Rachaduras na parede: conheça as causas, os principais tipos e quando se preocupar
Rachaduras e fissuras na parede são cortes causados por falhas no projeto da construção, uso de materiais inadequados ou execução deficiente da obra. Como os tipos de rachaduras em paredes são variados, é importante entender cada situação para identificar a causa, saber como resolver e manter sua casa sempre segura. Por isso, ficar de olho nas paredes, no teto e nas instalações é fundamental para a segurança dos moradores.
As rachaduras e fissuras nas paredes podem ser superficiais e às vezes indicar apenas o desgaste do acabamento da pintura. No entanto, muitas vezes, são indícios de que algo não está certo com a estrutura da construção. Algumas características das rachaduras podem ajudar a identificar o problema com mais facilidade, o que torna o conserto mais rápido.
Para ajudá-lo a compreender melhor as possíveis causas do aparecimento de rachaduras nas paredes e a identificar quais rachaduras são mais perigosas, a Nova Época Imóveis preparou este conteúdo com tudo o que você precisa saber para tomar as ações corretas em cada caso. Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais dicas e conteúdos sobre o mercado imobiliário!
Afinal, o que define uma rachadura?
Primeiramente, vamos falar sobre o que é uma rachadura. Muitas pessoas acreditam que qualquer “risquinho” ou abertura na parede seja uma rachadura, mas não é bem assim. Uma rachadura na parede é uma abertura que se estende pela parede do imóvel, podendo atingir diferentes direções e profundidades.
De acordo com a norma técnica ABNT NBR 9575, existem classificações diferentes para rachaduras que variam em espessura e gravidade, como:
- Fissuras – até 0,5mm de espessura;
- Trincas – de 0,5mm até 1,0mm;
- Rachaduras – de 1,0mm até 1,5mm;
- Fendas – espessuras superiores a 1,5mm.
Como identificar rachaduras nas paredes?
Para identificar rachaduras em alguma parede da casa, é importante realizar uma vistoria periódica, analisando toda a superfície. Essa avaliação prévia pode ser feita pelo próprio morador, sem a necessidade de um profissional inicialmente. Para isso, basta olhar atentamente as paredes da casa, tanto as internas quanto as externas, para verificar se existe alguma imperfeição visível.
Rachaduras podem ser quase imperceptíveis, logo, é importante examinar cada parede com cuidado. Geralmente, rachaduras menores e mais superficiais podem significar danos na pintura ou nos revestimentos, sendo problemas mais fáceis de resolver. Já rachaduras mais profundas podem representar problemas como abalos sísmicos, problemas na fundação da casa, riscos de desabamento, entre outros. Por isso, é fundamental saber identificar os tipos de rachaduras na parede.
Fatores que podem causar rachaduras na parede
Infiltração
Um dos principais motivos para rachaduras nas paredes é a presença de umidade, que provoca também manchas e mofo. A água pode se acumular devido a má impermeabilização, vazamento de canos ou outros acidentes ao longo do tempo.
Sobrecarga
A sobrecarga é outra causa das rachaduras em paredes e pode ocorrer quando o peso do pavimento superior do imóvel é maior do que sua fundação pode suportar. As rachaduras resultantes devem ser corrigidas o quanto antes, pois são perigosas.
Reboco de má qualidade
Rebocos feitos com produtos de procedência e qualidade duvidosas não suportam bem mudanças de temperatura nem as movimentações normais da fundação. Isso pode causar rachaduras na parede.
Vibrações que afetam o terreno
Alguns terrenos sofrem com vibrações e trepidações frequentes, fatores que podem causar rachaduras. A fonte dessas movimentações varia, podendo ser o trânsito intenso no local ou canteiros de obras nas proximidades.
Estrutura construída em solo inadequado
Cada tipo de construção necessita de um solo adequado para se sustentar. Quando isso não é respeitado, seja por negligência ou estudo ineficiente, rachaduras e até problemas mais sérios podem comprometer a estrutura do imóvel.
Materiais diferentes em atrito
O uso de diferentes materiais na estrutura pode causar rachaduras, já que cada material possui um nível de dilatação diferente. Com o tempo, essa diferença pode causar fissuras, trincas e rachaduras nas paredes.
Dilatação do material
Variações de temperatura na região onde o imóvel está construído também influenciam o aparecimento de rachaduras, trincas e fissuras nas paredes. As diferenças climáticas promovem a dilatação ou retração dos materiais da estrutura. Por isso, engenheiros e arquitetos calculam essas possíveis movimentações durante a execução do projeto.
Como saber se uma rachadura na parede é perigosa?
Agora que sabemos como identificar as rachaduras nas paredes, os diferentes tipos e as possíveis causas, vamos entender como saber se uma rachadura é perigosa. Uma rachadura na parede é identificada como perigosa quando:
- Portas e janelas saem do alinhamento e se tornam difíceis de fechar;
- Pisos ficam inclinados;
- Aparecem rachaduras na parede e piso ou entre teto e piso.
Esses sinais indicam que o imóvel pode estar prestes a sofrer um desabamento. Portanto, além de saber como consertar, é importante entender quais tipos de rachaduras sugerem perigo para os moradores.
Como consertar rachaduras na parede?
No caso de fissuras e rachaduras superficiais, decorrentes de variações de temperatura, é indicado preencher a abertura com uma espátula e massa, podendo ser cimento, gesso ou seladores industriais. Após o preenchimento, aguarde a secagem, lixe com uma lixa fina e pinte da cor original da parede.
Para rachaduras causadas por assentamento natural do imóvel sobre o solo do terreno, existem pinturas especiais semelhantes aos seladores industriais que podem cobrir e até proteger o ambiente de futuras aberturas na parede. No entanto, rachaduras verticais ou escalonadas, que indicam dilatação e acomodação entre os tijolos e o solo, requerem a avaliação de um engenheiro para definir as ações necessárias.
A Nova Época Imóveis espera que você tenha compreendido o que define uma rachadura na parede, suas possíveis causas e quando identificar uma rachadura perigosa para os moradores. Não deixe de nos acompanhar para mais conteúdos informativos como este e visite www.novaepoca.com.br para conhecer os imóveis que temos disponíveis!
Escrito por Mariana Carvalho