PropCo: entenda a nova tendência do mercado imobiliário brasileiro

08/01/2024min de leitura

Conforme já dissemos em alguns posts aqui, o mercado imobiliário é cheio de termos que muitas pessoas não estão familiarizadas, ainda que trabalhando no setor. Isso porque esse mercado está em constante mudança e frequentemente novas tendências surgem, como no PropCo, que está começando a trilhar seu caminho de sucesso no país. 


Ações e soluções para a gestão de incorporadoras, por exemplo, são criadas, modificadas e atualizadas a todo o momento. A tecnologia e o mercado imobiliário andam lado a lado para possibilitar o impulsionamento do setor, o tornando ainda mais importante, principalmente, economicamente. Trazer um conceito muito popular nos EUA promete inovar a gestão de propriedades imobiliárias. 


Quer entender melhor do assunto? Está interessado em conhecer mais sobre o mercado imobiliário e suas tendências? Então continue por aqui, pois a Nova Época Imóveis trouxe esse post para apresentar melhor esse conceito, suas funcionalidades e características. Não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais para mais conteúdos importantes que vão te ajudar a entender mais sobre o mercado imobiliário!


O que é PropCo?
 

PropCo é a sigla para Property Company, que traduzido para o português é conhecido como Empresa de Propriedade. Esse tipo de companhia concentra seu gerenciamento e desenvolvimento em propriedades imobiliárias, que incluem imóveis residenciais, comerciais, industriais, entre outros tipos disponíveis no mercado. 


O PropCo se refere aos fundos de investimento imobiliário ou divisões corporativas, como os fundos imobiliários estadunidenses, por exemplo, conhecidos como REITs. Eles correspondem aos FIIs brasileiros, mas apesar das semelhanças, existem diferenças entre as ações muito além dos países de operação. Por exemplo, os REITS podem ser referidos como partes da empresa que detém ativos físicos, por isso, se encaixam no conceito de PropCo. 


O PropCo é associado a empresas imobiliárias que se ocupam da administração, da gestão e da operação direta de propriedades. No Brasil, ela está alinhada com as estruturas de investimentos sobre ativos imobiliários aplicados por startups.


Como o PropCo atua no Brasil?


Conforme falado acima, o conceito de PropCo está ligado ao FIIs, no entanto, pode deter variações entre esses e os FIDCs. Além desses, acaba se estruturando em emissões de obrigações, títulos de crédito expedidos por empresas e negociados no mercado de capitais e até mesmo holdings temporárias. 


No mercado imobiliário do Brasil, os fundos imobiliários alinhados com as startups que organizam e disponibilizam apartamentos para locação vêm se tornando muito bem-sucedidos. Ou seja, a ação PropCo estrutura de maneira mais assertiva os investimentos, diminuindo o custo de capital e criando oportunidades para empresas iniciantes, ganhando cada vez mais espaço no mercado.


Qual a estrutura do PropCo?


Agora que esclarecemos o que é PropCo e suas especificidades no mercado imobiliário, falaremos da estrutura a qual esta ação se molda. Como uma gestão direta de propriedades englobará responsabilidades administrativas e operacionais, a quantidade de tarefas pode ser maior, dependendo do tipo e do setor em que ela se enquadra. Com isso, as principais atividades exercidas pelo PropCo incluem:


Manutenção


A PropCo ajuda a garantir que as propriedades disponibilizadas se enquadrem em condições de habitação, logo, exigem uma manutenção regular que envolve a agilidade no desenvolvimento de reparos, renovações e ações preventivas. Os PropCo ajudam a agilizar essas ações e potencializam a segurança dos imóveis e a funcionalidade proposta aos espaços.


Gestão de inquilinos


Caso o PropCo seja aplicado em caso de locações, será responsabilizado pela gestão de inquilinos. Nesses cenários, precisará organizar a seleção de locatários, cobranças de aluguéis, solucionar possíveis problemas das propriedades e atender os ocupantes dos imóveis em suas necessidades.


Contabilidade


Outra responsabilidade do PropCo é acessar e manter registros financeiros de ações em torno das propriedades que são sua responsabilidade. Além disso, ele processará orçamentos e relatar o desempenho financeiro das propriedades em sua carteira, ajudando a promover uma gestão imobiliária completa para empresas do setor que a implementem. 


Regulamentação


A garantia de conformidade de regulamentações diante das normas locais, estaduais e federais é outro processo essencial desse setor. O PropCo coopera com a regulamentação, analisando e garantindo o cumprimento dos códigos de construção, dos regulamentos ambientais e das leis, principalmente, daquelas que envolvem contratos de locação.


Seguridade


Segurança é a palavra-chave para garantir que as empresas cumpram com suas expectativas dos clientes e evitem ações judiciais. É responsabilidade das empresas confirmar que os sistemas de segurança estejam instalados e funcionando, além de implementar procedimentos para emergências e garantir o padrão de segurança dos imóveis disponibilizados.


Marketing de locação


Por último, mas não menos importante, o PropCo pode ser um potencializador dessa ação, parte crucial de qualquer negócio, especialmente no mercado imobiliário. Propriedades comercializadas, sejam para venda ou locação, costumam ter uma gestão direta que envolve a atração de clientes e ter um processo definido e organizado para impulsionar a assertividade dessa etapa da jornada de compra e da finalização das negociações de aquisição ou locação.


A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado do post e conseguido compreender essa nova tendência que está crescendo no mercado imobiliário brasileiro, afinal, estamos aqui para te ajudar a entender mais sobre esse setor! Para mais conteúdos importantes, não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais.
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":