Reformar ou comprar outro imóvel: descubra qual a melhor opção para você

27/09/2022min de leitura

É muito comum que, com o tempo, surjam dúvidas entre reformar seu atual imóvel ou vender e comprar um novo. Seja pela chegada de um novo membro na família, de um novo amiguinho de quatro patas ou vários outros motivos, o impasse é sempre o mesmo. De um lado você tem um imóvel que pode precisar passar boas mudanças, não somente estéticas como também estruturais, e do outro tem a opção de adquirir algo novo que pode pesar mais no bolso ou te fazer abrir mão de alguns metros quadrados de área.


Por isso, antes de tomar qualquer decisão, algumas questões, como localização, restrição de espaço e custo da operação, precisam ser colocadas na balança. Para isso, o primeiro passo aqui é observar a situação objetivamente, pois se trata de um bem durável. Existem algumas diferenças entre essas duas opções que precisam ser consideradas para quem deseja tomar a melhor decisão possível a curto, médio e longo prazo. 


Pensando em te ajudar a analisar os pontos mais importantes antes de decidir sobre uma possível reforma ou venda do seu imóvel, a Nova Época Imóveis elaborou esse post com o que se deve considerar para escolher o melhor caminho para você e suas necessidades. Em caso de dúvidas ao final deste texto entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para te ajudar com o que for necessário, e para informações sobre o mercado imobiliário, confira nosso blog!


O que levar em consideração na decisão entre reformar ou vender seu imóvel?


A reforma ou venda de um imóvel vai depender de alguns fatores que precisam ser analisados com cautela e praticidade para evitar prejuízos ou arrependimentos futuros. A maioria das pessoas se esforça para investir no imóvel dos sonhos, afinal, é a compra que, em diversos casos, a família levou anos de vida para juntar o valor necessário. 


O imóvel residencial é, acima de tudo, o lar, o porto seguro, onde todos os moradores se refugiam e se sentem acolhidos. Por isso, para a maioria das pessoas, o valor sentimental do imóvel tem um peso muito importante nessa decisão. Por mais fácil que a venda possa ser e com a possibilidade da troca por outro imóvel exatamente do jeito que você sempre sonhou, a reforma é uma opção que também pode deixar o imóvel exatamente da maneira que você sempre sonhou. 


Antes de se decidir entre renovar e valorizar seu bem com uma reforma ou vender para comprar um imóvel que faça mais sentido com o que você deseja, alguns critérios importantes devem ser analisados para que você possa tomar a melhor decisão:


1. Orçamento familiar


No geral, as famílias costumam ter apenas um imóvel e, por isso, é necessário considerar o orçamento para entender o impacto que as despesas com a reforma terão nas finanças. Com isso, podemos dizer que é fundamental fazer um orçamento tanto da reforma quanto da aquisição de um novo imóvel para, então, compará-los. 


Uma análise custo-benefício é condição básica e exige muitos detalhes para que a comparação das opções seja feita adequadamente. É importante saber a porcentagem de representação de uma reforma para entender se vale mesmo a pena escolher essa opção. No caso do orçamento estar acima de 50% do valor do imóvel, talvez seja melhor considerar fazer apenas 20% da reforma e colocar o imóvel à venda. 


Já no caso de orçamentos entre 30% e 50%, a reforma completa pode ser uma melhor opção para, depois, decidir pela venda ou não. Se o valor total da reforma não alcançar 30%, o melhor mesmo é autorizar os reparos e continuar no imóvel. Nesse caso, os valores precisam compor o orçamento da família, pois retornam na forma do imóvel e não em dinheiro. 


2. Qualidade de vida


Sabemos que um bom imóvel é aquele que oferece conforto e espaço. Por conta disso, o tamanho do imóvel é outra questão a ser levada em consideração na hora dessa decisão, afinal, o espaço é o que molda a estrutura de convivência da família. Para famílias que ainda vão crescer, é importante considerar os planos para a quantidade de filhos e chegada de bichinhos de estimação. 


Fazer reforma em um imóvel que não comporta o número adequado de pessoas por muito tempo pode não ser a melhor ideia. Além dos cômodos internos, não deixa de lado a parte externa, pois crianças e pets precisam de espaço onde possam ter um mínimo lazer, seja no quintal de uma casa ou na área de entretenimento do condomínio. 


3. Valorização do imóvel


Caso seus planos sejam de venda, seja no presente ou no futuro, é importante analisar se a reforma vai ajudar a potencializar a valorização do imóvel. Essa análise faz toda a diferença para quem deseja vender o bem e fazer outro investimento imobiliário. É possível que, além de perder tempo e dinheiro com a reforma, as melhorias não sejam significativas para aumentar o valor da propriedade.


Por isso, o comparativo de preços é primordial para te ajudar a enxergar com mais clareza. Se você decidir vender, o melhor é deixar as reformas de lado e priorizar os reparos, principalmente aqueles que podem trazer maior impacto para o novo morador. Permita que o comprador decida se deve ou não fazer mudanças maiores no imóvel. 


4. Preferências arquitetônicas


Quando você comprou seu imóvel, talvez ele não tivesse o aspecto arquitetônico completamente da maneira como você desejava. Agora, com a reforma, pode ser uma ótima oportunidade de tornar o espaço como o imaginado. É importante lembrar que o custo-benefício ainda deve ser o principal alvo de observação. 


Se o investimento da reforma para deixar o imóvel do jeito que você sempre desejou for mais interessante do que vender o espaço e comprar outro com suas preferências arquitetônicas, opte pela reforma. É importante lembrar que os imóveis antigos exigem mais atenção por conta da idade das edificações e materiais usados, que talvez não sejam mais encontrados no mercado. Por isso é importante observar também esse contexto para não fugir da ideia original do seu projeto. 


5. Proximidade de lugares estratégicos


As facilidades de ter por perto de onde você mora escolas, mercados, padarias, farmácias, hospitais e acesso a transportes públicos ajudam a valorizar bem um imóvel. Isso porque esses são alguns pontos que favorecem na hora da compra e, principalmente, na hora da venda. Caso seu imóvel se encontre próximo de locais estratégicos, tanto a reforma quanto a venda podem ser boas alternativas.


As facilidades, oportunidades e as boas alternativas comerciais de um bairro contam muito na precificação de um imóvel. Com isso você pode aproveitar os diferenciais para planejar melhor sua reforma ou até mesmo usá-las como argumento na negociação de venda. 


Gostou do nosso post? Não deixe de verificar os outros conteúdos que temos disponíveis no nosso blog e em caso de dúvidas lembre-se que os corretores da Nova Época Imóveis estão sempre à disposição para te ajudar! 

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":