Atuamos no município do RJ

Piso aquecido para casa: entenda como deixar o ambiente mais quentinho e aconchegante

05/08/2024min de leitura

Com a chegada do inverno, é comum o tempo mudar drasticamente, às vezes de repente, e bater aquele frio. Nesse período, é ainda mais difícil sair da cama quentinha de manhã ou tomar um banho, o que leva as pessoas a considerarem a instalação de um piso aquecido. Mas, afinal, como ele funciona? O aquecimento do piso faz com que todo o ambiente fique em uma temperatura mais acolhedora, graças ao seu sistema de calefação.

Diferente do ar-condicionado, que tende a deixar o ar mais seco, esses sistemas de climatização e aquecimento de piso aumentam a temperatura do ambiente sem alterar a composição do ar. Além disso, esse tipo de piso tem outras vantagens, como a distribuição uniforme de calor e a valorização do imóvel. Logo, essa é uma ótima alternativa para projetos mais convidativos.

Ficou interessado em saber mais sobre como funciona o piso aquecido? Está pensando em instalá-lo na sua casa, mas gostaria de saber mais antes? Então continue por aqui, pois a Nova Época Imóveis reuniu tudo o que você precisa saber sobre esse mecanismo de aquecimento para residências. Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog para mais dicas de como manter a casa aquecida no inverno!

Afinal, o que é o piso aquecido?

Também conhecido como piso térmico ou piso radiante, o piso aquecido é um sistema de aquecimento instalado debaixo do piso para controlar a temperatura de um ambiente. É mais comum em países de clima predominantemente frio, mas já está se tornando popular aqui no Brasil, principalmente pela facilidade de instalação e manutenção.

Além disso, o piso aquecido é uma boa solução para evitar doenças respiratórias que podem acontecer ou se agravar com a baixa temperatura.

Como funciona o piso aquecido?

Esse pode parecer um projeto fora do orçamento, mas o conforto térmico que o piso aquecido proporciona pode sair mais em conta do que você espera. Isso porque sua metodologia de funcionamento de calefação é bem simples e, como comentamos anteriormente, sua instalação também é fácil.

Existem dois tipos de piso aquecido: o hidráulico e o elétrico. O sistema de aquecimento elétrico consiste na instalação de cabos calefatores, que são resistências elétricas, dispostos de forma simétrica e paralela abaixo do contrapiso. Esses cabos aquecem, gerando calor transmitido para o piso.

Já o sistema de aquecimento hidráulico consiste na instalação de uma tubulação embaixo do contrapiso, por onde passa água aquecida, geralmente por uma caldeira a gás instalada na cozinha, na garagem ou na lavanderia. Nesse sistema, o calor pode ser aproveitado do sistema de aquecimento da água consumida pela casa. Ele é ideal para ambientes maiores.

O aquecimento de piso consegue aquecer o ambiente inteiro, pois eleva a temperatura de todo o espaço. É possível controlar a temperatura ideal para você e programar quando o sistema deve começar e terminar de aquecer. Alguns termostatos inteligentes, com seis programações, podem ser programados para controlar esse aquecimento.

Alguns modelos também estão programados para aquecer até seis graus em uma hora e podem ser controlados remotamente, através de um smartphone ou tablet, por exemplo.

Qual o melhor tipo de piso para aquecimento?

Existem vários tipos de revestimento que podem receber a tecnologia de aquecimento, sendo os frios os mais recomendados. Dentre as alternativas disponíveis no mercado atualmente, o porcelanato é conhecido por ser o mais vantajoso por ter alta resistência para aplicação no sistema, ajudando a manter a temperatura.

Além disso, o porcelanato também não sofre com expansão por conta do calor, ou seja, não tem risco de rachaduras ao aquecer e resfriar. Por outro lado, pisos de madeira, vinílico ou pedra não são muito recomendados para ter esse sistema de calefação implantado.

Quais as vantagens e desvantagens de instalar piso aquecido?

Contar com um piso térmico traz vários benefícios além do conforto térmico, porém, sua instalação requer planejamento. Agora que compreendemos como esse tipo de piso funciona e qual sua utilidade, vamos falar um pouco das vantagens e desvantagens de instalar um em casa.

Vantagens do piso aquecido

O primeiro benefício desse sistema de calefação é que ele não ocupa espaço na casa, não descaracterizando a decoração. Você pode ter um piso aquecido no banheiro, mesmo que ele seja menor. Muitas pessoas preferem instalar esse sistema somente nos banheiros, pois imaginam que o valor será muito alto. Porém, depois de verificar o valor da instalação na casa toda, muitos clientes optam por usar o recurso em todo o imóvel.

Além disso, esse tipo de aquecimento é sustentável, uma vez que não polui o meio ambiente, diferente de outros aquecedores ou ares-condicionados que possuem a função de frio e calor. Por ressecar menos o ambiente, a calefação é melhor para a saúde. Como esse sistema aquece não só o piso, mas também os tecidos e todo o cômodo, ajuda a evitar mofo. Essa é uma grande vantagem para quem tem problemas respiratórios.

Desvantagens do piso aquecido

Uma das desvantagens do piso térmico é a precificação, que pode variar. Isso porque a venda é feita pela potência necessária, ou seja, quanto maior ela for, menor é o total. A necessidade de saber o tamanho do espaço é outro ponto que pode não ser tão positivo em relação ao preço. O custo inicial de instalação pode ser mais caro em comparação a outros sistemas de aquecimento.

Logo, um planejamento bem estruturado é fundamental para sua instalação, principalmente em espaços prontos, pois vão demandar uma reforma.

Onde instalar o piso aquecido?

Por mais que você possa usar esse sistema em grandes áreas, ele não é recomendado para todos os ambientes da casa. O fato de essa tecnologia permitir o aquecimento individualizado, de forma que o morador consegue controlar o calor de cada cômodo separadamente, permite que você instale em mais de um espaço e tenha diferentes temperaturas em cada um.

Os ambientes mais comuns e indicados para receber esse sistema de calefação incluem:

  • Sala de estar
  • Sala de jantar
  • Quartos
  • Banheiros

Quando o assunto é tornar nosso lar mais aconchegante e confortável, todos os recursos são muito bem-vindos. Como podemos observar, o piso aquecido pode ser uma boa alternativa para isso. Porém, não deixe de pesquisar e se planejar para sua instalação.

Gostou do post? Então acompanhe a Nova Época aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais dicas de como deixar a casa sempre confortável. Não deixe também de nos visitar em www.novaepoca.com.br para conhecer nossos imóveis!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":