Quanto custa manter uma casa: entenda e organize suas finanças

30/05/2022min de leitura

Conquistar o sonho da casa própria é o desejo da maioria dos brasileiros, porém, é fundamental saber que, ao comprar um imóvel, é necessário separar uma parte do orçamento para lidar com algumas despesas fixas. Afinal, manter uma residência não é uma tarefa fácil. Os gastos que devem ser realizados são vários e ainda é preciso lidar com despesas surpresas que podem surgir a qualquer momento e prejudicar seu orçamento.


Saber quanto custa manter uma casa também não é fácil, pois são muitos os gastos que ela demanda. Porém, ter a liberdade de ter um cantinho próprio e decorá-lo com a sua cara, do jeito que você quiser, tem um significado muito forte e faz todo o desafio valer à pena. Caso você esteja em busca de um novo lugar para morar, não se esqueça que é fundamental ter em mente quanto custa manter uma casa para, assim, adequar sua rotina e ter um bom planejamento financeiro. 


Para te ajudar a entender todas as despesas que você vai ter com sua casa própria, a Nova Época Imóveis elaborou uma lista com os principais custos de uma casa, assim, você pode ter certeza de estar 100% preparado para tudo o que vier com a realização desse sonho! Se você está procurando por um novo lar, não deixe de conferir as ofertas no nosso site e fale com um dos nossos corretores para tirar dúvidas e entrar em mais detalhes. A Nova Época está aqui para te acompanhar durante todo o processo dessa realização!


Afinal, quais as vantagens da casa própria?


Antes de enumerarmos as despesas de ter e manter uma casa própria, vamos falar um pouco sobre as vantagens de conquistar seu cantinho. Comprando ou alugando, a conquista é ter um espaço que você possa chamar de seu e decorar do seu jeitinho. Uma das maiores vantagens de comprar a casa própria é a independência e a privacidade que você conquista, bem diferente de quando você divide uma residência com outras pessoas, certo?


Outra vantagem de se mudar para um lugar só seu é que você pode arrumar tudo do jeito que quiser, o que traz também a tão sonhada sensação de liberdade. No entanto, lembre-se de sonhar com os pés no chão, pois manter uma casa é algo que demanda uma série de custos e planejamento é a palavra-chave.


Quais os custos para manter uma casa?


1. Aluguel/Prestação


Infelizmente, ainda não é a realidade de todos os brasileiros conseguir comprar um imóvel à vista e, por conta disso, tem que recorrer a outras opções disponíveis, como alugar ou financiar sua casa própria. Independentemente de qual das opções for a melhor para você e seja a sua escolha, é preciso estar ciente deste gasto mensal que você terá em uma dessas situações.


No caso de alugar um imóvel, essa operação pode ser feita através de um contrato com o proprietário do imóvel, podendo o pagamento ser realizado em dinheiro diretamente a essa pessoa ou por transferência bancária. Em ambos os casos, é fundamental pedir por uma nota de comprovação da transação. Você também pode alugar um imóvel junto a uma imobiliária e, nesse caso, o pagamento geralmente é realizado através de boletos.


Já na situação de compra de um imóvel onde foi realizado um financiamento, as parcelas são, em regra, descontadas diretamente da conta bancária. Dessa forma, basta manter o dinheiro em saldo para que o desconto seja realizado.


2. Manutenção 


Mesmo no caso da compra de um imóvel novo, recém saído da planta, alguns infortúnios podem acontecer a qualquer momento e você terá que realizar alguns gastos de manutenção. Além disso, quando a compra de um imóvel é realizada, pode acontecer de você querer fazer alguma modificação, o que também contará como manutenção. 


Quando se trata de reformas, mesmo no caso de projetos mínimos, é preciso fazer um controle de gastos e alguns orçamentos. Isso porque, quando se trata de obras, dificilmente os valores orçados vão estar corretos e de acordo com a realidade, o que te obrigará a gastar mais. Uma dica é que você construa um fundo de reserva com o intuito de realizar as manutenções, sejam elas pequenas ou grandes, que seu imóvel pode exigir, evitando, assim, surpresas.


3. Condomínio


No caso de você optar por comprar um apartamento, e até mesmo no caso de algumas casas, você vai fazer parte de um condomínio e, com isso, terá que contribuir financeiramente para a manutenção dos espaços comuns. O valor do condomínio é usado, entre outras coisas, para o pagamento de serviços de limpeza, vigilância, manutenção e jardinagem em geral dos ambientes comuns.


Na maioria dos condomínios, o proprietário do imóvel recebe pelo correio ou pessoalmente um boleto, que pode ser pago em qualquer agência bancária, junto de um controle contábil dos gastos do local. 


4. Impostos


Os impostos sobre a sua propriedade que você deve ao fisco são outros gastos que você deve ter em mente ao comprar a casa própria. É importante, ainda, que você fique atento, no caso de alguns contratos de aluguel, pois os tributos também ficam por conta do inquilino. Quando falamos de imóvel, o principal imposto é o IPTU, que incide sobre todos os imóveis, levando em conta a metragem e localização.


Cada município mantém sua forma de cobrança e, em geral, é possível realizar um pagamento único no início de cada ano com desconto ou pagar o valor integral em um determinado número de parcelas. Outro tributo que está se tornando cada vez mais comum nas médias e grandes cidades é a taxa de lixo, cobrada também levando em consideração a localização e a metragem do seu imóvel. Seu pagamento é realizado através de carnê mensal.


5. Contas de luz, água, gás e internet


Ao se mudar para sua nova residência, é fundamental ter atenção às despesas fixas mensais, pois são elas que vão representar os principais custos para manter sua casa. Entre as principais contas aqui estão a de luz, água e gás. A internet também é um ponto muito importante de se ter em casa, principalmente com o home office, ainda adotado por muitas empresas, por isso, pode adicionar essa conta na lista também.


É claro que você só conseguirá descobrir e conhecer o valor dessas despesas na prática, após a passagem dos primeiros meses e se entendendo o seu dia a dia, porém é importante prestar atenção para que elas não acabem estourando o seu orçamento. 


6. Supermercado


Com a correria do dia a dia e rotinas cada vez mais dinâmicas, é comum que muitas pessoas optem por fazer suas refeições fora de casa, quando possível. No entanto, comprar suprimentos é necessário e você precisará passar no supermercado em algum momento para abastecer sua casa não só com comida, mas com outros itens importantes, como os de higiene.


Os gastos com supermercado podem ser grandes se você não souber se controlar e planejar. Por isso, é preciso focar nos primeiros meses para verificar o que você realmente consome e não pode faltar em casa, dessa forma, você não se perde na hora de fazer as compras.


A compra da casa própria é um sonho possível, basta ter paciência, organização e planejamento para não ter surpresas desnecessárias no futuro! Não deixe de conferir os mais de 15 mil imóveis que temos disponíveis no nosso site e fale com um dos nossos corretores para mais ajuda! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":