Entenda os principais fatores que levam a queda na venda de imóveis

13/07/2022min de leitura

Para quem trabalha ou resolve investir no mercado imobiliário, é essencial conhecer todas as nuances desse setor, especialmente por conta do seu dinamismo, constantes mudanças e tendências novas. A instabilidade financeira do Brasil atinge várias áreas do mercado, o que às vezes acaba gerando muitos problemas no setor de vendas e o mercado imobiliário não fica de fora. No entanto, independentemente de qualquer especulação no cenário econômico, quem se mantém atualizado está sempre preparado e consegue alcançar bons resultados.


Ficar constantemente atento às questões que influenciam a queda da venda de imóveis também é fundamental para quem trabalha e investe nessa área, pois elas vão interferir diretamente no seu faturamento ao final do mês. Existem diversos fatores, tanto internos como externos, para essa queda e, por conta disso, os profissionais dessa área precisam se adaptar a essa realidade para buscar meios de se qualificar e se destacar diante da concorrência. Dessa maneira, com preparação e planejamento, é possível passar pela recessão e até conseguir crescer, dentro do possível.


Você sabe quais são os motivos recorrentes para a queda de vendas no mercado imobiliário e como agir diante dessa situação? Caso ainda não, fique atento nesse post, porque vai te ajudar muito! A Nova Época Imóveis separou alguns desses fatores e dicas para te ajudar a se preparar para reduzir os impactos dessas variações típicas desse segmento. Em caso de dúvidas converse com um dos nossos corretores e para mais informações sobre o mercado imobiliário não deixe de conferir nosso blog!


Fatores que levam à queda na venda de imóveis


1. Crise financeira


Um dos principais motivos que podem levar à queda na venda de imóveis é a crise financeira, que pode atingir negativamente todos os setores do país. Nesses casos, é fundamental que os corretores de imóveis tenham o pensamento positivo e busquem alternativas para vender mais. É preciso trabalhar com os pés no chão e procurar lidar com as mudanças relacionadas à economia do país, a fim de alavancar o trabalho e proporcionar melhores condições de venda aos clientes.


Em momentos de crise, a flexibilidade é essencial para estimular as vendas, visto que facilita muito para os compradores. Dessa forma, nessas situações, é preciso aproveitar o momento da desaceleração e procurar estar sempre aberto a negociações. A crise financeira é um fator externo e passageiro, ou seja, com o passar do tempo os valores tendem a se estabilizar, o que vai ajudar a melhorar as vendas.


2. Falta de atualização profissional


Como dissemos no começo, a queda na venda de imóveis pode acontecer tanto por consequência de fatores externos quanto internos e um desses fatores internos está sobre o controle do corretor: é a carência de atualização profissional. Para que os corretores consigam atingir seus resultados, algumas mudanças de atitude são necessárias. Por isso, é urgente se manter atualizado e aderir aos novos recursos e facilidades tecnológicas da era digital. 


Essas mudanças de atitude exigem capacitação para o desenvolvimento profissional, ou seja, ficar acomodado não vai funcionar nos dias de hoje. É necessário que os profissionais estejam sempre atualizados sobre novas tendências e formas de comunicação, para se posicionar da melhor maneira no mercado imobiliário, procurando ser destaque, também, entre a concorrência.


3. Ausência de comprometimento com os resultados


Outro fator que leva a queda na venda de imóveis é a falta de comprometimento com os resultados por parte do profissional. Para sair na frente e se destacar nesse mercado, é necessário estar verdadeiramente comprometido com os resultados. Quando você aspira um resultado, nem sempre somente sua vontade será suficiente, pois é preciso dar um foco total no que se deseja. Um processo de vendas improdutivo e o despreparo para conduzir negociações também podem impactar negativamente os resultados. 


Por isso, o profissional deve procurar focar em se comprometer para atingir os resultados desejados, sem culpar o mercado, o cliente ou qualquer outro que o corretor julgue ser responsável pelos seus resultados. Identificar empecilhos também é essencial para o profissional realinhar sua conduta, melhorar a tomada de decisões e promover estratégias com mais assertividade para aumentar os rendimentos. Dessa forma, é possível superar a queda de vendas de imóveis e se destacar no mercado imobiliário.


4. Falta de valorização do produto à venda


Em tempos de crise, é muito comum que os corretores achem que podem melhorar o valor de um imóvel para garantir que o mesmo tenha mais procura, afinal, o objetivo é vender. O pedido de desconto por parte dos clientes é muito comum em negociações, na crise e fora dela, porém, esse pedido se torna um problema quando gera uma discussão sem fundamentos sobre preços. 


A insistência de um comprador em dizer que o valor de um imóvel que o interessa está alto é compreensível e é nesse momento que o corretor deve agregar valor ao seu atendimento e demonstrar que seu produto é único, diferenciado até. Com isso, é importante que você supere as expectativas do comprador, apresentando um imóvel com soluções reais e vantagens para suas necessidades. 


5. Falta de atenção à experiência do cliente


Outra questão básica, assim como a que falamos acima, mas muito significativa é levar em consideração o perfil do cliente. Saber com quem você está lidando, seus interesses e prioridades pode ajudar o corretor a procurar a oferta ideal para o cliente e promover uma excelente experiência de compra, além de tornar a comunicação do corretor mais assertiva. 


Usar tecnologias que ajudem a colaborar com a interação entre o comprador em potencial e a propriedade que o interessa, como óculos de realidade virtual ou as visitas virtuais, também ajudam a melhorar a experiência do cliente. Dessa forma, ele pode visualizar o imóvel decorado de acordo com seu gosto antes mesmo de realizar qualquer obra. E lembre-se: o atendimento é crucial para uma boa experiência, por isso, procure sempre investir nele, se colocando à disposição nas redes sociais, fornecendo informações com clareza e se comunicando em múltiplas plataformas. 


Como podemos observar, a queda na venda de imóveis vai depender tanto da economia e política do país quanto do profissional em si. Por isso, na hora de investir no mercado imobiliário, tenha certeza de que você tem a ajuda certa e necessária para isso. Se você está pensando em investir ou comprar um imóvel, fale com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para ajudar com o que for preciso!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":