Refinanciamento: entenda o que é e qual a diferença para o financiamento

03/04/2023min de leitura

Na hora de decidir quais caminhos seguir para comprar um imóvel, é mais do que normal surgirem várias questões. Isso porque, geralmente, o financiamento costuma ser a opção mais procurada de pagamento, mas será que ele é de fato o mais indicado para você e seu orçamento? Para saber qual a melhor opção de pagamento para você, é fundamental pesquisar todas as modalidades disponíveis e avaliar segundo suas condições.


Uma dessas modalidades de pagamento é o refinanciamento, que se apresenta como uma boa alternativa para melhorar as condições de empréstimo e organizar sua vida financeira. Essa é uma solução que possibilita a melhora das condições contratadas, além de reduzir taxas de juros, sendo uma alternativa de crédito mais saudável. É muito comum, no entanto, surgirem dúvidas das diferenças entre financiamento e refinanciamento quando a busca pelas melhores condições de taxas imobiliárias começa.


Pensando em esclarecer algumas dúvidas de uma vez por todas, a Nova Época Imóveis preparou esse conteúdo para explicar a diferença entre refinanciamento e financiamento. Caso você ainda tenha dúvidas ao final desse post ou para mais informações fale com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para ajudar com o que for necessário! 


O que é refinanciamento?
 

Apesar de terem nomes bem-parecidos, o refinanciamento e o financiamento são modalidades diferentes. O refinanciamento é como se fosse uma espécie de empréstimo com garantia, onde o interessado já deve ter um em quitado em seu nome para participar, assim, o banco pode alienar este bem e o interessado consegue a quantia que precisa para comprar o outro imóvel. Ou seja, nada mais é do que a troca de um contrato de empréstimo antigo por um novo na mesma instituição financeira, porém, podendo fazer alterações no prazo e nos valores contratados. 


O refinanciamento pode se mostrar a melhor solução para acabar com o mau endividamento, se este for o seu caso. A ideia dessa modalidade é dar mais autonomia para ser possível sair das dívidas e voltar a ter controle das próprias finanças. Porém, optando por essa modalidade de crédito, o consumidor deve considerar que só vale à pena caso seja mais vantajoso do que o financiamento em termos de juros mais baixos e parcelas menores que se adéquem ao orçamento.


Outra característica do refinanciamento é que ele possui baixas taxas de juros, dando a possibilidade de ser pago em um maior número de parcelas, a partir de R$ 50 mil, com prazo de 12 a 240 meses. Com isso, essa opção pode acabar sendo mais vantajosa para quem procura por juros menores e já é proprietário de um imóvel ou automóvel, além de ser até 60% do valor do imóvel. É a opção perfeita para quem quer adquirir um imóvel novo, mas não tem a quantia necessária para dar entrada.


Com o refinanciamento é possível dar um imóvel quitado como garantia de uma nova compra. No entanto, antes de tomar qualquer decisão, procure fazer uma simulação de refinanciamento para tornar sua escolha mais segura possível. 


O que é financiamento?


Antes de apontarmos as diferenças entre essas duas modalidades de pagamento, vamos relembrar o que consiste o financiamento. Ele acontece quando uma instituição financeira, tanto pública como privada, faz a liberação de um valor específico para alguém e essa pessoa se compromete a fazer o pagamento em parcelas para quitar este valor mensalmente em um prazo de até 30 anos.


Porém, as parcelas do financiamento são referentes ao valor total emprestado, adicionando alguns juros e taxas. Ele é direcionado para compra de imóveis tanto novos quanto usados. 


Qual a diferença entre financiamento e refinanciamento?


Como podemos observar até agora, apesar dos nomes parecidos, o objetivo de cada uma dessas opções é diferente. Com isso, o financiamento imobiliário se trata da contratação de uma linha de crédito voltada especificamente para a compra de um imóvel. Dessa forma, no financiamento de imóvel é necessário dar um valor de entrada, podendo fazer o parcelamento da quantia restante.


Já no caso do refinanciamento, o consumidor vai solicitar uma quantia emprestada para o banco e usar a residência que ele já possui como garantia de pagamento. Nesse caso, caso não haja o pagamento, a empresa que disponibilizou o crédito fica com a posse do bem. 


Outra diferença do financiamento e do refinanciamento de imóveis é que, enquanto o primeiro disponibiliza uma quantia para comprar um imóvel, no segundo o valor pode ser usado não só para isso, mas para diversos fins. Você pode usar o valor do refinanciamento como investimento, para viagens ou para quitar dívidas. 


Quais as vantagens do refinanciamento?

 

  • Menos burocracia – com o contrato desse tipo de empréstimo válido entre cliente e agência financeira, o refinanciamento é de fato um processo mais simples do que uma nova contratação;
  • Flexibilidade de prazos – é possível negociar um prazo mais longo de pagamento com o refinanciamento, de modo a diluir mais o valor a ser pago;
  • Mais rapidez na liberação de crédito – se aprovado, o total contratado é liberado de forma mais rápida, pois o agente financeiro possui todas as informações necessárias para fazer a concessão do crédito;
  • Possibilidade de alteração no valor – o refinanciamento ainda possibilita a contratação de um valor maior de crédito e, muitas vezes, além de reduzir o valor das parcelas é possível obter um troco, ou seja, um valor maior que o contrato anterior.


Como contratar um refinanciamento?


1. Solicitação 


O primeiro passo é fazer a simulação e a solicitação de crédito, que pode ser feito pela internet ou pelo telefone, de acordo com o agente financeiro que você escolher. Para fazer a solicitação basta preencher alguns dados solicitados pela agência.


2. Análise de crédito


Aqui é onde será avaliado se a quantia solicitada pode ser emprestada, de acordo com a sua situação financeira, que precisa seguir certos critérios da empresa escolhida para o empréstimo ser aprovado. Nessa etapa, busca-se o histórico de crédito do interessado e o perfil de consumo.


3. Análise jurídica e avaliação do imóvel


Os documentos de quem solicita esse tipo de empréstimo precisam passar por uma verificação e triagem. Em paralelo com esse processo, o bem é avaliado para se tornar garantia do pagamento.


4. Assinatura do contrato


Com tudo aprovado, é liberado o documento de formalização do empréstimo para assinatura, o chamado CCB ou Cédula de Crédito Bancário). O bem precisa estar cadastrado no Cartório de Registro de Imóveis para ser aceito aqui. 


O imóvel precisa estar quitado para ser usado no refinanciamento?


As instituições financeiras não costumam realizar o refinanciamento de imóveis que não estão quitados, porém, existe um percentual mínimo de quitação do bem para que ele possa ser aceito nessa modalidade de crédito. O percentual mínimo exigido costuma ser de 50% do financiamento, ou seja, o cliente precisa ter pago pelo menos metade do valor total do bem.


A Nova Época Imóveis espera ter conseguido esclarecer o que é o refinanciamento e quais as suas diferenças para o financiamento de imóveis. Porém, caso surjam dúvidas, fale com um dos nossos corretores e para mais conteúdos como este não deixe de conferir nosso blog!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":