Quanto custa morar no Rio: entenda qual o custo de vida da capital fluminense

24/03/2022min de leitura

O Rio de Janeiro, como seu apelido mesmo sugere, é uma verdadeira Cidade Maravilhosa, não é à toa que morar na capital carioca é o sonho de muitas pessoas. Logo, é comum surgirem dúvidas sobre os preços que envolvem o mercado imobiliário, além de outros gastos em geral. Morar em um grande centro e desfrutar das coisas que o Rio oferece pode demandar algum dinheiro, por isso, é bom se planejar financeiramente antes de tomar qualquer decisão.


O mercado imobiliário do Rio de Janeiro é considerado um dos mais aquecidos do Brasil, não é para menos que muitos bairros da famosa Zona Sul estão cercados dos metros quadrados mais caros do país. A causa disso se deve à fama que a capital carioca carrega há anos, além de ser uma das cidades turísticas mais visitadas do Brasil. 


Para te ajudar, a Nova Época Imóveis trouxe esse post com algumas dicas de como avaliar os preços dos imóveis na cidade e de como gastar menos sem abrir mão do conforto. Caso você esteja pensando em mudar para o Rio ou já mora aqui e está à procura de um novo imóvel, entre em contato com um dos nossos corretores! Eles estão sempre à disposição para ajudar com o que você precisar. 


Mercado imobiliário no Rio


O custo de vida na Cidade Maravilhosa é diretamente influenciado por alguns aspectos, como moradia, vagas de emprego, transporte público, infraestrutura, entre outros. Quando o assunto são imóveis, a capital fluminense emerge como uma das cidades mais valorizadas do país. 


Para entender como é morar no Rio de Janeiro, primeiro é preciso entender que os bairros da Zona Sul são os que têm maior concentração de renda. Logo, os preços dos imóveis, serviços e restaurantes nessa região são proporcionalmente mais altos. O aluguel de um apartamento de dois quartos no bairro de Copacabana, por exemplo, pode custar em média R$3.500. 


Até mesmo se compararmos os custos de uma família no Rio de Janeiro e uma na cidade de São Paulo, a capital carioca ainda ganha como a mais cara. De certa forma, um dos argumentos para isso é de que há menos espaço físico disponível para a construção de novos empreendimentos, além do fator turístico contar muito também e sempre ser levado em consideração.


Como gastar menos morando no Rio?


Se você está se perguntando se existe alguma forma de economizar morando no Rio de Janeiro, a resposta é sim! Seguindo algumas dicas, você consegue até mesmo diminuir o custo de vida para manter suas finanças em dia. Para isso, é preciso conhecer as regiões mais caras para tentar evitá-las e criar hábitos de consumo mais conscientes. Aqui vamos dar algumas dicas:


1. Procure fazer um planejamento financeiro


Morar em uma grande cidade, assim como qualquer outro grande investimento, exige um bom e minucioso planejamento. Por isso, caso você esteja pensando em viver no Rio, a melhor forma de economizar é saber onde você está indo. Logo, antes de preparar a mudança, o recomendado é que você avalie as diferenças entre as principais zonas da capital.


Caso necessário, converse e leve suas dúvidas para o corretor imobiliário. Ele saberá informar os melhores bairros para morar no Rio de Janeiro, de acordo com suas necessidades e orçamento, onde estão as melhores oportunidades de investimento, entre outras informações importantes. Se você tem filhos, o ideal é que você procure a escola ideal e um condomínio com serviço de playground. 


Além disso, existem diversas opções de financiamento na cidade do Rio, até mesmo para quem está com o orçamento apertado. Procure fazer uma simulação entre diversas instituições financeiras para encontrar a linha de crédito que melhor se adequa ao seu bolso, pensando sempre a longo prazo, claro. 


2. Pesquise sobre o mercado imobiliário


Um dos motivos para os altos preços no mercado imobiliário do Rio se dá, principalmente, porque esse setor do mercado é muito aquecido na capital fluminense. Por conta disso, saber exatamente em qual região pesquisar o melhor imóvel é a chave para fazer um bom negócio pelo melhor preço para você.


Por exemplo, os bairros que fazem parte da Zona Sul e Central da cidade são naturalmente mais caros, tanto para comprar um imóvel quanto para os gastos do dia a dia. Logo, o custo de vida no Rio vai depender, diretamente, do padrão de vida que você leva e da região que você escolhe morar. 


3. Tente fugir dos bairros mais turísticos


É de se esperar que aqueles bairros mais turísticos ou com proximidade dos pontos turísticos vão encarecer o custo de vida no Rio. Os bairros da Zona Oeste, por exemplo, são os de melhor custo-benefício, além de fugirem das regiões mais badaladas da cidade. Caso você não tenha orçamento para a Zona Sul ou Central, procure por imóveis nos bairros de Jacarepaguá ou Méier. 


Como mencionamos aqui em cima, o valor do metro quadrado mais caro do Rio de Janeiro fica na Zona Sul, em bairros como Leblon, Ipanema e Copacabana. Naturalmente, o custo de vida nessas regiões é mais caro se comparados a outros pontos da capital, especialmente por conta das praias famosas, dos restaurantes e dos pontos turísticos que embelezam o cenário. 


Vale à pena morar no Rio?


Essa é uma pergunta extremamente individual, pois você deve levar em consideração suas necessidades, seu estilo de vida e suas preferências. Claro que morar na Cidade Maravilhosa tem suas vantagens e desvantagens que também podem pesar nessa decisão. Aqui vamos pontuar alguns pontos positivos e negativos para te ajudar nessa avaliação:


Vantagens

 

  • Praias e paisagens exuberantes sempre à disposição e de graça;
  • Pontos turísticos belíssimos (com desconto no preço por ser morador da cidade);
  • Riqueza na cultura e no lazer;
  • Universidades e instituições de ensino renomadas, com ótima qualidade de ensino.


Desvantagens 

 

  • A violência em determinados pontos da cidade;
  • Poluição, sempre presente nos grandes centros;
  • Alto custo de vida;
  • Problemas com transporte público.


É preciso levar muitos pontos em consideração antes de se mudar, por isso, procure fazer pesquisas minuciosas e fale com profissionais especialistas no assunto para ter certeza de que você fará o melhor negócio. Se você está procurando um imóvel pelo Rio, não deixe de conferir as ofertas no nosso site, temos mais de 15 mil imóveis em todas as regiões do Rio, e fale com um dos nossos corretores! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":