Planta baixa humanizada: entenda o que significa e como funciona

24/08/2023min de leitura

Se você acompanha o blog da Nova Época Imóveis certamente já ouviu falar do termo planta baixa, mas caso ainda não esteja familiarizado com ele, a gente explica de novo! Esse é o documento que representará um imóvel visto de cima, ou seja, como se fosse feito um corte no teto, permitindo a visualização de todos os cômodos desse ponto de vista. No entanto, além do tipo comum de planta, também existe a planta baixa humanizada.


A visão desse tipo de planta apresentará elementos bem diferentes e de maneira mais detalhada. Por conta disso, esse modelo pode ser útil tanto para profissionais, sejam eles corretores, engenheiros ou arquitetos, quanto para quem tem intenção de compra, vende ou reforma um imóvel. Logo, vale à pena entender melhor como ela funciona, especialmente se você planeja investir ou trabalhar com o mercado imobiliário. 


Nesse contexto, a planta baixa humanizada permite que se visualize como os móveis vão ficar dispostos no imóvel, que se avalie cores e o paisagismo do local. Ou seja, é um documento que permite uma melhor percepção do espaço para atender às necessidades dos moradores e ajuda a evitar muitas alterações nas etapas da construção. Quer conhecer mais sobre essa técnica? Então continue sua leitura que explicaremos tudo aqui!


A Nova Época Imóveis preparou esse post para explicar o que constitui a planta baixa humanizada, quais os seus diferenciais que fazem com que ela seja usada cada vez com mais frequência e quais as suas vantagens. Para mais informações importantes sobre o mercado imobiliário não deixe de acompanhar nosso blog, ele está cheio de conteúdos impressionantes que vão te ajudar muito a compreender melhor esse mercado!


O que é uma planta baixa humanizada?


A planta baixa humanizada é uma ferramenta muito valiosa para visualizar o projeto do imóvel de forma mais real, sendo um desenho mais realista do desenho técnico de um projeto residencial ou comercial. Resumindo, é um recurso imprescindível para materializar as ideias e criar um espaço único. A partir dela, é possível planejar a decoração com uma representação mais agradável do projeto arquitetônico, visualizando as possibilidades antes de colocar em prática e transformar os ambientes.


Além disso, a planta baixa humanizada ainda oferece a possibilidade de mostrar o estágio final da proposta do projeto de uma maneira mais didática para quem não tem muito conhecimento técnico na área. Os móveis também podem ser acrescentados nessa ferramenta para ser possível definir a decoração de interiores e fazer um pequeno tour pelo imóvel. 


É possível fazer tudo isso com a planta baixa humanizada porque essa ferramenta usa de vários elementos da construção civil, como texturização, efeitos, luzes, paisagismos e desenhos coloridos. Com isso, tanto projetistas quanto clientes podem visualizar como os ambientes da casa ou do apartamento vão ficar dispostos. A representação dessa planta é feita em 2D ou 3D, o que vai ajudar a deixá-la ainda menos complexa e facilitará a noção de espaço em uma perspectiva mais realista.


Qual a diferença entre planta baixa e planta baixa humanizada?


Embora sejam termos muito parecidos, a diferença entre essas duas ferramentas pode ser reconhecida na forma como cada uma representa um projeto arquitetônico. A planta baixa, por exemplo, é uma representação técnica, em escala, que mostra a disposição dos cômodos, portas, paredes e janelas de um imóvel. Esse documento será a base para a construção e mostrará as medidas exatas do espaço. 


Já no caso da planta baixa humanizada, ela será uma representação mais rica em detalhes que ajudará a proporcionar a visualização mais realista e completa do ambiente. Nesse documento, são incluídos elementos como decoração, mobília e, às vezes, até mesmo pessoas, para criar uma imagem mais próxima à realidade. Esse é um recurso criado para facilitar o entendimento do projeto e o alinhamento das ideias dos profissionais e dos clientes. 


Qual a função da planta baixa humanizada?


Além de oferecer uma perspectiva ainda mais realista e detalhada do ambiente, a planta baixa humanizada também ajuda a proporcionar mais proximidade e propriedade. Com ela, é possível entender se existe a necessidade de melhorias e mudanças, sem precisar de conhecimentos mais específicos nessa área. Todos esses aspectos ajudam a criar uma conexão importante entre projetistas, clientes e o resultado do imóvel.


