Piso de madeira: saiba quais tipos existem, seus benefícios e como escolher

19/09/2022min de leitura

Quem está construindo, reformando ou somente pensando em mudar o piso de casa com certeza já ficou na dúvida de qual é a melhor opção. Afinal, as possibilidades são muitas quando o assunto é material de piso e dentre elas está o piso pronto de madeira maciça. Quando se trata de acolhimento, não existem dúvidas de que o material é o queridinho do público e dos profissionais de design de interiores e arquitetura.


Nesse cenário, não é à toa que a indústria de revestimentos, de modo geral, investe cada vez mais na reprodução da madeira em outras apresentações, como em cerâmica, laminado ou vinílico. A qualidade desses materiais não deixa a desejar, além de possuir o benefício de um valor mais acessível no mercado, assim como fácil instalação, manutenção e limpeza. Além disso, o piso de madeira, principalmente o feito de madeira maciça, é considerado muito mais do que um detalhe de acabamento.


Com isso, essa escolha é capaz de transformar a construção e agregar mais valor ao projeto. O piso de madeira também é capaz de proporcionar ainda mais conforto nos ambientes, independente de qual for. Isso nos mostra que a estética é um ponto forte desse tipo de produto, o que torna o material atemporal nos projetos. O piso de madeira está bastante em alta por ser uma opção bem versátil.


Se você ainda está na dúvida de qual piso escolher para sua casa, a Nova Época Imóveis juntou algumas vantagens de escolher o piso de madeira. Além disso, vamos apontar os tipos que existem no mercado e quais os benefícios de escolher esse tipo de piso para sua casa. Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato com nossos corretores e para mais dicas e explicações sobre o mercado imobiliário, confira nosso blog!


Quais as vantagens do piso de madeira?


É muito comum as pessoas se interessarem pelo piso de madeira por ser uma opção bonita, elegante e muito clássica. Porém, você sabia que esse tipo de piso é uma opção de investimento que vai muito além da estética? Dependendo da escolha, seu piso pode durar décadas sem precisar de maiores manutenções. Além dessa opção de piso, existem outros pisos que parecem madeira e também são cheios de benefícios.


Agora vamos destacar algumas vantagens de escolher pisos de madeira e semelhantes:


1. Propriedades acústicas


Da mesma maneira que a madeira natural, pisos semelhantes a madeira, como vinílico e laminado, também oferecem um ótimo isolamento acústico. Por conta disso, além de ser uma ótima opção de revestimento confortável, que ajuda a trazer ainda mais qualidade de vida reduzindo ruídos e sons. A escolha desse tipo de piso é uma ótima opção para quem mora em apartamentos.


2. Durabilidade


Dependendo da qualidade do material escolhido, da sua instalação e dos cuidados do dia a dia, o piso de madeira pode durar por décadas. No caso de pisos riscados ou manchados, sua restauração é a opção ideal, deixando seu piso em ótimas condições. Essa qualidade tem um custo mais alto, no entanto, é um investimento excelente a longo prazo, pois se trata de um material que vai te acompanhar por muito tempo. 


3. Conforto térmico


Outra vantagem de escolher o piso de madeira é o conforto térmico que o material proporciona, afinal, o piso de madeira é considerado um piso quente, o que ajuda a deixar os ambientes mais aconchegantes e confortáveis. Essa é uma excelente opção para regiões mais frias e ambientes como sala de estar e quartos. 


4. Versatilidade


Esses tipos de piso também são conhecidos por serem muito versáteis e combinam com projetos rústicos, clássicos, modernos, românticos, coloridos, minimalistas, dentre muitas outras opções que o arquiteto possa imaginar. 


Dicas de como escolher seu piso de madeira


Para escolher o piso de madeira ideal, é essencial conhecer os diferentes tipos de madeiras e materiais que simulam a madeira. Cada tipo possui vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas dentro do contexto do projeto e das preferências do cliente. No caso de um cliente que está fazendo uma obra para vender ou alugar o espaço, o piso de madeira maciça talvez não seja a melhor opção pelo preço. A qualidade é, sem dúvidas, muito alta, mas pode passar do orçamento.


Caso sua ideia seja praticidade e bom preço, os pisos que imitam madeira são ótimas opções, além de ajudar a deixar o projeto esteticamente bonito. Procure considerar qualidade, resistência ao desgaste, o ambiente onde ele será instalado, necessidade de manutenção, facilidade de limpeza, custo de mão-de-obra especializada e o resto da decoração da casa.


Quais os tipos de pisos de madeira?


1. Pisos que imitam madeira


Como dissemos acima, esse tipo de piso costuma ter um preço alto, por isso, existem diversas opções de revestimentos feitos de outras matérias-primas que imitam a estética da madeira. O piso vinílico é uma dessas opções com melhor custo-benefício, pois o valor por m² é muito mais em conta que a madeira natural, do laminado e do porcelanato, além de ter boa durabilidade e fácil instalação.


O porcelanato é outra opção de revestimento de ótima durabilidade e resistência, além de ser encontrado em várias texturas no mercado. Seu valor é um pouco mais elevado e exige gastos com materiais para assentamento, rejunte e argamassa. Porém, o resultado é impecável. Essas duas opções são similares à madeira, porém mais econômicas e de fácil instalação. 


2. Piso laminado


Os pisos laminados de madeira são chapas de espessura fina produzidas a partir de microfibras de madeira. O custo-benefício desse produto é bem interessante, já que são práticos de instalar e proporcionam uma estética tão boa quanto um piso de madeira natural. Eles também podem ser instalados no piso com o sistema de click, encaixados um no outro, ou com uma cola especial. A variedade de cores dos pisos laminados é grande, contando com diversos tons escuros, médios e claros.


3. Piso de taco de madeira


O piso de taco de madeira é um revestimento bem popular que voltou à moda. É um tipo de piso mais comum em apartamentos e casas mais antigas, por isso é muito usado em projetos que têm a intenção mais vintage. Esse tipo de piso tem boa qualidade e durabilidade, podendo durar por muito tempo. Porém, a instalação precisa ser feita por um profissional especializado, assim, pode ficar totalmente alinhado e sem desníveis. 


4. Piso de parquet de madeira


Esse tipo de piso é bem confundido com o taco de madeira, pois são peças menores. No entanto, o parquet é um modelo de piso caracterizado por padrões no chão. Ou seja, quer dizer que é instalado para formar desenhos geométricos ou mosaicos. É um efeito muito bonito, porém, demanda mais tempo de trabalho e cuidados. 


Gostou do nosso post? Tirou todas as dúvidas que você tinha sobre esse tipo de piso? Para mais informações ou em caso de dúvidas, entre em contato com um dos nossos corretores. A Nova Época Imóveis está sempre à disposição para te ajudar com o que você precisar! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":