Planta baixa do imóvel: para que serve e como conseguir

16/02/2023min de leitura

Você conhece a importância da planta de um imóvel? Os detalhes da planta de imóvel são muito importantes quando você vai comprar uma nova propriedade, seja ela uma casa ou um apartamento. Para residências ainda em construção, é com a planta que os possíveis compradores avaliam se o empreendimento é um bom negócio. Por isso, entendê-la é fundamental para entender como os ambientes da propriedade foram formados, como se interligam e como funcionam. 


A planta baixa costuma ser muito requisitada por compradores que pensam em investir em um imóvel, afinal, ela é importante para a realização de obras e reformas. Além disso, essa planta é um dos documentos necessários para quem deseja vender um imóvel mais rápido. Quer entender mais do assunto? Chegou ao lugar certo! 


A Nova Época Imóveis separou algumas informações e dicas que você precisa saber sobre a planta baixa do seu imóvel e como conseguir esse documento. Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para ajudar com o que for necessário, e para mais conteúdos como este não deixe de conferir nosso blog!


O que é a planta baixa de um imóvel?


A planta baixa do imóvel nada mais é do que o desenho técnico da propriedade projetado horizontalmente. Ele representa uma vista de cima dos cômodos, sem a presença do teto, permitindo a visualização do interior do imóvel inteiro ou de somente um cômodo. Este desenho deve contar com os ambientes do imóvel com a estrutura detalhada e as medidas reais em escala. 


Essa representação é feita em uma escala de proporcionalidade para caber em uma folha de papel. A planta baixa de imóveis pode ser entendida, ainda, como um documento com o qual você pode ter uma noção de como todos os ambientes da casa vão se relacionar, como, por exemplo, o acesso ao imóvel e como é sua relação com a área externa dele. 


Também é nesse documento que estão especificadas as medidas detalhadas das paredes, portas e janelas do imóvel, como seu comprimento, sua espessura e largura. Além disso, os móveis também devem estar representados na planta baixa. 


Qual a importância da planta baixa?


Antes de a planta do imóvel ser de fato feita, é importante realizar estudos detalhados do local onde o imóvel vai ser construído. Por isso, é fundamental antecipar a identificação de possíveis problemas no local. Com a planta já elaborada, é mais fácil de quantificar os materiais que vão ser usados na obra, assim como todos os serviços que podem ser feitos. 


Com isso, a planta baixa é uma das principais ferramentas usadas por arquitetos e designers de interiores para a venda de projetos para clientes, afinal, ela permite que pessoas leigas tenham uma boa visualização de como a construção vai ficar, seja ela erguida do zero, uma grande reforma ou até mesmo um projeto de decoração. 


A planta baixa é mais do que um desenho, é um documento importante e necessário não só para a construção do imóvel, mas para sua regularização também. Além disso, também serve como guia para os responsáveis pela execução de uma obra, no momento em que uma construção ou reforma está em andamento. A planta baixa é vista como um ponto de partida conceitual, com detalhamentos técnicos mais complexos. 


Como conseguir a planta baixa do seu imóvel?


Geralmente você pode conseguir uma cópia da planta baixa do imóvel através de duas das entidades que possuem o documento, podendo solicitar para a construtora ou para a incorporadora do empreendimento do imóvel. Além disso, você ainda pode solicitar para a prefeitura, onde o imóvel está localizado. Cada prefeitura pode guardar o documento em um órgão específico, mas costuma armazenar os documentos na Diretoria de Controle Urbano. 


Para os imóveis localizados na cidade do Rio de Janeiro, o setor responsável pelo serviço é o de Cópia de Planta da Secretaria Municipal de Urbanismo. O setor vai verificar se o endereço solicitado possui seu processo aprovado nos Sistemas, caso exista o processo será localizado nos arquivos da Secretaria e seu desarquivamento solicitado. 


Após, o requerente vai ser informado pelo telefone fornecido para comparecer à sede da Prefeitura em um prazo de até 30 dias corridos para indicar as plantas que ele gostaria de copiar e fazer o pagamento do respectivo Documento de Arrecadação Municipal. As cópias não serão fornecidas imediatamente, por isso, será necessário que o requerente retorne em até 7 dias corridos para retirá-las. 


Para fazer essa solicitação, alguns documentos serão solicitados, como:

 

  • Endereço completo do imóvel, com nome da rua e número da casa ou do prédio;
  • Nome e telefone do solicitante;
  • Finalidade das cópias e objetivo do pedido;
  • Número do processo;
  • Relação com o processo.


Como é atualizada a planta de um imóvel?


Para atualizar a planta de um imóvel, vai ser preciso a ajuda de um engenheiro que irá refazer a projeção e apresentá-la na Prefeitura da sua cidade. Com isso feito, os técnicos do município farão uma vistoria no imóvel para aprovar o projeto. Nesse momento, é recomendado poder contar com a ajuda de uma assessoria jurídica para garantir que o processo ocorra da maneira mais fluida possível.


Porém atenção, pois a tramitação da atualização da planta de um imóvel vai diferir de uma cidade para outra. Por isso, é imprescindível que, antes de mais nada, você consulte o site da prefeitura do seu município e saiba o passo a passo. 


Planta baixa é o mesmo que projeto arquitetônico?


A resposta é não, eles se tratam de dois documentos diferentes, porém complementares. A planta baixa é um documento que sozinho não consegue regularizar uma nova construção junto à Prefeitura da cidade, apesar de ser uma das exigências para tal. Para obter um licenciamento, por exemplo, é necessária a apresentação de um projeto arquitetônico completo que, entre diversas outras especificações, contém a planta baixa. 


Por se tratar de uma visualização, a planta baixa não oferece diversos detalhamentos técnicos necessários para uma construção, como no caso de um projeto arquitetônico completo, que é composto de inúmeras outras plantas técnicas, com medidas, indicação de materiais a serem usados, entre outras informações. 


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis espera ter te ajudado a compreender o que de fato é a planta baixa de um imóvel, além da sua importância para a venda mais rápida do imóvel. Para mais conteúdos como esse não se esqueça de conferir nosso blog!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":