Quarto compartilhado: aprenda como montar um

11/05/2023min de leitura

O quarto compartilhado é uma ótima ideia para os papais de primeira viagem ou para irmãos, caso você tenha mais de um filho em um apartamento compacto e eles precisem dividir um quarto. Mas será que dá certo? Será essa a melhor opção? Seguindo algumas dicas, é possível sim construir um espaço que agrade a todos e seja perfeito para o convívio em conjunto, seja qual for a sua situação.


Se você tem um bebê a caminho ou vai precisar se mudar para um imóvel menor com as crianças, provavelmente, você vai precisar usar da sua criatividade para planejar um quarto compartilhado. Para isso, é importante ter calma e atenção, pois, além de agradável aos olhos, esse espaço precisa ser o mais funcional possível, considerando as personalidades de quem vai dividir o quarto, as diferenças de idade, no caso de dois irmãos, a privacidade de cada um e o tamanho do espaço disponível.


O quarto é o lugar que tiramos para descanso e lazer, por isso, é muito importante para nossa saúde pensar em cada detalhe da sua composição e ter um ambiente acolhedor, afinal, ele influencia diretamente no nosso dia a dia. Pode parecer confuso e até mesmo um pouco complicado no começo, mas seguindo alguns conselhos e dicas, você vai conseguir tirar essa tarefa de letra e construir um ambiente não só funcional, mas também aconchegante, bonito e muito agradável para todos. 


Para te ajudar com essa missão, a Nova Época Imóveis não poderia deixar de preparar um post com dicas de como montar o melhor quarto compartilhado, com o objetivo de deixar o ambiente harmônico e bem planejado, sem perder a individualidade de quem vai dividir o quarto, especialmente se estamos falando de dois irmãos! Para mais dicas de decoração ou sobre o mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog!


Dicas de como montar um quarto compartilhado


O quarto é um dos cômodos mais importantes da casa, pois é nosso “refúgio” do mundo. Por conta disso, é essencial que este espaço tenha a personalidade de quem dorme nele e seja não só confortável, mas também funcional. Para tornar o ambiente acolhedor, é essencial que ele tenha a personalidade dos moradores e, para isso, alguns atributos, como o equilíbrio, a organização e a funcionalidade, são indispensáveis. 
A seguir, listamos dicas para tornar o seu quarto compartilhado em um ambiente agradável:


1. Aposte em cores mais neutras


Quando se trata de quartos infantis, é comum que os pais optem por tintas azul ou rosa para quartos de meninos e meninas respectivamente. No entanto, apostar em tons mais neutros permite que o quarto acompanhe o crescimento das crianças sem ficar muito infantilizado, além de evitar brigas entre irmãos que querem cores diferentes no cômodo.


Uma boa dica é procurar usar as cores preferidas dos filhos em objetos decorativos e de uso pessoal, assim, você agrada a todos. Usar tons neutros é uma ótima opção para quem vai dividir o quarto com recém-nascido. 


2. Procure preservar a individualidade de cada criança com os móveis 


Uma das maiores queixas de irmãos com quarto compartilhado é a falta de privacidade, de ter um cantinho individual só seu. Porém, mesmo com quarto compartilhado, é possível amenizar essa sensação criando divisões visuais mais sutis usando a ajuda de móveis. Um bom exemplo é colocar uma cômoda ou um baú entre as camas. 


Além disso, é importante considerar que cada pessoa tem sua própria maneira de se organizar, por isso, procure não misturar as roupas em um só guarda-roupa ou de colocar uma única mesa de estudos. É importante criar dois ambientes para cada irmão.


3. Invista em móveis que conversem bem entre si
 

Na hora de escolher os móveis para um quarto compartilhado, especialmente no caso de papais que vão dividir o quarto com recém-nascidos, é fundamental ter uma coisa importante em mente: embora seja um ambiente tanto adulto quanto infantil, o cômodo é um só. Isso quer dizer que é preciso investir em peças que combinem entre si. Para manter a harmonia do quarto, é importante apostar em um quarto mais neutro tanto nas cores quanto nos móveis.


Com essa neutralidade, ambos os espaços do cômodo podem conversar entre si, o que ajuda a formar uma estética mais acolhedora e agradável aos olhos, tanto para o bebê quanto para os pais. 


4. Tente otimizar o espaço com móveis multifuncionais
 

Outro grande problema que muitas vezes pode acabar afetando o planejamento de um quarto compartilhado é a falta de espaço. Uma boa dica para esse problema é apostar em móveis que agregam mais de uma função e que sejam mais compactos, como beliches, camas com gavetas, puff baú, escrivaninha com estante, entre outros.


5. Reserve uma parte do quarto para os irmãos interagirem
 

Como dissemos mais acima, é essencial preservar a individualidade de cada criança, mas ainda estimulando a interação entre irmãos. Por isso, procure um cantinho no quarto que não atrapalhe a circulação de pessoas e que possa ser aproveitado para os irmãos brincarem, interagirem e se divertirem juntos. Essa dica ainda vai ajudar a manter a organização do ambiente.


6. Opte por guarda-roupas com porta de correr
 

O maior objetivo de um quarto compartilhado é otimizar o espaço. Por isso, escolher um guarda-roupa com porta de correr, apesar de não ser multifuncional, é uma opção melhor do que o convencional com a porta de abrir, pois otimiza mais o espaço. 


A Nova Época Imóveis espera ter te ajudado com essas dicas a criar o melhor quarto compartilhado para você ou seus filhos. Caso você queira saber mais sobre a melhor forma de montar um quarto desse tipo, fale com um dos nossos profissionais, e para mais dicas de decoração acompanhe nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":