Renda familiar: entenda o que é e como compor para um financiamento

28/08/2023min de leitura

Quem já fez um financiamento sabe que a renda familiar é a primeira informação a ser analisada pelos bancos, pois é através deste e de outros questionamentos que é possível saber quem terá condições de pagar todas as parcelas do financiamento. Essa renda é composta pela soma dos rendimentos mensais de todas as pessoas da casa. Quem não corre o risco de ter uma resposta negativa do banco é quem se garante com a composição de renda para financiamento imobiliário.


É possível você em conjunto com outra pessoa, que pode ser seu cônjuge, parente ou namorado, por exemplo, solicitarem um pedido de financiamento de imóvel. Essa é uma ótima opção para quem não tem altos rendimentos mensais, mas gostaria de comprar um imóvel com outra pessoa que pode ajudar no pagamento das parcelas. No entanto, o que de fato é preciso para solicitar um financiamento com mais de uma pessoa comprovando renda?


Para sanar suas dúvidas, a Nova Época Imóveis trouxe esse post para explicar o que você precisa e como solicitar um financiamento com renda familiar. Para mais informações sobre mercado imobiliário e a compra e venda de imóveis acompanhe nosso blog e se você está procurando um imóvel para chamar de seu no Rio, fale com um dos nossos corretores


Afinal, o que é composição de renda familiar?


Conforme falado mais acima, quando alguém deseja solicitar um financiamento imobiliário, o banco escolhido precisará avaliar se o cliente realmente possui recursos financeiros para assumir a responsabilidade do pagamento das parcelas do crédito. Logo, um dos principais fatores considerados na liberação ou não de crédito é a análise do comprometimento de renda. Os bancos consideram que o ideal é que o cliente possa comprometer até 30% da sua renda mensal para o pagamento das parcelas do crédito, ou seja, no caso de quem recebe R$ 3.000, o banco calcula a parcela ideal para essa situação financeira como sendo R$ 900. 


Outro fator que o banco avalia é se o cliente já comprometeu alguma parte da renda com outros créditos, como financiamento de um carro ou empréstimos, por exemplo. Todas as despesas que precisam ser pagas mensalmente, a parte do financiamento imobiliário, são consideradas e, caso o banco considere que sua renda não é suficiente para assumir um novo crédito, será impossível obter um para comprar seu imóvel.


Mas calma, porque nem tudo está perdido! Nesse cenário, uma solução que pode ajudar é a composição de renda familiar. Essa renda nada mais é do que a soma das pessoas que desejam comprar um imóvel juntas, seja ele para planos de se casar ou para quem quiser continuar morando com os familiares. Você pode unir os rendimentos de todas as pessoas que vão morar no imóvel ou os rendimentos de quem tenha interesse de te ajudar a comprovar uma renda mensal maior.


Quem pode compor uma renda familiar para o financiamento?


Assim como toda burocracia no processo de compra e venda de um imóvel, existem algumas regras para a composição de orçamento para financiamento, sendo responsabilidade de cada banco fazer suas próprias exigências. No geral, quem pode entrar na soma da composição dessa renda são:

 

  • Pais, sogros e filhos;
  • Irmãos e irmãs;
  • Enteados, madrasta e padrasto;
  • Cônjuges e namorados
  • Tios e primos.


Além disso, também é importante ressaltar que todas as exigências feitas pelo banco, quando o assunto são as comprovações de renda e análise de risco de crédito, são aplicadas a todas as pessoas que fizerem parte da composição da renda familiar. Os casos acima são somente alguns exemplos de como essa composição pode ser feita e entre quais pessoas, porém, outras situações também são consideradas. 


Quais os requisitos para a composição de renda familiar?


Uma informação importante de frisar é que todas as pessoas que compõem a renda familiar para conseguir o financiamento imobiliário serão consideradas proprietárias do bem. Por conta disso, é importante avaliar muito bem com quem fazer esse tipo de compra, já que é um compromisso assinado para longo prazo e um investimento consideravelmente alto.


As exigências para conseguir um financiamento valem para todos os integrantes que compõem a renda familiar, além de ser somente mais um dos vários fatores analisados pelo banco. No geral, alguns bancos como a Caixa Econômica Federal aceitam que a composição dessa renda seja feita entre qualquer um, independente do grau de parentesco. Assim, as pessoas podem ser da mesma família, viver em união estável ou até mesmo casadas, para o banco o nome ou grau de relação não tem importância.


Mas vale à pena destacarmos algumas condições que os bancos costumam exigir para a liberação de um financiamento para imóveis, principalmente quando tem composição de renda familiar:

 

  • Análise de risco de crédito é feita para todas as pessoas que solicitarem o financiamento na modalidade de composição de renda familiar;
  • O imóvel em questão deve ficar localizado na mesma cidade ou até mesma região onde as pessoas que estão solicitando o financiamento vivam há, pelo menos, um ano ou trabalhem.


Quais as vantagens de usar composição de renda familiar para o financiamento imobiliário?


Uma das vantagens de usar a composição de renda familiar no financiamento é que permite que pessoas que não tenham um salário suficiente, quem está formando família ou até mesmo as famílias que desejam sair do aluguel possam adquirir uma casa própria. O fato de pagar as parcelas de um bem próprio ser mais interessante do que pagar aluguel todos os meses sem resultar nenhum retorno ou garantia é outro benefício importante.


Além disso, você pode usar o Fundo de Garantia para conseguir o financiamento. Quando existe a composição de rendas, cada um dos indivíduos que a compõem pode usar seu FGTS para abater o valor total da dívida. Ele pode até mesmo ser usado como entrada para a quitação de valores. 


No caso da composição de renda familiar, por ser mais de uma pessoa solicitando o crédito, é muito comum que os bancos autorizem um valor acima do pedido ou esperado. A partir disso, abrem-se caminhos para que você possa conseguir o imóvel esperado ou até um maior, ou melhor localizado. 


Como podemos observar, é possível dar um passo importante na vida com a ajuda daqueles que amamos, o que é a principal razão de essa composição ser tão procurada. Por isso, não deixe de se informar com seu banco sobre essa possibilidade e avalie com cautela e atenção a pessoa com quem você deseja realizar essa compra em conjunto.


A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado do post e que tenha conseguido tirar suas dúvidas sobre o assunto! Lembre-se: para compra, venda e avaliação de imóveis fale com um dos nossos corretores
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":