qualidade da internet. Apenas algumas empresas conseguem oferecer uma conexão estável e rápida no interior.


Por conta disso, procure verificar essa questão, caso o seu tipo de trabalho exija um acesso rápido, bom e contínuo de internet. 


O que considerar na hora de escolher entre morar no interior ou na cidade?


Na hora de escolher onde morar, é importante que você coloque na balança todas as vantagens e as desvantagens oferecidas pelo local. Procure observar as características que mais te agradam e saiba se o local vai interferir nos objetivos profissionais e pessoais seus e da sua família. As cidades interioranas podem tanto ajudar sua vida quanto torná-la mais difícil, por isso, é preciso que os pontos sejam corretamente avaliados.


É importante que você pense se você está de fato disposto a viver um dia a dia mais sossegado, sem tanta correria. No caso de quem tem filhos, analise os benefícios oferecidos, como a educação, e procure sempre preferir as regiões que vão ajudar e agregar positivamente em seu crescimento. 


A Nova Época Imóveis espera que esse post facilite sua decisão de onde morar, seja em uma grande cidade ou no interior. E lembre-se, caso você esteja procurando por um imóvel no município do Rio de Janeiro, fale com um dos nossos corretores!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":