Propaganda imobiliária: ideias criativas para você não errar mais

20/09/2022min de leitura

Quem nunca ouviu que a propaganda é a alma do negócio? Sem uma boa estratégia de marketing pode ficar muito difícil posicionar sua marca, serviço ou produto e torná-lo sustentável. No entanto, mesmo com sua importância para o negócio, propaganda imobiliária é um assunto poucas vezes levado em consideração de forma profissional. 


É comum as pessoas acreditarem que essa é uma prática mais recorrentemente usada por grandes empresas, pois associam a propaganda apenas à televisão, e acabam deixando de lado essa peça fundamental para vender mais. Porém, nem sempre é fácil saber o que fazer para ter sucesso nessa jornada. 


Pensando na importância desse assunto, a Nova Época Imóveis preparou esse post com algumas ideias do que fazer nas propagandas imobiliárias, por isso, se você quer dar um pontapé nos seus negócios, fique atento aqui! Em caso de dúvidas ou para mais informações, não deixe de entrar em contato com um dos nossos profissionais!


Como fazer propaganda imobiliária?


Fazer uma boa propaganda imobiliária vai demandar alguns critérios importantes e para que seja feita da forma mais positiva possível, é essencial entender que uma propaganda não é somente uma simples arte. Muitas pessoas confundem esse tema com um simples folheto ou material gráfico impresso para divulgação. A divulgação não é a mesma que propaganda! É outra forma de se comunicar, mas esses dois termos se referem a coisas diferentes.


A propaganda precisa, necessariamente, de um veículo para entregar a mensagem, ou seja, você precisa anunciar em algum lugar. Atualmente já existem vários veículos e mídias que entregam a mensagem da propaganda para o público-alvo. Ou seja, não se resume somente a anunciar em programas de televisão, já existem muitas alternativas mais viáveis e rentáveis, como o marketing online, por exemplo.


Quando pensamos em investir em propaganda imobiliária, os focos podem ser diversos, como, por exemplo, uma comunicação para reforço de marca, que chamamos de branding, ou uma comunicação para vender um produto, nesse caso imóveis, e faturar logo em seguida. Porém, se a mensagem que você quer passar não encaixar com o resto da propaganda, o retorno pode não acontecer como e quando esperado.


Além disso, é importante frisarmos que é impossível prever resultados sem testar modelos e estilos. Pensando nisso, separamos uma lista com algumas ideias que podem te ajudar a testar e colocar em prática sua propaganda imobiliária. Assim, fica mais fácil criar propagandas mais coerentes e que vão dar o retorno esperado. 


Ideias criativas de propaganda imobiliária


Como falamos mais acima, o mais importante aqui é ter coerência e, para isso, precisamos dar um passo para trás para entender os objetivos da campanha. Ela pode ser para reforçar a marca ou para anunciar um novo empreendimento, por exemplo. Independente, é importante que isso fique claro para que as abordagens sejam direcionadas e objetivas. 


Agora vamos dar algumas ideias para te ajudar a colocar em prática as próximas propagandas imobiliárias:


1. Procure gerar empatia


Talvez essa seja a peça mais importante para criar propagandas de qualidade. A empatia é, basicamente, fazer uma pessoa se enxergar em determinada situação, ou seja, a mensagem será tão certeira que vai acertar o público e a condição psicológica em que seu público se sente mais aberto. A empatia é ideal para criar situações em que as pessoas consigam se sentir em determinada situação e, quando o assunto são imóveis, isso é muito possível. 


Você pode criar anúncios voltados para inúmeras personas diferentes, por exemplo. Por isso é essencial definir seus objetivos empresariais, como mencionamos anteriormente, afinal, quanto mais nichado for seu público, melhor. A partir das personas você poderá criar diversas situações de empatia diferentes para colocar a pessoa praticamente dentro do imóvel quando o anúncio for entregue. 


2. Percepção de valor é importante


Transformar uma mensagem em percepção de valor é outra forma de fazer propaganda imobiliária de qualidade. Fazer isso é simples: você pode demonstrar para seu público o quanto determinado imóvel é valorizado. Mas cuidado, pois não se trata simplesmente de valores financeiros, isso seria subjetivo. Aqui tratamos de valores sociais. Um imóvel com uma boa localização, por exemplo, é uma ótima percepção de valor. 


