Saiba as respostas para as perguntas mais frequentes do mercado imobiliário

11/04/2023min de leitura

O mercado imobiliário é uma área com muitas ramificações, como compra, venda, locação e administração de imóveis, além de sempre exigir muitos documentos na hora de realizar suas transações. Isso pode acabar gerando muitas dúvidas para quem não está acostumado com seus processos e, para ter certeza de que tudo está sendo feito com segurança, é imprescindível não ter nenhuma dúvida na hora de fazer negócio.


Pensando sempre em te ajudar e tornar sua experiência no mercado imobiliário mais segura e positiva, a Nova Época Imóveis trouxe mais um post com algumas das principais dúvidas do mercado imobiliário. Aqui vamos responder a perguntas sobre compra, venda, locação, administração de imóveis e sobre como é trabalhar nessa área como corretor. Em caso de mais dúvidas ou para mais informações fale com um dos nossos profissionais!


1. Quais as formas de pagamento na compra de imóvel?


Antes de finalizar a negociação, é importante se organizar financeiramente para a compra de um imóvel, afinal, é um bem de maior valor agregado que você vai adquirir. Existem algumas opções de pagamento como, à vista que é uma ótima alternativa para quem pode, pois evita juros e correções mentarias, além de melhorar a negociação. 


Outra opção é o pagamento parcelado diretamente com a construtora, mais viáveis para quem pretende quitar em um curto espaço de tempo. Ainda tem a opção de comprar com financiamentos bancários, opção que abre um leque onde você pode procurar o melhor produto que os bancos oferecem, conseguindo boas taxas dependendo da sua renda e forma de comprovação de renda.


2. Vale à pena comprar um imóvel na planta?


A resposta para essa pergunta é sim, vale à pena comprar um imóvel na planta. Isso porque um dos benefícios nesse caso é negociar um imóvel do jeitinho que você deseja, com opções de plantas e vistas, podendo até fazer pedidos de personalização como, por exemplo, ter ou não a cozinha integrada com a sala. Além disso, você ainda tem a oportunidade de conseguir toda a valorização do imóvel de acordo com o progresso da obra, o que significa boa valorização do investimento.


3. Como funciona o consórcio de imóveis?


O consórcio de imóveis é outra modalidade para adquirir um imóvel. Ele funciona quando um grupo de pessoas interessadas em comprar bens similares se juntam e cada pessoa paga uma mensalidade, gerando um fundo comum. Com isso, todo mês uma pessoa é sorteada e outra pode fazer um lance a ser contemplado. O consórcio é usado para a compra de imóveis novos, usados, terrenos, para reformas e até mesmo para quitar um financiamento imobiliário. 


4. Como usar o FGTS na compra de um imóvel?


O uso do FGTS é mais uma opção de modalidade de pagamento de um imóvel. O FGTS pode ser usado para pagar a entrada ou até mesmo para integralizar os valores de uma compra de imóvel feita à vista. Além disso, você também pode usar o saldo do FGTS para quitar totalmente o seu financiamento ou pagar uma parte do saldo devedor, desde que o contrato seja assinado no contexto do Sistema Financeiro de Habitação ou SFH.


5. É recomendado fazer negociações do mercado imobiliário sozinho?


A resposta é não. Isso porque muitos proprietários fazem anúncios em portais e sites de vendas sem saber os princípios básicos para vender seu imóvel, o que pode ser perigoso e você pode acabar com um imóvel penhorado, sem o habite-se, com planta alterada, com ações trabalhistas, entre outros. A garantia de uma empresa imobiliária vai além da segurança, ela vem com um respaldo jurídico e administrativo para atender seus clientes e uma grande carteira de clientes internos.


6. Como é ser um corretor de imóveis?


O corretor de imóveis é muito mais do que um mostrador de imóveis, ele é o profissional que se dedica durante dias a encontrar o imóvel que o cliente deseja ou negociar o imóvel de um proprietário que deseja se mudar. Com um grande conhecimento do mercado imobiliário, de documentação e de legislação, o corretor faz os clientes se sentirem seguros, além de terem paz e experiências melhores.


A rotina de um corretor de imóveis é muito extensa e cheia de afazeres, como captações de imóveis, visitas a diferentes imóveis, documentações, intermediar desejos, egos e necessidades para oferecer para seus clientes, além de outras coisas. 


7. É possível comprar um imóvel com CPF irregular?


Essa é uma dúvida muito comum, pois muitas pessoas não sabem que quem está com o CPF irregular não consegue realizar diversas atividades, especialmente a compra de imóveis, seja à vista ou financiado. Além disso, essas pessoas ainda podem ser impedidas de tirar o passaporte, de pedir empréstimos, receber aposentadoria e até mesmo de receber prêmio de loteria. Por isso, é essencial regular seu CPF, principalmente para adquirir um novo imóvel. 


8. Qual o processo de compra de um imóvel?


No caso do processo de compra de um imóvel, conhecer esse processo é muito importante para uma transação segura. Saber quais os documentos certos para conferir, quais as taxas e impostos são pagos, em qual momento deve ser pago o sinal e entregue as chaves, além das diferenças em comprar um imóvel financiado, com consórcio, à vista ou parcelado, processos que explicamos acima. 


9. Qual o processo de locação de um imóvel?


Já no caso da locação de um imóvel, primeiramente é preciso saber que é necessário comprovar que sua renda é em torno de, pelo menos, três vezes o valor do aluguel e também apresentar toda a documentação necessária para essa transação, seja você uma pessoa física ou jurídica. Além disso, é importante combinar qual garantia você vai usar para alugar o imóvel e qual vai ser o prazo do contrato. 


A Nova Época Imóveis espera que esse post tenha te ajudado a entender um pouco melhor o mercado imobiliário, afinal, é importante para garantir a segurança de qualquer transação feita nessa área. Em caso de outras dúvidas fale com um dos nossos profissionais e para mais informações ou dicas sobre o mercado imobiliário não deixe de acompanhar nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":