Rack para a sala: saiba como escolher o ideal para o seu tipo de imóvel

21/03/2024min de leitura

Conhecida por ser uma das peças fundamentais na decoração de uma sala de TV ou de estar, os racks servem, principalmente, para guardar equipamentos de áudio e de vídeo, assim como também funcionam bem como aparadores.

Otimizar os espaços no imóvel é um objetivo muito procurado por muitas pessoas, especialmente atualmente. Nesse contexto, o rack para sala é um móvel útil para quem procura dar mais funcionalidade ao ambiente, sem perder o estilo. Logo, se você tem TV, livros, aparelhos de áudio e de vídeo ou videogame, já deve ter cogitado organizar todos eles em um rack, que não deixará de combinar com a decoração, de ser prático e funcional. 

O rack é o móvel perfeito para tornar a organização dos objetos da sala possível, ao passo que atualiza o layout do espaço. Porém, para encontrar o rack que mais combina com o estilo e tamanho da sua sala, é importante conhecer os modelos disponíveis no mercado, além de saber quais características observar na hora de escolher um modelo para a sua casa. Para te ajudar nessa decisão, a Nova Época Imóveis trouxe esse post com dicas e informações importantes!

Afinal, o que é um rack?

Antes de mais nada, falaremos um pouco mais sobre esse móvel. Sua estrutura serve como um ótimo substituto das estantes tradicionais, consideradas maiores, mais pesadas e menos funcionais. No geral, ele é muito usado nas salas de TV ou de estar para aparar a televisão e outros objetos eletrônicos. Porém, além disso, esse móvel também tem ganhado mais espaço nos projetos de decoração.

Esse móvel ainda pode ter gavetas e prateleiras, usadas para guardar e organizar ainda mais objetos. Por isso, o rack pode ser bastante útil inclusive para quem tem pouco espaço nos cômodos e deseja melhorar a disposição dos móveis na sala. 

Como escolher o rack ideal para sua casa?

Primeiramente, é importante entender o tamanho do seu espaço e as necessidades que o rack suprirá na sua sala. Ou seja, isso significa que você deve pensar em quantos itens você pretende guardar ou apoiar neste móvel. Logo, entender esses pontos vai te ajudar de cara a ter uma visão mais clara de que tipo de rack você precisa no seu ambiente. Sendo assim, antes de escolher o móvel, confira as medidas, analise bem o espaço disponível, além de ver como ele vai compor sua decoração e organizar sua sala.

Para isso, é importante que você não se esqueça de:

  • Conferir as medidas da sua sala de TV ou de estar;
  • Ter em mente tudo o que você pretende expor ou guardar no rack e como ele ajudará na organização do espaço;
  • Respeitar o tamanho do cômodo, afinal, não adianta escolher um rack gigante em um espaço pequeno, pois destruirá sua decoração e ficará zero funcional.

Modelos de racks disponíveis no mercado

Conforme mencionamos mais acima, atualmente existem muitos modelos de racks no mercado e cada um tem suas características, se encaixando melhor em diferentes tipos e tamanhos de salas. Agora falaremos sobre alguns modelos de rack e em quais espaços eles funcionam melhor.

Rack suspenso

Caso o espaço do seu imóvel seja menor, o mais recomendado é um rack suspenso, pois, com o móvel preso na parede, é possível usar o espaço embaixo para guardar bancos, puffs, a cama do seu pet ou qualquer outro objeto para deixar esse ambiente ainda mais organizado. É importante lembrar ainda que, caso o rack seja feito de MDF ou algum tipo de material mais frágil, o mais ideal é evitar apoiar ou armazenar muita coisa nele. Afinal, se o móvel não for resistente, ele pode envergar com o peso.

Rack com pé de madeira

Conhecido por ser o estilo mais básico e comum no mercado, o rack com pés de madeira oferecem uma maior sustentação, sendo uma ótima opção para apoiar muitos objetos. Além disso, dependendo do tipo dos pés, eles ainda agregam estilo à decoração da sala. Geralmente, esses modelos são encontrados tanto em tamanhos maiores quanto menores, tornando esse modelo muito versátil para salas de diferentes tamanhos. Você só precisa escolher o tamanho certo de móvel para o seu ambiente.

Rack preto

Fugindo um pouco dos modelos mais tradicionais, os racks pretos trazem um ar mais moderno aos ambientes e, dependendo do resto da decoração, podem ainda complementar um estilo minimalista, dramático, elegante ou industrial. Como o preto é sinônimo de poder e soberania, não tenha receio de escolher um rack nesse tom e torne-o o centro da sua sala, trazendo mais elegância para o ambiente.

Rack branco

Para quem deseja um modelo mais clássico, o rack na cor branca pode ser a melhor opção. A peça dessa cor é mais fácil de combinar com o resto da decoração, além de ser mais discreta. Logo, caso sua intenção seja organizar o espaço, fornecer mais um móvel para apoiar seus eletrônicos e dar destaque para outros elementos da sala, esta pode ser a melhor escolha. O rack branco também é versátil e transita facilmente por vários estilos, assim, caso você queira trocar a cor da decoração, ele vai se enquadrar ao novo design sem maiores problemas.

Rack com muitos nichos

Por último, porém, não menos importante, caso sua sala seja grande e a bagunça também, nada melhor do que um rack com muitos nichos e repartições para te ajudar na organização do espaço. Procure escolher modelos com portas, gavetas e prateleiras para que você tenha todo o espaço que precisa. 

É importante lembrarmos que, caso sua sala seja mais compacta, o mais ideal é escolher um rack menor e que combine com o ambiente, permitindo que você guarde tudo o que precisa nele e consiga transitar pelo espaço sem maiores dificuldades. 

Dicas de como decorar o rack da sua sala

Com o tipo de rack devidamente escolhido para a sua sala, o próximo passo é separar os objetos que precisam ser guardados e, somente então, conferir o espaço que sobrou após sua montagem. Procure aproveitar prateleiras, nichos e outros compartimentos que ficam mais visíveis para adicionar itens decorativos que vão ajudar a complementar a decoração do ambiente, como:

  • Pequenos vasos de plantas;
  • Velas de tamanhos e formatos diferentes;
  • Caixas decorativas ou que tenham função organizadora;
  • Fotos de momentos marcantes ou de lugares inesquecíveis de alguma viagem;
  • Livros de edições especiais, com capas estampadas, coloridas ou versos vintage.

A instalação de fitas de LED em alguns nichos e prateleiras do rack é outra dica que pode ajudar muito a deixar o ambiente mais aconchegante! Lembre-se, assim como em qualquer outro momento de decorar, ao instalar e decorar seu rack você também deve deixar a criatividade rolar solta!

A Nova Época Imóveis espera que esse post te ajude no momento de escolher o rack mais ideal para o seu estilo de decoração e do tamanho do ambiente. Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais conteúdos sobre decoração, mercado imobiliário e os imóveis que temos disponíveis no nosso catálogo! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":