Saiba como acelerar os pagamentos da quitação do seu financiamento

06/01/2023min de leitura

A Nova Época Imóveis já falou várias vezes aqui no blog sobre o financiamento imobiliário, mas você sabe se vale à pena ou não apostar na quitação adiantada das parcelas. O financiamento imobiliário é a saída para muitas pessoas com o desejo de adquirir um imóvel próprio, mas que não possuem todo o valor para investir no momento da compra. Dessa forma, elas parcelam o valor total e vão pagando no decorrer dos anos. 


O financiamento imobiliário é um compromisso de longo prazo, sendo uma operação que pode durar até 30 anos. Durante esse período de pagamento, muita coisa pode acontecer, inclusive é uma possibilidade que a pessoa consiga adquirir orçamento suficiente para quitar a dívida ou, pelo menos, adiantar o pagamento de algumas parcelas. Por isso, existem algumas alternativas que encurtam o caminho para a quitação da dívida. 


Nesse post, a Nova Época Imóveis trouxe informações importantes que vão te ajudar a entender como funciona a quitação mais rápida do financiamento e quando vale à pena investir nesse processo de amortização de dívida. Se você ficou interessado, continue lendo para descobrir informações úteis que podem te ajudar a lidar da forma mais assertiva possível com o seu financiamento imobiliário! No caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com um dos nossos corretores pelo nosso site ou pelas redes sociais!


É possível antecipar o pagamento do financiamento?


Para quem está se perguntando, a resposta é sim! Quando realizamos um financiamento, seja ele qual for, estamos adquirindo uma dívida. Considerando que, segundo o Código do Consumidor em seu artigo 52, é direito do cliente antecipar a liquidação de sua dívida de forma parcial ou total, se assim desejar, então é possível antecipar o pagamento de um financiamento imobiliário, caso você prefira.


Com isso, a qualquer momento, você pode reduzir o prazo de financiamento ou o valor das prestações do seu atual financiamento imobiliário, desde que isso respeite o contrato firmado e o estipulado na legislação vigente. 


Qual a diferença entre quitação e amortização?


Apesar de serem muito usados como sinônimos, principalmente no meio imobiliário, esses dois termos possuem significados diferentes. Na amortização, por exemplo, há uma diminuição do saldo devedor com o pagamento antecipado das parcelas de um financiamento. Já na quitação, como o próprio nome já sugere, há a liquidação antecipada de uma dívida financiada no passado. 


No entanto, mesmo com significados distintos, ambas são válidas e podem ser usadas por quem deseja, de alguma maneira, acelerar o pagamento das parcelas e a quitação de um financiamento imobiliário


O que deve ser considerado?


Se ver livre de uma dívida, seja ela qual for, é sempre vantajoso. Mas até que ponto isso pode se aplicar a um financiamento imobiliário? Afinal, se você está conseguindo executar suas parcelas mensais, realmente existe a necessidade de antecipar seus pagamentos? Esse é o grande X da questão e deve ter toda sua atenção. 


Primeiro, é ideal que você analise de onde vem e qual é a quantidade de dinheiro que você terá para antecipar seu financiamento. Pode parecer pequeno num primeiro momento, mas é essencial. Isso porque analisar esse aspecto vai fazer você pensar se é uma verba fixa ou que só vai entrar uma única vez. Além disso, o valor é importante para você ter em mente se vai conseguir quitar a dívida total ou só parcialmente e se é possível investir em algo que renda maiores frutos no futuro. 


O segundo ponto que deve ser observado é o contrato de financiamento e os juros das parcelas, assim como o atual índice de inflação do país. Com essas informações em mãos, não esqueça de ver com o banco ou com a construtora quais podem ser os benefícios, ou descontos para a antecipação da sua quitação. Além disso, é nesse momento que você poderá comparar se será vantajoso ou não realizar a amortização do financiamento. 


Quando é vantajoso antecipar a quitação de um financiamento?


Como dissemos mais acima, antes de realizar uma quitação antecipada, é preciso analisar se os fatores que envolvem sua ação são favoráveis ou não. Entre as situações que podem ser vantajosas, podemos destacar algumas:

 

  • Quando for do seu desejo realizar um novo financiamento;
  • Para a redução da quantidade de parcelas;
  • Para a redução dos juros nas parcelas adiantadas;
  • Na concessão de descontos significativos no valor total do financiamento;
  • Caso haja a entrada de uma verba extra como herança, FGTS ou venda de um bem.


Maneiras de antecipar a quitação imobiliária


Use o FGTS


O uso do FGTS para quitação ou amortização de financiamento imobiliário é uma das medidas mais populares e comuns entre quem deseja liquidar ou diminuir seus débitos, sendo possível compor até 80% do valor de cada prestação pelo período de um ano ou até mesmo quitar o saldo devedor. Para usar o FGTS por meio de financiamento imobiliário, é necessário seguir algumas regras:

 

  • O imóvel comprado não pode ter sido adquirido com recursos do FGTS há menos de 3 anos;
  • Ter pelo menos 3 anos de trabalho em regime CLT, de forma consecutiva ou não;
  • Não ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação;
  • O imóvel precisa ser destinado à moradia e sua avaliação deve ser até R$ 1,5 milhão;
  • O imóvel precisa ter condições de habitabilidade e estar matriculado no cartório de registro de imóveis;
  • Não ser proprietário ou ter qualquer vínculo de propriedade de imóvel residencial urbano, concluído ou em construção, localizado no município da sua atual residência ou onde exerce a sua ocupação laboral principal.


Pague parcelas crescentes e decrescentes simultaneamente


Outra opção também muito popular e usada na hora de antecipar a quitação de um financiamento imobiliário é pagar simultaneamente as parcelas crescentes e decrescentes. Ou seja, ao pagar as parcelas que irão vencer, o devedor também paga as últimas parcelas do financiamento imobiliário. 


Essa é uma opção muito válida para quem adota o modelo de quitação imobiliário do Sistema de Amortização Constante, que considera o saldo devedor para o cálculo dos juros mensais. 


Através de parcelas fixas


Saber exatamente o que você vai pagar, sem ter surpresas ou aumentos repentinos, também é outra forma de adiantar a liquidação do seu financiamento imobiliário. Por isso, outra boa proposta para adiantar a liquidação das parcelas do financiamento é com parcelas fixas durante a obra. Ou seja, do início ao fim do projeto, você paga o mesmo valor nas parcelas, de modo que você consegue se organizar e programar os pagamentos para adiantá-los. 


Com a ajuda do 13º salário


Por último, mas não menos importante, usar o 13º salário é outra forma assertiva de alcançar a quitação do seu financiamento imobiliário. Por exemplo, você sabia que dependendo do salário líquido é possível cobrir pelo menos três prestações, usando essa modalidade por 4 vezes consecutivas, é possível diminuir um ano inteiro do seu prazo.


Gostou das nossas dicas? Não se esqueça de negociar descontos com sua instituição financeira caso você decida acelerar o pagamento do seu financiamento. A Nova Época Imóveis espera que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor o assunto! Não deixe de checar nosso blog, temos muitos outros conteúdos importantes e interessantes! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":