Quarto montessoriano: entenda como essa decoração ajuda a estimular o desenvolvimento das crianças

18/11/2022min de leitura

Estimular o desenvolvimento de crianças pequenas, especialmente dentro de casa, é essencial para a autonomia e criatividade dos seus filhos. Um método tradicionalmente aplicado à educação que tem invadido cada vez mais projetos de interiores e lojas de mobília infantil é o montessoriano, que propõe um design mais funcional principalmente para os mais novos. 


É essencial que as crianças tenham liberdade nos ambientes de casa, mais ainda no próprio quarto, onde móveis precisam estar dispostos sob medida para serem usados sem a ajuda de um adulto. O pensamento básico do método montessoriano, aplicado há anos na educação infantil, acabou por influenciar designers e arquitetos que passaram a adotá-lo na decoração. 


Para quem ainda não está familiarizado com um quarto que segue o método montessoriano, é um ambiente lúdico, que estimula as descobertas e proporciona o desenvolvimento da autonomia combinando uma metodologia de ensino com decoração. Criada pela educadora italiana Maria Montessori no início do século XX, o objetivo inicial dessa metodologia era facilitar o aprendizado de crianças com deficiência intelectual. 


Conforme houveram avanços nos estudos sobre essa técnica, os educadores perceberam que o estilo montessoriano poderia beneficiar as crianças no geral, não somente um grupo específico. Por isso, o estilo montessoriano tem sido cada vez mais aplicado por pais e educadores. Se você ficou curioso para entender mais sobre o assunto, pode ficar tranquilo que a Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber e como montar o quarto dos seus filhos seguindo esse estilo!


O que é um quarto montessoriano?


Conforme dissemos brevemente mais acima, um quarto montessoriano é um ambiente que tem como objetivo estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças, principalmente nos primeiros anos de vida, e ajudar os pequenos a praticarem um senso de autonomia. Logo, para decorar um cômodo seguindo o estilo montessoriano, é necessário levar em consideração a ergonomia da criança, pois os móveis e objetos precisam ficar em um local de fácil acesso. 


Com isso, podemos notar que em um quarto montessoriano a própria criança deve ser capaz de alcançar os brinquedos, livros, roupas e qualquer outro objeto por conta própria. Também é importante que esse ambiente apresente alguns estímulos, como quadros coloridos, fotos da família, paredes com desenhos e objetos divertidos que ajudem a estimular a criatividade das crianças. 


Quais os benefícios do estilo montessoriano nos quartos infantis?


Um quarto com estilo montessoriano contribui para que os pequenos desenvolvam não só a autonomia, pois eles não vão precisar da ajuda de um adulto para alcançar objetos que ela deseja pegar, mas também a criatividade, a curiosidade e os sentidos, já que eles vão poder explorar o ambiente de várias maneiras, auxiliando, ainda, no aprendizado. 


A dúvida de muitos pais é qual a melhor idade para montar um quarto nesse estilo. É possível montar um quarto montessoriano para crianças de todas as idades, até mesmo para bebês. No entanto, para que esse ambiente seja sempre atrativo e estimulante para os pequenos, é necessário adequá-lo de acordo com o crescimento da criança. 


Quais elementos são essenciais em um quarto montessoriano?


A decoração para quarto montessoriano, como já dissemos, é lúdica e respeita a ergonomia da criança. Por isso, se você quer estimular a autonomia, criatividade e curiosidade dos baixinhos, vamos dar agora algumas dicas de como criar esse ambiente na sua casa:


1. Escolha os móveis certos


Nossa primeira dica é essencial na montagem de um quarto montessoriano. A escolha dos móveis do ambiente precisa respeitar o tamanho da criança, por isso, nesse estilo é muito comum que os ambientes possuam móveis baixos, sem quinas ou acabamentos pontiagudos. Nesse estilo também é muito comum a substituição dos berços e das camas tradicionais por camas mais baixas ou até mesmo por apenas um colchão no chão, o que vai muito bem em um quarto montessoriano simples.


Essa substituição é muito feita para que a criança consiga sair da cama sem precisar da ajuda de um adulto, já exercitando sua autonomia. No entanto, caso seu filho seja muito pequeno, pode ser necessário colocar uma barra de proteção na cama durante a noite para evitar quedas. Já no caso dos armários, que também devem seguir o estilo montessoriano, a criança deve ser capaz de abri-los e pegar as roupas e sapatos que desejar sem precisar da ajuda de um adulto. É comum que alguns pais substituam o guarda-roupas por uma arara para facilitar ainda mais o acesso da criança às roupas, o que é uma boa ideia. 


2. Deixe os brinquedos em um local acessível


Como sabemos pelo que vimos até aqui, um dos objetivos do quarto montessoriano é promover a autonomia da criança. Por isso, o ideal é que os brinquedos, livros e demais objetos fiquem guardados em um local no qual seu filho possa pegá-los sozinho. Nesse contexto, uma boa dica é separar uma parte do quarto para guardar esses objetos ou instalar nichos e prateleiras em uma altura que fique fácil para a criança pegar as peças guardadas ali. 


3. Coloque um ou mais tapetes no quarto


Os tapetes também são objetos que fazem parte do estilo de decoração montessoriano, pois são peças que ajudam a estimular o sentido de tato nas crianças, já que os pequenos vão poder sentir diferentes texturas enquanto se locomovem pelo quarto. Além do mais, os tapetes ainda ajudam a amortecer eventuais quedas. Caso seu filho seja alérgico ou tenha problemas respiratórios, no entanto, procure optar por tapetes de tecidos antialérgicos ou de borracha. 


4. Use elementos que estimulam a criatividade


Na hora de promover o desenvolvimento da criança, também é necessário escolher elementos que estimulem a criatividade. Com isso, procure apostar em quadros, brinquedos e até objetos de decoração coloridos. Fotos da família também são muito usadas nesse estilo, pois desde pequeno seu filho pode aprender a reconhecer os parentes. Instalar um espelho no quarto com estilo montessoriano também pode ser uma boa forma de fazer com que a criança desenvolva seus sentidos. Para estimular a criatividade dos baixinhos, uma boa ideia é instalar lousas no quarto para que a criança possa desenhar.


5. Invista na segurança


Pensar na segurança é essencial na hora de planejar qualquer quarto infantil, mas principalmente um que segue o estilo montessoriano. Dessa forma, você pode garantir que seus filhos desenvolvam a autonomia e a criatividade sem correr nenhum risco. Para garantir um quarto montessoriano seguro, algumas dicas podem ajudar:

 

  • Instale redes de proteção nas janelas;
  • Coloque protetores em móveis com quinas;
  • Coloque grades ao lado da cama para evitar que a criança caia enquanto dorme;
  • Coloque protetores nas tomadas ou esconda atrás dos móveis;
  • Coloque alguma coisa que embarreire a porta do quarto, impedindo que a criança saia do cômodo sozinha.


Entendeu o que é um quarto montessoriano? Com essas dicas, a Nova Época Imóveis espera tornar o processo e montagem de um quarto seguro e estimulante para o seu filho mais fácil!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":