Demonstrar qualidade de vida é fundamental quando se trata de propaganda imobiliária, afinal, as pessoas buscam um imóvel para morar. Por isso, procure sempre descrever as situações que certo produto pode oferecer. Além disso, tente extrair o máximo possível dos pontos positivos do imóvel e relate o que há de bom nele. 


Essa é uma das técnicas mais clichês do mercado, no entanto, nunca sai de moda por funcionar muito bem. As pessoas precisam ouvir que algo é bom para se interessarem.


3. Pense em um título objetivo


Independente de onde você pensar em anunciar, o título sempre precisa ser objetivo. E como fazer isso? Nesse caso, é sempre válido procurar a ajuda de profissionais de redação publicitária e agências. É uma vantagem sempre poder contar com esses profissionais para transformar seu negócio e levá-lo para outro patamar quando se trata de publicidade. Com isso, assuntos como este podem ser resolvidos com mais facilidade.


E o que seria um título objetivo? Além de curto, um título objetivo precisa falar muitas coisas, ou seja, você vai precisar colocar uma série de emoções com foco em uma ideia criativa que ajude a vender seu produto em poucas frases ou palavras. Isso porque existem sentenças que podem ser ditas de diversas formas, com muitas ou poucas palavras, mas que no fim vão dizer a mesma coisa. Minimalismo importa em uma boa propaganda imobiliária.


Além disso, quanto menos tempo você tomar das pessoas com um anúncio, melhor. O maior desafio aqui é despertar curiosidade e interesse logo de início, para que o resto da campanha seja absorvida. O mais importante aqui é captar a atenção. 


4. Fale a língua do seu público 


Pode parecer uma dica clichê, mas pouca gente faz. Isso porque muitos ainda não entendem a real importância de nichar o público-alvo, ou seja, de falar somente com pessoas que tenham um real interesse no seu produto. De início, parece descartar uma parcela do público, mas no final, você vai perceber que vale a pena falar somente com quem quer ouvir e uma coisa é garantida: sempre vai ter alguém que quer te ouvir, basta procurar!


Basicamente é uma rápida conta que você precisará fazer, por exemplo, imagine que você criou uma propaganda imobiliária que atinja cem mil pessoas e você teve que investir dez mil reais nesse negócio. Deste público, imagine que somente mil pessoas têm real interesse no que você está dizendo, não seria mais jogo economizar muita verba e anunciar somente para essas mil pessoas interessadas? Você pode fazer isso nichando seu público. 


Escolher o público-alvo de maneira minuciosa e bem pensada é uma forma de falar a língua das pessoas que realmente querem falar com você. 


5. Transpareça aconchego no anúncio


Esse caso está muito interligado com a empatia. Isso porque transparecer aconchego em uma propaganda imobiliária é fundamental se seu público estiver interessado em comprar um imóvel residencial. Procure usar situações na mensagem que coloquem o receptor dela dentro do imóvel e, quando ele estiver lá, não tenha medo de abusar de palavras que remetem ao conforto. 


O corpo humano, por si só, adora e preza muito por conforto. Ficar na zona de conforto é algo muito natural e lutamos contra isso diariamente. Nesse cenário, quando alguém oferece conforto depois de lutar e trabalhar tanto, as chances de aceitar são muito grandes. 


6. Venda a resolução de problemas e a realização de sonhos


Outra maneira de fazer propaganda imobiliária é vendendo a solução de problemas e a realização de sonhos. A primeira ideia parte do princípio de qualquer produto, que é ajudar alguém a resolver um problema, e a segunda parte do princípio de que quem compra um imóvel sem o objetivo de investir, compra para morar e isso, muitas vezes, é realizar um sonho.


Por isso, procure fazer uma lista de possíveis problemas que seu imóvel poderia resolver para seu público-alvo, combinando todos os elementos mencionados até aqui e criando uma campanha incrível para seu público. Procure falar da distância do imóvel para o trabalho, da segurança da região onde ele fica, do seu tamanho, enfim, as possibilidades são muitas. 


Gostou do nosso post? Entendeu como fazer uma propaganda imobiliária de sucesso, que vai alcançar seu público e conseguir ainda mais pessoas interessadas no seu negócio? Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com um dos nossos profissionais e não se esqueça de conferir nosso blog, temos muitas outras dicas sobre esse setor do mercado!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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