Quais as vantagens da planta baixa humanizada?


Agora que já sabemos como funciona uma planta baixa humanizada, é muito mais fácil de perceber que ela otimiza tempo e recursos, pois pode acelerar as aprovações e reduzir retrabalhos durante uma construção ou reforma. Além disso, ela conta com outras vantagens:

 

  • Uso de desenhos mais didáticos;
  • Melhor visualização do layout final do projeto;
  • Noção mais realista da funcionalidade dos espaços;
  • Leitura mais clara de como ficará a organização dos ambientes;
  • Representação realística dos detalhes;
  • Viabilização da explicação do projeto;
  • Facilidade na interpretação da distribuição e das dimensões de cada um dos ambientes;
  • Possibilidade de uso em formatos digital e impresso;
  • Sugestão da adequação de móveis, pisos, cores, revestimentos e outros tipos de instalações.


Como fazer uma planta baixa humanizada?


Para humanizar uma planta baixa, é importante investir em elementos que ajudem a trazer detalhes e características do imóvel já pronto. Para atingir esses resultados, é preciso usar programas especializados e ferramentas específicas que oferecem uma maior capacidade de apresentação. Também é importante dar atenção aos detalhes, como materiais do piso, composição dos ambientes, revestimentos, entre outros. 


Por necessitar de programas e ferramentas específicas, esse tipo de planta baixa é usada com mais frequência por profissionais de design de interiores, da construção civil, da arquitetura e de empreendimentos imobiliários no geral. 


Por que usar a planta baixa humanizada?


Ajuda a aproximar o cliente


Um dos principais motivos para usar uma planta baixa humanizada em uma transação imobiliária é a aproximação que ela promove entre quem está interessado no bem e quem está vendendo. Afinal, uma planta baixa comum só é a técnica, não é tão atraente quanto a humanizada, além de ser mais difícil de compreender. 


O modelo humanizado da planta permite que quem está interessado no imóvel compreenda melhor os espaços disponíveis. Logo, será possível se sentir mais acolhido pelo vendedor e avaliar melhor as vantagens de comprar o imóvel em questão.


Favorece a observação do imóvel


Como podemos observar até agora, a planta baixa comum é puramente técnica, por isso, ela traz somente informações que não são simples de entender, principalmente para quem não é profissional da área. Já no caso da planta baixa humanizada, ela facilita a compreensão do imóvel e seus espaços. Na prática, ela ajuda a traduzir as informações técnicas apresentadas.


Por isso, podemos dizer que recorrer à planta baixa humanizada é uma maneira de facilitar a observação de todos os espaços disponíveis no bem. Isso porque, além de só trazer uma vista aérea, ela ainda serve para apresentar detalhes importantes do imóvel.


Dá personalidade ao projeto


É padrão que as plantas baixas comuns sejam muito semelhantes entre si, mesmo com dimensões e disposições diferentes, pois os elementos usados são muito parecidos. Como resultado, ao avaliar somente essa ferramenta, é comum achar que o imóvel que interessa é igual a tantos outros. Já a planta baixa humanizada tem um processo diferente, por conta dos detalhes.


Cada elemento incorporado nela permite uma visualização mais facilitada e realista do bem e, principalmente no caso de imóveis ainda na planta ou de reformas, esse tipo de planta é essencial para dar mais personalidade para o projeto. 


Ajuda na tomada de decisões 


Por facilitar tanto a visualização quanto a comunicação, a planta baixa humanizada é uma das maiores aliadas das boas escolhas imobiliárias. Isso porque, caso você esteja em dúvida sobre comprar um imóvel, por exemplo, a planta baixa humanizada pode te ajudar a definir se a alternativa que te interessa é ideal para as suas necessidades. Além disso, ela ainda pode servir para direcionar projetos arquitetônicos e possíveis reformas.


Em alguns casos, uma planta baixa humanizada pode ser útil até para inspirar novas disposições para os cômodos ou até para decorar e organizar a casa. Por isso, essa planta se torna um item fundamental para quem procura tomar as melhores decisões imobiliárias. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha entendido o que é uma planta baixa humanizada e suas diferenças, além de entender sua utilidade e importância em várias situações que envolvem imóveis. Para mais informações importantes que você deve conhecer sobre o mercado imobiliário, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":